TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EMPREENDEDORISMO E COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL - Restaurante Smak

Por:   •  13/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.841 Palavras (16 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 16

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (CEAD) HORTOLÂNDIA

ADMINISTRAÇÃO

DESAFIO PROFISSIONAL

EMPREENDEDORISMO E COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Hortolândia, 16 de Abril de 2015.


Sumário

1. INTRODUÇÃO        

2. MOTIVOS DE INSUCESSO QUE LEVAM PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS A FECHAREM SUAS PORTAS        

2.1 A inexperiência no ramo escolhido para o empreendimento        

2.2 Não ter um plano de negócios        

2.3 Ausências de divulgação do produto e sua marca        

2.4 Não se adaptar ao mercado        

2.5 Não possuir otimismo        

2.6 Deixar de acompanhar as rotinas empreendedoras        

2.7 Processos de compras mau realizado        

2.8 Mau atendimento        

2.9 Não ter controle financeiro        

2.10 Confundir gastos pessoais com gastos da empresa        

2.11 Trabalhar em modelos já existentes        

3. PLANO DE NEGÓCIOS        

4. SWOT        

5. PROBLEMAS CONSTATADOS E SOLUÇÕES        

6. CONCLUSÃO        

7. REFERÊNCIAS        


1. INTRODUÇÃO

Ter seu próprio negócio é o anseio de vários brasileiros, infelizmente muitos entram no ramo sem analisar economicamente se aquilo é ideal ou não, sem buscar um auxílio para uma análise mais detalhada, levando então ao fracasso nos primeiros anos de operação, tudo isso pela falta de planejamento de negócios.

Abrir uma empresa é apenas uma das etapas do sistema empreendedor.

Temos a cada dia a constituição de novos empreendimentos, sendo a maioria micro e pequenas empresas.

 Por trás de tudo isso tem indivíduos conhecidos como empreendedores, que tem como objetivo se atentar para alguns pontos críticos, planejando e focando em chances de negócio a fim de transformá-las em um empreendimento lucrativo, para que tenha grandes chances de sucesso.

As organizações precisam conhecer as áreas de produção, marketing e finanças para terem triunfo em suas atividades, recordando continuamente que as organizações são indivíduos que nela trabalham pessoas que dão apoio a uma produção progressiva e de qualidade, é à força do trabalho.

O empreendedorismo é estabelecido como um processo distinto de alocação de capital e aprimoramento de métodos organizacionais, constantemente de forma inovadora, buscando custos reduzidos, e benfeitoria de resultados.

        O ato de empreender está relacionado à identificação, análise e implementação de chances de negócio definindo como foco a produção de valor.

2. MOTIVOS DE INSUCESSO QUE LEVAM PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS A FECHAREM SUAS PORTAS

Podemos observar um grande número de empresas que vai a falência logo no início de suas atividades. Isso ocorre devido à falta de recursos financeiros, a falta de clientes e a alta carga tributária, e também os problemas pessoais.

Sabemos que não existe uma maneira fácil para ter progresso, mais com o esforço a chance de falência é menor. Para se conseguir sucesso no começo do empreendimento é necessário ser apto como empreendedor, possuir conhecimento logístico e ter noções gerenciais.

Os desconhecimentos desses três pontos acontecem com mais freqüência, atrapalhando o desempenho do negócio e levando o empreendedor a falhar. Conhecer esses segmentos é importante.

Com isso o empreendedor deve estar sempre inovando, possuindo propostas diferenciadas e ter escolhas de clientes que estejam à procura dessas diferenças.

Podemos ver abaixo um dos principais motivos que levam uma empresa a fechar suas portas.

2.1 A inexperiência no ramo escolhido para o empreendimento

Além da ausência de capacidades empreendedoras, quem deseja abrir um negócio sem conhecimento do mercado pode estar destinado ao fracasso.  Não conhecer aonde vai investir e não ter um bom capital é um dos fatores impeditivos para o desenvolvimento de uma empresa.

No entanto as pessoas acabam apegando-se muito por terem capital, atitude e instruções sobre as operações, mas não possuem o entendimento adequado, pois não acompanham tais necessidades.

2.2 Não ter um plano de negócios

Possuir um plano para o desenvolvimento de uma empresa é necessário para determinar um projeto já estabelecido.

O desenrolar do projeto estará descrito no plano, com isso facilitará se houver possíveis alterações. Para uma empresa o essencial é planejar. Planejando o caminho do negócio ele se tornará mais sustentável. Entretanto os empreendedores tende a ter problemas para lidar com projetos de pequenos prazos, muitas das vezes não conseguindo conciliar sua visão.

2.3 Ausências de divulgação do produto e sua marca

A princípio pequenas empresas não têm visão de guardar dinheiro para fazer ações de marketing e divulgação. Essa necessidade de marketing faz com que o empresário não entenda o público no qual deseja atingir. Com a falta dessas informações é difícil estabelecer uma estratégia com a propaganda certa voltada para o público.

2.4 Não se adaptar ao mercado

Muitos ficam por fora do segmento das atividades, devido à necessidade de comunicação com os clientes e aqueles que fornecem o material, e devido ao pouco acesso a matérias relacionadas às atividades exercidas, ficando então por fora das informações sobre a atividade que irá exercer no mercado de trabalho. Entretanto se o consumidor não conseguir se conciliar com as novidades ele tende a levar seu espaço à falência fazendo com que seu projeto fique para trás.

2.5 Não possuir otimismo

A principal característica do empreendedor é ser otimista, acreditando que sua idéia vai dar certa e arriscar-se, devido a isso se consegue a abertura da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.8 Kb)   pdf (230.1 Kb)   docx (24.5 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com