TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EIXO NORTEADOR - EMPREENDEDORISMO, PROJETOS E NEGOCIOS

Trabalho Universitário: EIXO NORTEADOR - EMPREENDEDORISMO, PROJETOS E NEGOCIOS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/6/2014  •  6.260 Palavras (26 Páginas)  •  721 Visualizações

Página 1 de 26

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 PRIMEIRA ETAPA 4

2.1.1 A importância da estratégia 4

2.1.2 A busca pela competitividade 6

2.1.3 O fenômeno da transformação 7

2.2 SEGUNDA ETAPA 8

2.2.1 Características empreendedoras 8

2.2.2 Planejamento 10

2.2.3 Inovação 10

2.3 TERCEIRA ETAPA 11

2.3.1 Riscos na Internacionalização 11

2.3.2 Fature Pro Forma 13

2.3.3 ABEXA e APEX Brasil 14

2.3.4 Principais Fatores para o resultado positivo 16

2.4 QUARTA ETAPA 17

2.4.1 Transparência e Responsabilidade Social 17

2.4.2 Tabela: AÇÃO E JUSTIFICATIVA 19

3 CONCLUSÃO 21

REFERÊNCIAS 23

1 INTRODUÇÃO

Conseguir terminar o que se previu, dentro dos prazos esperados, com o custo combinado e da forma como se imaginou, não costuma ser uma tarefa fácil para as organizações, qualquer que seja sua natureza, tamanho ou missão. Inúmeros são os motivos que podem fazer com que os objetivos não sejam atendidos, desde o estabelecimento do que se quer obter até a forma como são conduzidas as ações para se chegar a esses objetivos. Assim, nota-se a necessidade de planejar, mesmo que esta seja somente entendida como a necessidade de nos organizar. Uma instituição se transforma em uma organização na medida em que é capaz de perceber e organizar sua experiência e as expectativas sobre o futuro.

Esse trabalho vem com a finalidade de aliar as teorias envolvidas no tocante ao processo de viabilização de um negócio no cenário competitivo, analisarmos os aspectos empreendedoras, e a condição de atuação no cenário global através de marcos éticos, que culminem a contemplação dos conceitos das disciplinas estudadas nos oitavo semestre.

Então veremos que o trabalho de organizar o entendimento das questões, integrando os diversos pontos envolvidos deve ser traduzido em Projetos, consolidados em Planos de Ação concretos, que contemplem não somente as experiências práticas, como as oportunidades de melhoria. Ponto importante é que a organização deve absorver no dia a dia o conhecimento adquirido, de modo a orientar sua atuação por suas competências, seus processos de produção e de administração, suas relações e suas parcerias para objetivos precisos. Executar projetos é uma atividade complexa, em especial quando os mesmos têm escopo social, já que apresentam significativas características específicas em relação aos executados com outros tipos de objetivos.

As organizações para sobreviver precisam inovar: criar novos produtos e serviços, melhorar os já existentes, atualizar processos internos (fazer mais com menos recursos), relacionar-se melhor com seus parceiros, etc. e os projetos representam uma das principais formas pelas quais isso acontece, já que eles viabilizam as mudanças nas organizações.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 PRIMEIRA ETAPA

2.1.1 A importância da estratégia

Qual a importância da estratégia para competir num mercado em evolução?

Como vimos durante as aulas da matéria Gestão de Projetos, para enfrentar a situação de constantes mudanças, as organizações procuram definir e planejar suas estratégias de acordo com o objetivo que desejam alcançar. São as estratégias que orientam, internamente, a execução de ações em relação ao mercado e a seus concorrentes, a fim de que se possa alcançar os objetivos traçados pra a organização. O planejamento estratégico nos dias atuais é muito enfatizado em todas as organizações, esta ferramenta da administração, tornou-se a mola mestra para planejarmos. O Planejamento Estratégico, que se tornou o foco de atenção da alta administração das organizações. O cumprimento das estratégias e, conseqüentemente, o sucesso da organização, dependem do bom resultado dos projetos e do alcance de seus objetivos individuais.

Um fator importante no uso do Planejamento Estratégico é o seu vínculo com a administração estratégica nas organizações. O planejamento estratégico não é isolado, ele deve estar no processo estratégico, pois só assim sua contribuição será importante na gestão administrativa para a obtenção dos resultados. Outro fator importante é fazer a diferença entre “Planejamento Estratégico” e “Planejamento a Longo Prazo” muitos profissionais da administração o usam como se fossem sinônimos.

De acordo com Igor ANSOFF (1990), somente um número reduzido de empresas usa o verdadeiro Planejamento Estratégico. A maior parte das organizações emprega técnicas antigas do Planejamento a Longo Prazo, estas técnicas fundamentam-se em extrapolação de acontecimentos passados. O Planejamento a Longo Prazo foi uma metodologia idealizada e desenvolvida nos Estados Unidos na década de 50, e sofreu influência da metodologia utilizada em Países com economia planejada a longo prazo. Devido a este fato os planos de longo prazo ( dez anos e mais ) tornara-se projeções de lucros, passando a ser limitado em pensamento estratégico e gasto enorme de papel.( BOWER,(1966). Esses planos não admitiam a visão da realidade futura.

Para que o desenvolvimento da gestão por projetos seja eficaz, é imprescindível a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas necessárias ás atividades do projeto, a fim de atender seus requisitos. Se bem administrada, a gestão por projetos, a fim de atender seus requisitos. Se bem administrada, a gestão pode trazer muitos benefícios para as organizações que buscam se consolidar no mercado, dando maior impulso às ações estratégicas e fortalecendo suas vantagens competitivas, além de traduzir um esforço maior relacionado à integração, visto que uma ação, ou a falta, dela em uma área afetará outras áreas, pois tudo está vinculado de uma forma ou de outra.

No tocante à evolução nos últimos 12 meses da participação dos produtos brasileiros no mercado externo, destaca-se o mau desempenho das empresas de médio porte,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43.9 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com