TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO MARKETING DIGITAL ATRAVÉS DE MÍDIAS SOCIAIS NAS EMPRESAS: UM ESTUDO DE CASO NA GRESSUS

Por:   •  15/9/2020  •  Projeto de pesquisa  •  3.643 Palavras (15 Páginas)  •  329 Visualizações

Página 1 de 15

A IMPORTÂNCIA DO MARKETING DIGITAL ATRAVÉS DE MÍDIAS SOCIAIS NAS EMPRESAS: UM ESTUDO DE CASO NA GRESSUS - EQUIPAMENTOS MÉDICOS LTDA

 

LAYNA COSTA HILLMANN[1] 

SORAIA ALVES FEITOZA DA SILVA[2] 

RESUMO

 

O presente trabalho tem o objetivo, de demostrar a importância do Marketing Digital através de mídias sociais de uma empresa do setor médico, por meio de um estudo de caso. A pesquisa foi realizada em uma empresa de equipamentos médicos, localizada no Estado do Paraná. Além de pesquisas bibliográficas sobre o assunto, foi realizada coleta de dados na base empresa, levantando as estratégias de marketing utilizadas, em conjunto com uma entrevista aberta com o funcionário do setor de vendas. Os dados digitais foram coletados e analisados, por meio de gráficos e métricas. Como resultado, verificou-se que ao investir em anúncios no Facebook e Instagram houve um número maior de pessoas atingidas e consequentemente mais engajamento com a empresa, ou seja, os indicadores aumentaram significantemente enquanto estava-se investindo e, quando o investimento foi finalizado, o engajamento diminuiu. Verificou-se, também, que quanto maior o número de textos e a frequência com que esses são publicados no blog, maior a interação entre seus usuários. Assim, evidenciando que as mídias sociais exercem influência direta no comportamento dos cidadãos e consumidores. Saber comunicar-se com os clientes através dessas mídias é fundamental para qualquer empresa que queira aumentar o seu número de venda e melhorar seu relacionamento e posicionamento perante seus consumidores.

Palavras-chave: Marketing. Estratégia. Vendas. Cliente. Mídias sociais.

1 INTRODUÇÃO

            As mídias sociais exercem influência direta no comportamento dos cidadãos e consumidores. Saber comunicar-se com os clientes através dessas mídias é fundamental para qualquer empresa que queira aumentar o seu número de venda e melhorar seu relacionamento e posicionamento perante seus consumidores.

           “As novas gerações não querem apenas ver um comercial, querem interagir com a sua marca, produto ou conteúdo preferido.” (SANTOS, 2017, p. 232). É possível perceber a importância do marketing digital na vida de uma empresa e como sua implantação pode interferir de forma direta em seu posicionamento no mercado competitivo.

            Este artigo está subdividido em dois tópicos, em que no primeiro será abordada a fundamentação teórica da importância do marketing digital nas empresas, no segundo tópico será apresentada a relevância do tema abordado através de um estudo de caso realizado na Gressus – Equipamento Médicos LTDA por meio da metodologia aplicada, posteriormente a análise dos dados e interpretação dos resultados será evidenciada apresentando as principais estratégias de marketing digital utilizada pela empresa, identificação de qual mercado a empresa está inserida e como ele interfere sobre seu posicionamento e planejamento estratégico, identificação dos pontos fortes e fracos do marketing de relacionamento da empresa, fundamentando o tema do trabalho e possibilitando a elaboração de um planejamento de marketing digital, aprimorando as estratégias existentes e pontuando sugestões de melhoria, e por fim as considerações finais.

2 MARKETING DIGITAL

O marketing digital é o conjunto de estratégias de marketing e publicidade, aplicadas à Internet e ao novo comportamento do consumidor quando está navegando. Não se trata de uma ou outra ação, mas de um conjunto coerente e eficaz de ações que criam um contato permanente de sua empresa com seus clientes. O marketing digital faz com que seus clientes conheçam seu negócio, confiem nele, e tomem a decisão de comprar a seu favor”. (TORRES, 2010).

           Portanto, o marketing digital tem sua aplicação na internet com atenção voltada para o contato entre a empresa e o cliente, para alcançar os objetivos da organização.  

           Ainda de acordo com Vollmer, o marketing digital é área de marketing, preparada para divulgar mensagens de marca para os consumidores, tornando-se um centro de diálogo, ideal para descobrir o que os consumidores querem, quando e onde. Ou seja, o marketing digital é a ferramenta para fazer marketing na atualidade. É impossível ignorar o fato de que grande parte da população mundial está conectada a internet e realiza compras online.  

2.1 AS MÍDIAS SOCIAIS

          As Mídias Sociais compõem canais de relacionamento na internet nos quais existem diferentes possibilidades de interação e participação entre os usuários. Os quais podem gerar mídia espontânea, criar ou compartilhar conteúdo.  

“Rede social é gente, é interação, é troca social. É um grupo de pessoas, compreendido através de uma metáfora de estrutura, a estrutura de rede. Os nós da rede representam cada indivíduo e suas conexões, os laços sociais que compõem os grupos. Esses laços são ampliados, complexificados e modificados a cada nova pessoa que conhecemos e interagimos“. (RECUERO, 2009, p.29)

         Para Torres (2009), o não investimento em mídias na internet significa a perda de oportunidades de se posicionar no mercado. Vale ressaltar que, as mídias sociais se apresentam de diversas formas e em diversas plataformas na internet, como por exemplo:

         Sites: É local na Internet identificado por um nome de domínio, constituído por uma ou mais páginas de hipertexto, que podem conter textos, gráficos e informações em multimídia, acessíveis pelo protocolo HTTP. De acordo com Pinho (2004) a publicidade online manifestou-se, em sua primeira forma, nos próprios sites de empresas que marcavam sua presença na rede, com o propósito de oferecer informações úteis a respeito de seus produtos e serviços, a maioria relacionadas com internet e informática.

“Blogs: São plataformas que possibilitam publicações, escrita de artigos e gerenciamento de conteúdo.  O termo blog vem de uma palavra de origem inglesa composta pelas palavras Web que é uma página de Internet e log que é diário de bordo, com o tempo a palavra foi abreviada para blog e a grande diferença de um blog para um site institucional, além dos conteúdos atuais ficando sempre acima dos conteúdos menos recentes é a interatividade, é o espaço para o comentário, então um blog necessariamente tem que abrir espaço para comentários”. (TERRA, 2008, p.71).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.5 Kb)   pdf (153.8 Kb)   docx (20.4 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com