TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EMPREENDEDORISMO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Por:   •  16/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.127 Palavras (9 Páginas)  •  761 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 2]

FACULDADE ANHANGUERA DE TAGUATINGA Centro de Educação a Distância

ADMINISTRAÇÃO

DESAFIO PROFISSIONAL

RA:2816741013

MARIA JOSÉ GOMES DE CARVALHO CORREIA Tutora: Gislayne Rocha

Disciplinas: EMPREENDEDORISMO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

ÁGUAS LINDAS DE GOIÁS- GO

16/04/2015


SUMÁRIO

1.   APRESENTAÇÃO ................................................................................................3

2.   OBJETIVO ............................................................................................................4

3.   AS ORGANIZAÇÕES NA SOCIEDADE ...............................................................4

4.   O RESTAURANTE SMAK ....................................................................................5

5.   ANÁLISE S.W.O.T. ...............................................................................................7

6.   DIAGNÓSTICO RESTAURANTE SMAK ..............................................................8

7.   CONCLUSÃO .....................................................................................................10

8.   REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ...................................................................11


O Desafio Profissional visa uma busca aprofundada na análise de um negócio por parte de um administrador, nesse momento o desafio visa uma visão interdisciplinar quanto ao comportamento organizacional e o empreendedorismo.

Este trabalho irá buscar a cada momento estabelecer e correlacionar as competências que podem ser desenvolvidas em uma gestão através do empreendedorismo e do comportamento organizacional de modo que possam trazer resultados positivos a empresa através de análises de pontos que precisam ser melhorados para obtenção e manutenção do sucesso .


Identificar problemas que afetam os negócios do restaurante Smak, e propor soluções para que Irena desenvolva uma gestão mais profissionalizada, mais próxima dos clientes em potencial e dos colaboradores que estão diretamente envolvidos com o negócio.

3. AS ORGANIZAÇÕES NA SOCIEDADE

A sociedade é composta por organizações que fornecem meios para o atendimento das pessoas, atendendo as suas necessidades, desde a oferecer produtos básicos a sobrevivência até produtos que atenda aos desejos.

O mercado competitivo muda constantemente, e cada mudança faz com que as empresas venham a cada dia lutar pela sobrevivência, tornando isto uma das tarefas mais difíceis devido a necessidade de pessoas qualificadas e que ao mesmo tempo tenha determinação para mudar conforme necessário.

Toda e qualquer empresa, seja esta de propriedade pública ou privada, deve estabelecer metas e objetivos a serem alcançados, trabalhando toda a sua estrutura para levar ao consumidor seu produto ou serviço.

As empresas são formadas por pessoas com diferentes valores, crenças, ideologias, costumes..., aspectos que trazem consigo diferentes conflitos para a organização, o que compromete na maioria das vezes os objetivos pretendidos, quando somente uma boa gestão de pessoal é capaz de estabelecer estratégias para que tudo isto venha refletir de forma significativa tanto na vida pessoal e profissional de cada colaborador, afinal pessoas bem sucedidas faz com que uma empresa seja bem sucedida.

No mercado atual, principalmente no Brasil, não basta uma empresa levar seu produto ou serviço ao mercado, é preciso provar ao consumidor que vale a pena adquiri-lo, contudo a organização não pode perder com isso e a boa administração do uso dos recursos e matérias durante toda a produção pode estabelecer uma estratégia em que o uso do marketing que venha convencer o cliente que este produto será o certo, pois por mais que uma empresa não atinja uma comunidade


diretamente, a sociedade sempre irá se interessar por tudo aquilo que lá ocorrer, devido às externalidades que a mesma vier a proporcionar, seja de modo positivo ou negativo.

Em relação ao restaurante SMAK, podemos perceber que os problemas apresentados embora primeiramente pareça ser internos, traz conflitos que afetam a sociedade como um todo, isto porque envolve diferentes indivíduos que trabalham de diferentes formas, cultuam diferentes estilos de vida, porém que de alguma forma formam um grupo diversificado que em um conjunto se tornará uma sociedade com aspectos próprios de uma cultura.

.

4. O RESTAURANTE SMAK

O restaurante Smak é de propriedade de uma família polonesa, atualmente é administrado por Irena, a qual só passou a comandar o negócio após a morte de seu marido, e pela puçá experiência se acomodou em meio as mudanças de tal forma que hoje seus principais problemas são ocasionados por problemas básicos de um negócio.

Segundo pesquisas do Sebrae pequenas empresas, a exemplo do Restaurante SMAK são fundamentais para economia do país, conforme pesquisa acerca da  taxa sobrevivência de empresas brasileiras divulgadas em 2011.

“As micro e pequenas empresas são responsáveis por mais da metade dos empregos com carteira assinada do Brasil. Se somarmos a isso a ocupação que os empreendedores geram  para si mesmos, pode-se dizer que os empreendimentos de micro e pequeno porte são responsáveis por, pelo menos, dois terços do total das ocupações existentes no setor privado da economia.

A sobrevivência desses empreendimentos é condição indispensável para o desenvolvimento econômico do País. E todos os estudos no Brasil e no mundo mostram que os dois primeiros anos de atividade de uma nova empresa são os mais difíceis, o que torna esse período o mais importante em termos de monitoramento da sobrevivência”.

É importante perceber que no caso de sobrevivência do restaurante Smak é um pouco diferenciado devido a sua tradição, pois o maior problema pode está interligado a má gestão de funcionários, o comportamento de cada um inclusive a da própria Irena, tendo em vista que por ser dona e muitas vezes se apresentar desmotivada e não ter total controle acaba afetando aos demais colaboradores, uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)   pdf (148.4 Kb)   docx (29.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com