TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Eixo Norteador – GESTÃO DE PROJETOS PÚBLICOS

Por:   •  26/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.768 Palavras (8 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 8

1 - INTRODUÇÃO:

O mercado da tecnologia é crescente e nada mais estratégico do que a informatização na rede de saúde, tendo assim mais comodidade, segurança, agilidade, praticidade e dados concretos. Seguindo o modelo de gestão focado na qualidade dos produtos e serviços oferecidos, os valores que embasam a Política Básica do Serviço integrado. Para tanto, tem seus pressupostos voltados à Equipe, Ética, Inovação, Qualidade, Resultado, Relacionamento e Reconhecimento. A intenção é que essa Solução Integrada de Gestão Pública de Saúde propicie uma desburocratização e permita o aumento de controle em diversas áreas. Espera-se que gere agilidade nos atendimentos nas unidades de saúde aos usuários do sistema único com a utilização de ferramentas ágil, moderna e transparente trazendo confiabilidade nas ações diretivas. A intenção é que o sistema informatizado colabore na organização e funcionamento da Secretaria de Saúde, garantindo que os serviços prestados sejam mais eficientes e eficazes com ganho significativo nos controles das ações, visando fornecer aos fornecedores e usuários da saúde uma melhoria significativa na qualidade do atendimento público, além de maior clareza nas prestações de contas da gestão. Desta forma, a presente pesquisa tem por objetivo proporcionar uma reflexão sobre gestão orçamentaria, planejamento e processo decisório no Distrito Federal. Esta análise deve auxiliar na resposta das seguintes questões: Existe um sistema informatizado? Ele auxilia no trabalho dos funcionários? Ele proporciona maior agilidade para os atendimentos? Como garantir a prestação de serviços?

2 – DESENVOLVIMENTO

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal possui uma estrutura de conectividade gerenciada, segura e preparada para futuras aplicações convergentes. Tal plataforma é composta por switches de core redundantes, equipamentos de borda que disponibilizam qualidade de serviço, que viabiliza a priorização de pacotes para diferentes aplicações (voz, vídeo e imagem), energia para alimentação de dispositivos e a capacidade de separação automática de tráfego e tratamento diferenciado para aplicações prioritárias para a sede, hospitais, centros de saúde e demais unidade. Todo este Sistema é gerenciado de forma unificada e centralizada através da ferramenta de gerência IMC da HP, mesmo fabricante dos switches. Assim a equipe de TI da Secretaria possui informações de topologias, falhas, performance e informações necessárias para gestão e planejamento de expansões, revisões e atualizações na estrutura. Além disso, é possível fazer a configuração remota de equipamentos assim como intervenções, quando necessário. No que se refere a segurança, todo o tráfego é monitorado em profundidade através solução de IPS da HP TippingPoint, com equipamentos instalados no data center e hospitais. Através da interação entre tais dispositivos e os switches. No sistema de informação da Secretaria de Saúde, foi implantada a solução de controle de acesso de usuários através de módulos da própria solução de gerência. Por meio desta tecnologia é possível avaliar a “saúde” dos computadores, antes que os mesmos se conectem a rede. São verificados itens como antivírus, versão de sistema operacional, patches de segurança, entre outros, no momento da autenticação do usuário, viabilizando o acesso apenas a máquinas que não representem risco para a segurança da rede. Uma vez, fora da política de segurança, o usuário é direcionado para um segmento isolado para remediação do problema. Esta solução permite ainda, a definição de perfis personalizados para cada usuário, sendo possível definir formas, horários e permissões de acesso para cada aplicação. Toda esta infraestrutura custou aos cofres do Governo do Distrito Federal, investimentos na casa de R$ 7 milhões, entre produtos, serviços e capacitação da equipe da Secretaria para operar e gerenciar todo este Sistema. Tendo em vista a criticidade que esta rede representa para a área fim da Secretaria, suportando todo o sistema de automação e gestão hospitalar, além de conectar os equipamentos médicos que interagem com o sistema.

A SES-DF possui sistemas de informação, disponibilizados aos usuários internos, a saber:

- Projeto SIS – Sistema Integrado de Saúde

Prontuário Eletrônico

Objetivo: Acumular e disponibilizar informações de eventos relevantes de saúde de um dado paciente, fornecendo subsídios para análise posterior e acompanhamento de histórico clínico.

Atividades:

- Detecção / abertura de novos prontuários;

- Registro de eventos decorrentes do uso de serviços assistenciais (atendimentos básicos, consultas, exames, internações, vacinação, uso de medicamentos, etc.);

- Registro de eventos detectados fora dos serviços assistenciais (ex: nascimentos e óbitos ocorridos fora de hospital);

- Registro de dados clínicos coletados nos atendimentos;

- Contra referência de informações clínicas e de atendimentos;

- Consulta do prontuário nas unidades de saúde.

O Projeto é composto de grandes áreas de gestão, a saber:

- Gestão dos medicamentos

- Gestão dos exames laboratoriais e de imagem

- Gestão dos Leitos

- Gestão clínica do paciente

- Gestão do faturamento e da regulação

- Gestão de Aplicações da Intranet e SUS/MS.

Outro grande desafio atual da área de Tecnologia da Informação da Secretaria de Saúde do Distrito Federal é a questão da mobilidade. Existe uma demanda crescente dos usuários pela ampliação do acesso à rede através de dispositivos móveis, como laptops, tablets e smartphones. Tal acesso, pode realmente impactar positivamente a eficiência dos servidores da Secretaria viabilizando o uso de sistemas corporativos (e-mail, intranet, etc) a partir de qualquer meio, cabeado ou sem fio. Tratando-se de um ambiente hospitalar, outras aplicações específicas trazem grandes benefícios. Por exemplo, a viabilização de acesso à Internet a pacientes e acompanhantes, deverá proporcionar uma qualidade de vida destas pessoas, durante as internações.

A informática

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)   pdf (135.3 Kb)   docx (16.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com