TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EMPREENDEDORISMO E COMPORAMENTO ORGANIZACIONAL

Por:   •  19/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.285 Palavras (6 Páginas)  •  90 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

ANHANGUERA – POLO - CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (CEAD)

CURSO – CIÊNCIAS CONTÁBEIS

DISCIPLINA – EMPREENDEDORISMO E COMPORAMENTO ORGANIZACIONAL

DESAFIO PROFISSIONAL

ELIEZER DOS SANTOS QUERINO RA: 2849213024

RICARDO DE LIMA OLIVEIRA RA: 1715263341

SILVIO JUNIOR LIMA DE SOUZA RA: 2810796622

WESLEY HENRIQUE FERNANDES COSTA RA: 1709122455

TUTOR: ELAN DIEGO OLIVEIRA

NOVA ANDRADINA/MS

ENTREGA: 29/04/2015

PUBLICAÇÃO 28/04/15

Sumário

1. Introdução        

2. Estudo de Caso: Restaurante Smak        

2.1. Pesquisa sobre aspectos favoráveis e desfavoráveis do Restaurante Smak- Análise SWOT        

3. Análise SWOT        

3.1 Análise Swot Cruzada        

4. Ferramenta SWOT-  Análise Restaurante Smak (Benefícios e Dicas).        

5. Aspectos favoráveis e desfavoráveis (Foça, Fraqueza, Oportunidades e Ameaças) e principais problemas que afetam os negócios do Restaurante Smak e possíveis soluções.        

6. Principais problemas que afetam os negócios do Restaurante Smak e possíveis soluções - Ferramenta SWOT.        

7. Conclusão        

8. Referências        

1. Introdução

O vale da felicidade possui quatro (4) restaurantes, sendo um deles propriedade de Irena Partala.

Irena Partala é uma viúva, sem filhos, seu restaurante tem uma excelente localização, oferece comidas típicas polonesas, possui uma fachada e é decorado com a sua identidade, porém é menos frequentado pelas pessoas. Dona Irena, assumiu o negócio com o falecido esposo e teve de aprender na prática como gerir um restaurante, o problema é que ela ainda não consegue administrar o restaurante, e com isso o restaurante vai perdendo a clientela, e também está com grande risco de perder os fornecedores, já que ela não paga os mesmos a contento.

Nos últimos anos com a abertura de novos restaurantes, Irena não tem conseguido bons ganhos, está muito atarefada e com isso não tem administrado bem a empresa.

Nosso objetivo é identificar problemas que afetam o restaurante (SMAK) de Irena, e propor soluções para que a Sra. Partala desenvolva uma gestão mais profissionalizada, mais próxima dos clientes e de seus colaboradores que estão envolvidos no negócio, tudo isso usando a ferramenta SWOT para fazermos a analise.

2. Estudo de Caso: Restaurante Smak

2.1. Pesquisa sobre aspectos favoráveis e desfavoráveis do Restaurante Smak- Análise SWOT

 Segundo os estudos do Sebrae.

Lidar com o fechamento de uma empresa é um momento delicado para qualquer empresário. Os sentimentos de frustração, tristeza e arrependimento podem fazer com que ele desista de ter o próprio negócio e  procure alguma atividade como empregado. Por outro lado, fracasso pode ser uma chance de repensar os erros cometidos e tirar lições para uma nova empreitada.

As maiores causas que levam uma empresa a fechar as portas estão ligadas à falta de planejamento e a erros na administração, principalmente nos primeiros anos de vida, segundo estudos do Sebrae, serviço de apoio à micro e pequena empresa.

Segundo pesquisa do Sebrae Nacional, a taxa de mortalidade de empresas nos primeiros dois anos de atividade é de 26,9% no país. Em alguns Estados, a situação se agrava. Em Pernambuco, que tem o maior índice de falências, 42% das empresas fecham as portas antes de completar dois anos.

Para o economista do Sebrae-SP Pedro Gonçalves, não existe uma causa única para justificar o fechamento de um negócio, mas sim um conjunto de fatores. A falta de pesquisa sobre concorrência, localização, fornecedores e público-alvo é um erro bastante comum entre os empresários que não conseguem se manter no mercado. "Quem busca informações sobre o ramo de atividade antecipadamente tem maior chance de sucesso", afirma.

O economista também aponta como erros frequentes de gestão o descontrole do fluxo de caixa e o distanciamento da rotina da empresa. Nos primeiros anos, o empresário deve estar presente na empresa e acompanhar de perto todos os seus processos.

Depois, ele pode contratar um time para assumir determinadas funções. "Empreender é uma atividade de risco, é preciso cuidar do negócio durante todo o tempo em que ele estiver no mercado."

http://economia.uol.com.br/ultimas-noticias/redacao/2012/04/04/sebrae-lista-os-6-maiores-erros-de-quem-vai-a-falencia-saiba-como-evita-los.jhtm

3. Análise SWOT

A análise SWOT também é utilizada para identificar os pontos fortes e fracos de uma organização, assim como as oportunidades e ameaças das quais a mesma está exposta. Essa ferramenta é geralmente aplicada durante o planejamento estratégico, promovendo uma análise do cenário interno e externo, com o objetivo de compilar tudo em uma matriz e assim facilitar a visualização das características que fazem parte da sigla. Sabe-se que a técnica foi fundamentada por Kenneth Andrews e Roland Christensen, e tinha por objetivo auxiliar o  planejamento estratégico empresarial, que vinha sendo bastante estimulado nas escolas americanas ao longo das décadas de 60 e 70.

O termo SWOT é um acrônimo de palavras strengths, weaknesses, opportunities e threats que significam respectivamente: forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, mas é bastante comum aqui no Brasil algumas pessoas usarem a sigla FOFA, ao invés da tradicional. Conceitualmente falando, a análise SWOT se trata de uma ferramenta estrutural da administração, que possui como principal finalidade avaliar os ambientes internos e externos, formulando estratégias de negócios para a empresa.

3.1 Análise Swot Cruzada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (311.8 Kb)   docx (112.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com