TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EMPREENDEDORISMO CAPÍTULO QUE É EMPREENDEDORISMO?

Por:   •  20/8/2021  •  Artigo  •  7.053 Palavras (29 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 29

15/09/2019 Empreendedorismo

EMPREENDEDORISMO CAPÍTULO 1 - O QUE É

EMPREENDEDORISMO?

Marcelo Telles de Menezes

INICIAR

Introdução

https://anhembi.blackboard.com/webapps/late-Course_Landing_Page_Course_100-BBLEARN/Controller 1/30

15/09/2019 Empreendedorismo

Os empreendedores são admirados e às vezes invejados. São responsáveis pelo lançamento de produtos e serviços revolucionários, pela criação de empresas seculares e pela geração de empregos. Mas o que é empreendedorismo? O que é ser empreendedor? Podemos dizer que o empreendedorismo é o motor da economia e ao longo da história foi responsável por grandes mudanças. E o que o empreendedor tem de diferente das outras pessoas? Ele nasce pronto, sendo algo somente para predestinados ou qualquer um pode ser empreendedor? Como ele afeta a economia?

Muitas pessoas têm medo de empreender. Será que realmente é difícil ser empreendedor? Quais são os fatores que influenciam o empreendedorismo?

Ao longo deste capítulo, você vai conhecer uma breve história do empreendedorismo e entender a sua definição, analisar o impacto do empreendedor na economia e examinar os fatores que influenciam o empreendedorismo.

Acompanhe essa jornada e bons estudos!

1.1 Quem é o empreendedor?

Imagine que você está participando de um evento - uma festa, um jantar ou um congresso – com a oportunidade de conhecer e conversar com pessoas diversas. E durante aquela conversa básica, que geralmente inclui a pergunta “o que você faz?”, o seu interlocutor responde: “Eu sou empreendedor.”

Qual a primeira imagem que vêm na sua cabeça? Seria a de um empresário bem sucedido, que começou o seu negócio do zero e hoje é dono de uma fortuna? Ou daqueles vendedores de pipoca que ficam na porta de escolas? Seria um funcionário dedicado de uma empresa ou de um gerente desta mesma empresa? Será que você imaginaria que ele é um funcionário público ou o voluntário de uma ONG?

A maioria das pessoas associa a imagem do empreendedor com a do empresário, como sendo uma pessoa que cria novos negócios, mas a grande verdade é que qualquer uma das pessoas descritas no parágrafo anterior, desde o vendedor de pipoca, passando pelo funcionário de uma empresa e o servidor público, podem sim ser empreendedores. Sendo assim, vamos conhecer os pontos principais que definem um empreendedor.

https://anhembi.blackboard.com/webapps/late-Course_Landing_Page_Course_100-BBLEARN/Controller 2/30

15/09/2019 Empreendedorismo

1.1.1 O papel do empreendedor

Numa visão mais ampla, o empreendedor é a pessoa que identifica oportunidades, as explora e as desenvolve, seja na criação de um negócio, na construção de uma carreira como empregado ou até mesmo em outras áreas ou outros aspectos da vida (RAE, 2007).

VOCÊ O CONHECE?

Marco Polo (1254-1341) pode ser considerado um dos primeiros exemplos de empreendedor. Ele vislumbrou uma oportunidade de comercializar as mercadorias orientais, em especial da China, em Veneza, sendo um dos primeiros a percorrer a Rota da Seda. Ele correu grandes riscos, mas virou uma referência para os grandes comerciantes da época (MANDUCA; CANDIDO; PATRÍCIO, 2016).

Outra imagem muita associada ao empreendedor é de que algumas pessoas nascem para serem empreendedores. Mas ao contrário do que se pensa, as habilidades, comportamentos e características do empreendedor podem ser aprendidas e desenvolvidas, por qualquer pessoa que assim desejar.

https://anhembi.blackboard.com/webapps/late-Course_Landing_Page_Course_100-BBLEARN/Controller 3/30

15/09/2019 Empreendedorismo

[pic 1]Deslize sobre a imagem para ZoomFigura 1 - O empreendedor não tem superpoderes, mas é uma pessoa qualquer que pode aprender e desenvolver as habilidades, comportamentos e características do empreendedor. Fonte: Halfpoint, Shutterstock, 2018.

[pic 2][pic 3]

  0:00 / 5:55   

https://anhembi.blackboard.com/webapps/late-Course_Landing_Page_Course_100-BBLEARN/Controller 4/30

15/09/2019 Empreendedorismo

O empreendedor tem um papel crucial no desenvolvimento da economia e da sociedade como um todo. Aqueles que abrem seu próprio negócio geram empregos e melhoram a distribuição de renda, já os empreendedores que são funcionários, são responsáveis por auxiliar as empresas ou o governo a atingirem seus objetivos. Os empreendedores fazem a história e mudam o mundo em redor deles com as suas ações, criam modelos de negócios novos e inovadores, como, por exemplo, o Google.

Ao longo da história, os empreendedores sempre existiram e foram destaques na sociedade, acumulando grandes fortunas e atraindo a atenção das pessoas. Porém, recentemente, cada vez mais pessoas estão buscando a opção pelo empreendedorismo. E qual será o motivo dessa procura? Alguns fatores parecem estar diretamente relacionados com isso, como nos apontam Baron e Shane (2007):

grande destaque na mídia de empreendedores de sucesso com uma imagem bastante positiva e atraente, fazendo com que estes empreenderes assumam um papel de herói (ou heroína) numa época que existem poucas figuras de destaque, ao contrário do que foi no passado;

mudança no entendimento entre patrões e empregados com relação ao vínculo trabalhista. Antes, ser um funcionário que desempenhasse bem sua função garantia uma estabilidade empregatícia. Hoje com as crises econômicas e os cortes e reestruturações nas empresas, os empregados são menos fieis aos seus empregos e passam a questionar se não estariam melhores trabalhando por conta própria;

a segurança de um emprego, com o salário garantido na conta, deixou de ser um valor importante, especialmente para os mais jovens. Muitos passam a preferir um estilo de vida mais independente em detrimento da segurança o emprego.

Mesmo com a crise econômica iniciada em 2014, empreender é o desejo de muitos brasileiros. Em uma pesquisa recente sobre empreendedorismo no Brasil, 36% dos entrevistados são donos de seu próprio negócio ou realizaram alguma ação em vistas de ter seu próprio negócio no último ano. Ter um negócio está em quarto lugar entre os sonhos dos brasileiros, atrás de viajar pelo Brasil, ter uma casa própria ou um carro (GEM, 2017).  

https://anhembi.blackboard.com/webapps/late-Course_Landing_Page_Course_100-BBLEARN/Controller 5/30

...

Baixar como (para membros premium)  txt (50.8 Kb)   pdf (1.6 Mb)   docx (1.7 Mb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com