TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ENFOQUE COMPORTAMENTAL NA ADMINISTRAÇÃO. MOTIVAÇÃO E LIDERANÇA. EVOLUÇÃO DO PROCESSO ADMINISTRATIVO. MODELO DE NEGÓCIOS E ESTRATÉGIA.

Por:   •  24/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  5.129 Palavras (21 Páginas)  •  379 Visualizações

Página 1 de 21

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP

Teorias da Administração[pic 1]

CAMILA STEFANI FERREIRA DOS SANTOS                                           6059009906

EVANDRO SELAJA RODAS                                                                      4997021796

ODAIR CARDOZO                                                                                      6059010390

PEDRO HENRIQUE DA SILVA AMORIM                                                   6059010422

SERGIO HENRIQUE VILHALVA DO NASCIMENTO                                 6017378595

ENFOQUE COMPORTAMENTAL NA ADMINISTRAÇÃO. MOTIVAÇÃO E LIDERANÇA. EVOLUÇÃO DO PROCESSO ADMINISTRATIVO. MODELO DE NEGÓCIOS E ESTRATÉGIA.

Prof. Júlio Fernandes

Campo Grande – MS

Novembro de 2013

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo ajudar a implantar na padaria Q pão, novos conceitos de administração e um modelo de gestão de qualidade. A padaria encontra-se em situação de quase falência, o proprietário se vê sem saída, pois não tem mais controle do negocio.

Para se chegar a um consenso de um modelo exato para organizar a empresa, precisamos entender o que é a administração, como se deu sua evolução e as diversas teorias apresentadas por diversos autores.

A administração é uma ciência que proporciona a organização de uma empresa, sem esse conceito é impossível alocar os recursos para produção e obter sucesso empresarial.

Chiavenato ressalta que a administração “nos dias de hoje figura como a única instituição que transcende as fronteiras de países e organizações, apresentando um significado global e mundial”.

O autor demonstra que a moderna administração não tem fronteiras, onde a ideia central é de que as organizações modernas a utilizam como ferramenta ou instrumento para gerar resultados e produzir o desenvolvimento.

Com essa ideia principal, a administração se desdobra em varias linhas de pensamentos que são próprias para cada tipo de organização, no caso da padaria Q pão se faz necessário uma mudança organizacional com reformulação financeira, estrutural e funcional, destacaremos os pontos detalhadamente no decorrer da pesquisa a seguir.

  1. FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO: CONCEITO E ANTECEDENTES HISTÓRICOS DA ADMINISTRAÇÃO. DA REVOLUÇÃO URBANA À REVOLUÇÃO INDUSTRIAL.
  1. ADMINISTRAÇÃO E SUAS VARIÁVEIS.

A palavra administração tem origem no latim administratione, que tem por significado gerencia e direção. Chiavenato descreve “administração é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos e competências organizacionais para alcançar determinados objetivos com eficiência e eficácia por intermédio de um arranjo convergente”.

A administração surgiu pela necessidade de administrar adequadamente as organizações e com isso, surgiu a Teoria Geral da Administração (TGA), que é um meio de por em ação as teorias a respeito das organizações. Essa teoria da administração teve seu desenvolvimento no decorrer do século passado através do crescimento proporcionou uma transformação das invenções cientificas em produtos e serviços ao alcance da população, provocando um aumento espetacular da qualidade de vida das pessoas.

Tudo isso se deve a formação de uma organização estruturada e dirigido pela administração, por isso “é tida hoje como uma ciência universal, necessária não só para administradores, mas para todas as áreas do conhecimento humano e cientifico”. (Chiavenato).

  1. ESCOLAS DE ADMINISTRAÇÃO

A Teoria Geral da Administração é formada por um conjunto de termos, dentre eles as Escolas de Administração que segundo Maximiano “é a linha de pensamento ou conjunto de autores que usaram o mesmo enfoque, escolheram o mesmo aspecto especifico para analisar, ou adotaram o mesmo raciocínio”.

Partindo deste principio, a Escola clássica que foi criada na transição do século XX, tem como principais integrantes; Frederick W. Taylor, Henry Ford, Henri Fayol e Max weber. Maximiano ensina “os clássicos fizeram as primeiras experiências criaram as primeiras soluções e escreveram as primeiras ideias. Uma de suas preocupações, provavelmente a principal era entender e fazer funcionar as organizações e os sistemas produtivos que nasceram com a revolução Industrial”.

Essa escola esta divida em: A administração Cientifica, Teoria clássica da Administração e Teoria da Burocracia.

A administração Cientifica, teve seu inicio no começo do século XX pelo engenheiro americano Frederick W. Taylor, considerado como o fundador da moderna TGA. Teve alguns seguidores, entre eles, Frank e Lilian Gilberth, Henry Gantt, Hugo Munsterberg e Henry Ford.

 Sua preocupação inicial foi em fazer uma tentativa de acabar com a sombra do desperdício e das perdas da indústria americana e aumentar o nível de produtividade através do método e técnica da engenharia industrial. Seus quatro principais princípios são: Principio do Planejamento; Principio do preparo; Principio da execução; Principio do Controle e principio da Exceção. Logo após essa teoria de Taylor ganhou um excelente aliado na pratica da administração e dos princípios de produção em massa, foi Henry Ford quem proporcionou inúmeros avanços que ate nos dias de hoje sobrevivem na esfera da administração. Suas principais ideias são a eficiência do processo produtivo, produtos, peças e trabalhadores padronizados.

A teoria de Taylor foi enriquecida com a ênfase na estrutura, advinda da teoria anatômica de Henry Fayol, que foi um engenheiro francês idealizador da teoria da abordagem anatômica e estrutural da empresa. Fayol defendia a visão anatômica da empresa em termos de organização formal, isto é, a síntese dos diferentes, órgãos que compõem a estrutura organizacional, suas relações e suas funções dentro do todo. Os principais enfoques da escola clássica são: a adoção dos princípios gerais de administração como receituário para o administrador; administração como processo; com identidade e papel próprios dentro das funções da empresa; ênfase no processo administrativo de planejar, organizar, dirigir e controlar; ênfase na organização formal da empresa; definição das funções básicas da empresa; papel dos gerentes e do executivo principal e diretrizes sobre como administrar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.8 Kb)   pdf (276.4 Kb)   docx (40.5 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com