TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ENDOMARKETING COMO FERRAMENTA DE COMUNICAÇÃO

Por:   •  21/5/2018  •  Artigo  •  5.413 Palavras (22 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 22

O ENDOMARKETING COMO FERRAMENTA DE COMUNICAÇÃO

Evelyn Ferreira Batista[1]

Larissa Ribeiro de Lima[2]

Luan Dias Pena Forte[3]

Silvoneide Lima da Silva[4]

RESUMO

Este trabalho busca investigar a evolução dos conceitos de desenvolvimento do sistema de endomarketing dentro da organização. Surge da necessidade de alinhar-se a comunicação externa da organização. Pois é sabido que as organizações mudam constantemente e a relação das pessoas também. Diante destas transformações, a comunicação tornou-se um ativo fundamental na gestão de negócios como parte integrante dos propósitos da empresa e adquiriu importância estratégica para as organizações. Dessa forma o objetivo deste trabalho consiste em compreender como ocorre o funcionamento da comunicação interna nas organizações, os fatores que influenciam a comunicação interna, analisar as ferramentas utilizadas pelas organizações e entender como o endomarketing pode ser utilizado como ferramenta de comunicação interna alinhada às ações corporativas em busca de melhores resultados. Portanto chegou-se à conclusão de que a aplicação do Endomarketing é um sucesso como ferramenta de comunicação, pois, este instrumento do marketing organizacional, é uma das soluções para os problemas de relacionamento de funcionários com a organização.

Palavras-chaves:  Endomarketing, Comunicação, Organização.

ABSTRACT

This work seeks to investigate the evolution of the development concepts of the endomarketing system within the organization that are few used. It arises from the need to align itself with the Organization's external communication. It is known that organizations change constantly and the relationship of people as well. In the face of these transformations, communication has become a fundamental asset in business management as an integral part of the company's goals and has gained strategic importance for organizations. In this way the objective of this work is to understahow internal communication operates in organizations, the factors influencing internal communication, analyzing the tools used by organizations and understanding how internal communication can be used as a endomarketing tool aligned to corporate actions in search of better results. So it came to the conclusion that the application of Endomarketing is a success as a communication tool, therefore, this instrument of organizational marketing, is one of the solutions to the problems of employee relationships with the organization.

Keywords: Endomarketing, communication, organization.


INTRODUÇÃO

O presente trabalho visa investigar a evolução dos conceitos de desenvolvimento do sistema de endomarketing dentro da organização. Que Surge da necessidade de alinhar-se a comunicação externa da organização. Considerando que o público interno é, muitas vezes, o primeiro contato com os clientes externos, é necessário um planejamento estratégico das ações de comunicação voltadas aos colaboradores, com o objetivo de alinhar as informações entre os membros da equipe. Pois é sabido que as organizações mudam constantemente e a relação das pessoas também.

Vive-se uma época muito rica em termos de desenvolvimento científico e tecnológico, na qual quem tem informação, tem mais poder. Diante destas transformações, a comunicação tornou-se um ativo fundamental na gestão de negócios como parte integrante dos propósitos da empresa e adquiriu importância estratégica para as organizações.

A comunicação interna contínua e planejada é indispensável na construção e solidificação da imagem e identidade da empresa, no relacionamento entre os diferentes grupos e na harmonia do trabalho.

Dessa forma a utilização o Endomarketing, como instrumento de comunicação interna, é um dos passos que auxiliam uma organização em uma jornada em direção ao sucesso. Um dos princípios básicos do Endomarketing, é "conhecer os valores dos empregados, respeitar a cultura da empresa, proporcionar um bem estar geral que condicione a um nível de satisfação e motivação e ainda, se transforme em ganhos reais de produtividade”. O “gerenciamento do processo deve ser constante e os ajustes devem ser imediatos, para coibir falhas futuras” (BARBOSA, 2006).

A forma de utilização do Endomarketing ainda é tímida, “quer seja na formulação de teoria ou na aplicabilidade pelas organizações”, “cabe, porém, ressaltar que algumas empresas até utilizam as ferramentas do Endomarketing, mas não relacionam a atividade a tal teoria” (STADLER et al, 2009).

Dessa forma essa pesquisa justifica-se pela importância da implantação do endomarketing como ferramenta de comunicação dentro das empresas, possibilitando  estimular o diálogo e à troca de informações entre a gestão executiva e a base operacional, visando motivar a equipe de funcionários, de modo que eles se sintam parte integrante da empresa, criando métodos motivacionais e ações que promovam a valorização de mão-de-obra . Com isso, além de trazer um ambiente mais harmonioso, as práticas geram retornos mais rentáveis para a organização.

Portanto o objetivo deste trabalho consiste em compreender como ocorre o funcionamento da comunicação interna nas organizações, os fatores que influenciam a comunicação interna, analisar as ferramentas de comunicação utilizadas pelas organizações e entender como o endomarketing pode ser utilizado como ferramenta de comunicação interna alinhada às ações corporativas em busca de melhores resultados para a organização.

  1. CONCEITOS DE MARKETING E ENDOMARKETING

A palavra Market em português significa mercado e o ing é o gerúndio da língua inglesa que indica ação continuada. Marketing, então, significa atuar no mercado e surgiu após a Segunda Guerra Mundial, em 1950, como forma de criar condições para as empresas disputarem o mercado satisfazendo o consumidor, atendendo suas necessidades e levando em conta o seu bem-estar.

Segundo Bekin (2004), “[…] marketing é o processo que envolve concepção, produção, fixação de preço, promoção e distribuição de produtos ou serviços com a finalidade de satisfazer as necessidades e expectativas dos clientes”.

Entende-se, portanto, que Marketing é uma ferramenta organizacional com o objetivo de comunicar e vender produtos e serviços a consumidores e a sociedade como um todo, proporcionando-lhes benefícios e satisfação, visando, também, à sustentação do negócio, através de ações previamente planejadas e campanhas publicitárias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.4 Kb)   pdf (248.4 Kb)   docx (28.2 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com