TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EIXO NORTEADOR: GESTÃO DE OPERAÇÕES E PROJETOS

Por:   •  13/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.833 Palavras (12 Páginas)  •  549 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

        SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO

EIXO NORTEADOR: GESTÃO DE OPERAÇÕES E PROJETOS

[pic 2]

PÓLO-MONTES CLAROS

2015

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO

EIXO NORTEADOR: GESTÃO DE OPERAÇÕES E PROJETOS

Trabalho apresentado ao Curso Bacharel em Administração  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina: Administração da Produção e Logística  – Empreendedorismo e Plano de Negócios – Gestão de Projetos e Seminários VI/7º Período –

Profºs: M.s. Luiz Antônio Gabriel – Adriano R. Alves – Grace Botelho - Marco Ikuro Hisatomi  – Regina Malassise.

                                                                 

[pic 3]

PÓLO-MONTES CLAROS

2015

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO...........................................................................................................04

DESENVOLVIMENTO...............................................................................................05

ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E LOGÍSTICA..................................................05

EMPREENDEDORISMO E PLANO DE NEGÓCIO...................................................07

GESTÃO DE PROJETOS .........................................................................................12

CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................................13

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA................................................................................14

INTRODUÇÃO

A produção de texto que vai nortear este trabalho em grupo vai buscar colocar em prática todos os contextos teóricos que foram utilizados na atividade individual onde as disciplinas relacionadas com as formas de empreendedorismo e plano de negócios, gestão de projetos no modelo PMBOk e finalmente com as questões que se relacionam com a produção e logistica.

São temas que se tornam de fundamental importância quando se pretende abrir novos negócios no mercado, onde alguns fatores destes processos devem ser observados, tais como plano de mareting, localização da empresa em relação aos seus principais clientes e fornecedores, e que fazem parte do campo da logistica e principalmente às questões que envolvem a gestão de projetos que são constituidos de fases que devem ser criteriosamente observadas para não comprometer o empreendimento como um todo. A pesquisa integrativa se completa com a elaboração de um projeto, com a apresentação de todas as áreas de conhecimento relacionadas ao PMBok do negócio que vai ser executado pelos membros da equipe onde a intenção a priori é obter vantagens comparativas de um empreendimento que vai explorar a comercialização de equipamentos diversos de instrumentos musicais na cidade de Montes Claros.

São estes fatores que são buscados quando do gerenciamento do projeto da criação da empresa onde é realizado a estimativa do mercado consumidor para o futuro empreendimento que será aberto no macro ambiente local.

Portanto antes de proceder a execução das fases do projeto para a abertura da empresa que vai explorar os serviços de comercialização de instrumentos musicais  em geral na cidade de Montes Claros  a equipe realizou a visitação técnica em dois empreendimentos do setor de franquias de serviços de aulas de músicas e também do aprendizado de instrumentos musicais variados na cidade para que fosse possível levantar as caracteristicas empreendedoras e intraempreendedoras dos seus profissionais que executam atividades relacionadas com os seus setores estratégicos responsáveis pelas principais tomadas de decisões, principalmente em se tratando da formação da sua cadeia produtiva onde todos os setores das empresas devem se apresentar integrados de forma a proporcionar uma melhor tomada de decisões.

DESENVOLVIMENTO

DISCUSSÃO SOBRE O PROCESSO DE REDE DA CADEIA PRODUTIVA DAS EMPRESAS VISITADAS NA CIDADE DE MONTES CLAROS -  

ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E LOGÍSTICA

As empresas que foram pesquisadas pelo grupo na cidade de Montes Claros também estão no ramo do segmento musical. Pois prestam serviços de aprendizado de cantos e também relacionados com a iniciação instrumental onde os alunos iniciam a prática em diversos instrumentos e depois vai fazendo a opção pela especialização em violão, bateria, flauta entre outros.

Uma das estratégias que o grupo procurou observar nestas empresas que foram visitadas se relacionam com a preocupação dos seus empreendedores em relação a localização do empreendimento no mercado.

Esta questão pontual da logistica deve ser percebida pelos empreendedores quando ainda da elaboração do seu plano de negócio para o empreendimento que determina a formação da carteira dos clientes alvos das duas empresas no mercado da cidade de Montes Claros.

Nestas empresas que foram visitadas observou-se também a sua cadeia integrada de serviços, onde cada profissional tem os conhecimentos de todas as áreas das empresas, que pode se considerar desde a admissão dos alunos até a sua preparação final no curso de música e de aprendizado de instrumentos musicais.

As empresas procuraram seguir o modelo que a literatura recomenda em relação a logistica de aproximação com o seu mercado consumidor, pois quanto mais as organizações se aproximam dos seus clientes mais vantagens comparativas vai obter no mercado em que estão inseridas.

Todas estas variáveis da localização foram perfeitamente observadas pelos idealizadores da empresa do segmento de serviços musicais e instrumentais na cidade de Montes Claros.

Outro contexto observado dentro das empresas que foram visitadas está relacionado com as condições que mostram a literatura que lida com as questões relacionadas com a cadeia produtiva que devem sere ajustadas de acordo com a demanda apresentada no mercado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.6 Kb)   pdf (157.7 Kb)   docx (29.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com