TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EMPREENDEDORISMO E PLANOS DE NEGÓCIOS

Por:   •  21/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  8.176 Palavras (33 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 33

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

EMPREENDEDORISMO E PLANO DE NEGÓCIOS  

ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL

GESTÃO DE PROJETOS

NEGÓCIOS INTERNACIONAIS

[pic 3]

Vitória da Conquista

2013

EMPREENDEDORISMO E PLANO DE NEGÓCIOS  

ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL

GESTÃO DE PROJETOS

NEGÓCIOS INTERNACIONAIS

Trabalho apresentado ao Curso Superior de Bacharelado em Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Empreendedorismo e Plano de Negócios, Ética e Responsabilidade Social, Gestão de Projetos e Negócios Internacionais.

Orientadores: Prof. Luis Cláudio Perini, Prof. Sérgio Góes, Prof. Rinaldo Lima e Prof. Ivan Campos.

 

Vitória da Conquista

2013

SOLUÇÃO DO CASO

PRIMEIRO DESAFIO: EMPREENDEDORISMO E PLANO DE NEGÓCIOS

1) Aproveitando a pesquisa realizada no trabalho individual, junte seu grupo para a criação desta loja de peças e componentes, realizando a Análise de Mercado e o Plano de Marketing deste novo empreendimento.

A criação de uma empresa está diretamente ligada à vontade de seu criador, a qual tem diversas origens, dentre elas a realização pessoal que motiva o empreendedor a seguir em frente, a buscar formas e métodos para alcançar seu propósito. Para Hisrich (2009), o empreendedorismo é o processo dinâmico de gerar mais riquezas. Segundo Chiavenato (2004), empreendedor é a pessoa que consegue fazer as coisas acontecerem, pois é dotado de sensibilidade para os negócios, tino financeiro e capacidade de identificar oportunidades.

Salienta Lemes (2010), que cada empreendedor deve definir a estrutura do plano que melhor se adapte ao seu negócio, no entanto, os tópicos geralmente contidos num bom plano são:

(I) Sumário executivo; (II) Descrição da empresa; (III) Análise estratégica; (IV) Produtos e/ou serviços; (V) Análise do mercado; (VI) Operação métodos e processos; (VII) Análise de recursos utilizados; (VIII) Análise financeira; (IX) Apresentação de cenários; (X) Agenda de atividades, e; (XI) Anexos.

DESCRIÇÃO DA EMPRESA

A razão social foi definida em função da Cidade de instalação Conquista – X, os seus sócios são:

- Daniel Matos Brito, formado em administração de empresas, Daniel é quem administrará a parte financeira, fiscal, contábil e comercial. Com suas habilidades gerenciará a loja sendo responsável pelo protocolo administrativo.

- Micael Porto Rodrigues, técnico em eletromecânica é quem desenvolverá a função de gerente de manutenção, com seus conhecimentos técnicos orientará e auxiliará seus funcionários na prestação do serviço.

O ramo de atividade se concentrará no comercio e prestação de serviços em automóveis e utilitários, especificamente no sistema de exaustão. Efetuando a venda e instalação de seus produtos e também prestando reparos.

Terá como público alvo, pessoas físicas e jurídicas proprietárias de automóveis, que buscam manutenção em seus veículos e oficinas mecânicas, na cidade de Vitória da Conquista.

A missão da empresa será atender a necessidade de seus clientes, prestando um serviço de qualidade na venda, instalação e conserto do sistema de exaustão de automóveis.

A localização da empresa é um fator estratégico, pois depende de algumas características como: proximidades da área central da cidade de Vitória da Conquista; fluxo intenso de automóveis; visibilidade, fácil acesso e facilidade de estacionar. A Loja precisa ter o pé direito acima de 2,5 metros e a área interna entre 100 a 300 metros quadrados. O local será alugado, dispensando investimento no imóvel, porém o valor do aluguel não poderá ultrapassar R$ 1000,00. A locação deve atender a estes pré-requisitos e será procurado em imobiliárias da cidade.

Quando aplicado à análise preliminar das cinco forças (APÊNDICE A) verificou-se:

- Com relação à Força dos Concorrentes, verificou-se que os principais concorrentes são lojas do mesmo segmento, atualmente vinte e cinco estabelecimentos localizados em diversos bairros na cidade de Vitória da Conquista que apresentam segundo análise, um nível intermediário de força, uma vez que a concorrência estabelece sua força mas não prejudica o investimento.

- Já o Poder de Barganha dos Compradores (clientes) é baixo na análise, pois os clientes neste segmento não encontram força para negociações, devido à forma que se apresenta o produto atrelado ao serviço, os clientes em sua maioria são pessoas físicas, que buscam satisfazer suas necessidades individualmente.

- O Poder de Barganha dos fornecedores com a empresa também é baixo, pois os fornecedores são os fabricantes de peças para o sistema de exaustão dos automóveis, atualmente oito fabricantes no Brasil, distribuídos nos estados: três em São Paulo, dois no Parará, dois em Santa Catarina e um no Rio Grande do Sul, no entanto a matéria-prima utilizada é a mesma para todos os fabricantes, o aço, e os preços praticados e a qualidade dos produtos muito semelhantes. Tendo o seu diferencial maior no atendimento prestado.

- Ameaças de Novos Entrantes, ela se apresenta de forma baixa, devido aos altos custos envolvidos, conhecimento específico do ramo de atividade e os retornos do investimento serem em longo prazo.

- Ameaças de Produtos Substitutos, se apresentam muito remotas, pois hoje não há nenhuma matéria-prima que possa vir a substituir com mesmo custo ou menor a utilizada na construção das peças do sistema de exaustão dos automóveis e os serviços prestados necessitam de equipamentos e mão de obra específica para serem efetuados.

DESCRIÇÃO DOS PRODUTOS E SERVIÇOS

Devido a quantidade de marcas e modelos de automóveis, no mercado, é necessário um volume alto de peças para reposição em estoque, considerando que um sistema de exaustão de um automóvel se compõe basicamente de cinco partes e alguns itens com giro maior, como é o caso dos abafadores e silenciosos, que tem sua vida útil média em torno de dois anos. Estes produtos se apresentam com duas características, modelos originais, que substituem os de fábrica, e os opcionais que são similares. O diferencial entre ambos, não esta apenas em sua forma e estrutura física, mas também em seu custo, originando uma primeira e segunda linha.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (56.5 Kb)   pdf (313.7 Kb)   docx (54.8 Kb)  
Continuar por mais 32 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com