TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ENDOMARKETING COMO FERRAMENTA DE ESTRATÉGIA EMPRESARIAL

Por:   •  9/4/2019  •  Monografia  •  7.494 Palavras (30 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 30

[pic 1][pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

ENDOMARKETING COMO FERRAMENTA DE ESTRATÉGIA EMPRESARIAL

RENATA ALVES DE OLIVEIRA SILVA

QUEIMADOS

JUNHO/2016

[pic 3][pic 4]

ENDOMARKETING COMO FERRAMENTA DE ESTRATÉGIA EMPRESARIAL

RENATA ALVES DE OLIVEIRA SILVA

Trabalho de conclusão de curso apresentado à Universidade Estácio de Sá como requisito parcial para a obtenção do grau de bacharel em Administração.

ORIENTADOR: LÁZARO P. DE OLIVEIRA

QUEIMADOS

JUNHO/2016

[pic 5][pic 6]

RENATA ALVES DE OLIVEIRA SILVA

ENDOMARKETING COMO FERRAMENTA DE ESTRATÉGIA EMPRESARIAL

Trabalho de conclusão de curso apresentado à Universidade Estácio de Sá como requisito parcial para a obtenção do grau de bacharel em Administração.

Aprovado em: ___/___/___

________________________________________

QUEIMADOS

JUNHO/2016

SUMÁRIO

RESUMO        5

INTRODUÇÃO        6

CAPÍTULO I -  ENDOMARKETING NAS EMPRESAS        7

1.1 HISTÓRICO DO ENDOMARKETING        7

1.2 FERRAMENTAS DO ENDOMARKETING        9

1.3 ENDOMARKETING E INFORMAÇÃO        11

CAPÍTULO II - ENDOMARKETING E GESTÃO DE EMPRESAS        14

2.1. MOTIVAÇÃO ORGANIZACIONAL        14

2.2. COMUNICAÇÃO        17

2.3 – LIDERANÇA        19

CAPÍTULO III -  ENDOMARKETING – PROGRAMAS E RESULTADOS        21

3.1 PROGRAMAS DESENVOLVIDOS        21

3.2 RESULTADOS ESPERADOS        22

3.3 O ENDOMARKETING NAS MELHORES EMPRESAS        25

CONCLUSÃO        28

BIBLIOGRAFIA        29

RESUMO

O presente estudo tem o objetivo de descrever a respeito da definição de endomarketing, suas considerações sobre o cliente interno, sua composição e suas ferramentas, bem como sua importância para as empresas.   Para tanto, por meio de revisão bibliográfica, foram realizadas pesquisas em livros, artigos e sites em busca de especialistas com perfis e publicações adequadas ao tema.  Assim sendo, a pesquisa buscou observar o relacionamento das empresas com seus colaboradores, e como esta relação se estabelece como papel fundamental e estratégico para ambas as partes.  Para isso, em seu referencial teórico, o trabalho aborda assuntos relacionados ao histórico do endomarketing, as suas ferramentas e como as informações são utilizadas nas empresas. Outro fator importante abordado, diz respeito à gestão de pessoas, visto que uma equipe motivada, por meio de uma liderança participativa, é capaz de contribuirbastante com a boa comunicação e garantir o sucesso dos programas desenvolvidos.    Os resultados obtidos com a pesquisa permitiram, dentre outros fatores, compreender que as grandes empresas que se encontram no topo do ranking nacional, ou até mesmo internacional, realizaram o processo de implantação do endomarketing dotado de tal flexibilidade que lhes permite, sempre que necessário for, realizar ajustes e, assim, adequá-lo ao atendimento de suas reais necessidades que, por vezes, são modificadas em função de variados fatores processuais, comportamentais e econômicos.  Por fim, a pesquisa ratifica a opinião acerca do endomarketing como essencial para o sucesso de qualquer empresa que busca o diferencial no mercado, valorizando e aplicando a comunicação de seus objetivos, sempre voltada para seus colaboradores.

Palavras-chaves: endomarketing, marketing interno, gestão de pessoas


INTRODUÇÃO

Endomarketing, ou marketing interno, é um termo que atualmente tem se aplicado nas empresas, independente de seu porte.  Seu conceito ainda provoca confusões, pois ainda se imagina que o endomarketing é derivado do marketing.  É uma das áreas da administração que aplica técnicas de marketing para os funcionários de uma empresa. As políticas de benefícios, incentivos e infraestrutura definidas pela gestão em conjunto com o setor de recursos humanos, são configuradas no formato adequado pela equipe de marketing, buscando promover ações com o objetivo de conquistar os funcionários.

Segundo Brum (2010) Bekin, na década de 1990, introduziu o termo endomarketing no Brasil como resultado da sua experiência no corpo a corpo de sua atividade profissional, na gerência de uma empresa multinacional. A empresa onde Bekin trabalhava, possuía alguns problemas como baixa integração entre seus diversos departamentos, e visões divergentes sobre as funções de cada um deles. Motivado por problemas desta natureza, esse trabalho visa responder à seguinte pergunta: qual o nível de integração da empresa com cliente interno, e as perspectivas desta integração para o sucesso empresarial? Portanto, apesquisa visa observar o relacionamento das empresas com seus funcionários, e como a relação se estabelece como ferramenta estratégica, abordando os tópicos relacionados com o endomarketing, como: histórico, as ferramentas necessárias para sua aplicação, a gestão de pessoas, além dos programas e resultados apresentados pelas empresas.

        Por tudo isso, o objetivo deste trabalho é descrever uma revisão teórica bibliográfica a respeito da definição de endomarketing, considerações sobre o cliente interno, a composição do endomarketing e suas ferramentas e; sobretudo, sua importância vital para as organizações.


CAPÍTULO I -ENDOMARKETING NAS EMPRESAS

Neste capítulo será abordado o uso do endomarketing nas empresas, seu conceito histórico e suas ferramentas aplicadas nas empresas, tendo como foco a comunicação, o treinamento e a liderança.

1.1 HISTÓRICO DO ENDOMARKETING

Endomarketing é uma área da administração que busca adaptar elementos do marketing tradicional junto ao setor de recursos humanos das empresas, visando proporcionar a integração do público interno aos objetivos da empresa, valorizando e capacitando seus profissionais (SOUZA e SANTOS, 1992).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (50.6 Kb)   pdf (251 Kb)   docx (53.3 Kb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com