TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ENRON – O escândalo financeiro

Por:   •  5/5/2015  •  Resenha  •  408 Palavras (2 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 2

ENRON – O escândalo financeiro

A resenha trata-se do documentário escrita por Bethany McLean e Peter Elkind sobre um dos maiores escândalos financeira no mundo norte americano.

A ENROM foi fundada em 1985 por Ken lay através de fusões de empresas de oleodutos e gás natural. A companhia possuía uma excelente reputação, era fiscalizada por mais de uma empresa de auditoria, foi homenageada pela revista FortuneMagazine por seis ano seguidos, como uma empresa americana mais inovadora, e que com toda atenção para ela, não demorou muito para que o mercado desconfiasse a origem de lucros elevados mesmo em meio a crise. Por de traz dessa imagem de uma empresa sólida a empresa escondia grandes volumes de débito. A empresa apresentava dívidas muitos elevadas, mas que eram ocultadas por empresas criadas pelo diretor financeiro Andrew Fastow, assim os investidores não tinham acesso as informações contábeis. Com o conhecimento da fraude o presidente da corporação não tomou nenhuma medida corretiva para com os negociadores, já que a Eron Oil era o único segmento da empresa que apresentava lucros fazendo com que seus princípios éticos fossem menores do que  sua ambição.

Com a entrada de Jeff Skilling a empresa adotou um novo segmento, transformar a energia em instrumentos financeiros que poderiam ser negociadas em ações e obrigações, e passou a adotar a contabilidade de “reajuste a preço de mercado” o que permitia registar potenciais lucros futuros, independentemente de quanto dinheiro entrasse para o mercado, a Enron não possuia lucros que afirmava ter.

Os executivos da Eron estavam tomados pela ambição e arrogância, para possuir lucros cada vez maiores passavam por cima de valores éticos, sabiam do prejuízos e riscos mas seguiam a todo vapor. Acreditando na integridade da empresa os negociadores faziam os lucros subirem sem ater com a real situação da empresa e não especulavam sobre a entrada dos seus activos.

A ENROM  não publicava balanço com seus resultados, seus lucros obtidos eram na verdade perdas. Meses antes da falência seus principais executivos venderam mais de 1 bilhão de ações e incentivaram seus empregados a investirem suas aposentadorias em ações da Eron.

No ano 2001 a Eron decretava falência levando ao desemprego de 20.000 funcionários, perda de 1,2 bilhões em aposentadoria.

A falência da Eron é um exemplo de corrupção, falta de ética e valores, mostra a conduta que um contador não deve ter como manipular resultados, não publicar balanços financeiros, ser omisso a corrupções e colocar acima de tudo seus interesses próprios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (31 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com