TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL E SISTEMAS CONTÁBEIS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Por:   •  21/12/2015  •  Monografia  •  585 Palavras (3 Páginas)  •  337 Visualizações

Página 1 de 3

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA[pic 1]

DISCIPLINA: CONTABILIDADE PÚBLICA

PROFESSOR: FRANCISCA DIANA

ATIVIDADE 2 – ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL E SISTEMAS CONTÁBEIS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

ALUNO: RAFAEL ZAINOTTE PITZER

Questões:

Questão 01 (Valor: 0,3 pontos) – A Contabilidade Pública utiliza quatro sistemas de contas diferenciados. Cite e descreva como é utilizado cada um deles.

Sistema Orçamentário: Onde se registra as despesas autorizadas através da Lei Orçamentária, incluindo também os créditos adicionais. Nele constam as despesas fixadas e também as executadas no exercício. Este sistema é utilizado para comparar receita prevista com a arrecadada.

Sistema Financeiro: Onde se registra as arrecadações da receita, despesas executadas e a movimentação extra-orçamentária. Este sistema é utilizado para registrar operações que resultem e débito ou crédito de natureza financeira que não constam na execução orçamentária.

Sistema Patrimonial: Onde se registra os bens patrimoniais do Estado, direitos e obrigações (de longo prazo ou permanentes), variações patrimoniais, e o resultado econômico do exercício.

Sistema de Contas de Prestação: Onde se registra os valores que provocam variações de forma direta ou indireta no patrimônio do Estado. Este sistema é utilizado para objetivar o controle.

Questão 02 (Valor: 0,2 pontos) – Cite e conceitue os Demonstrativos Contábeis exigidos pela Lei 4.320/64.

As demonstrações contábeis exigidas pela Lei 4.320/64 são formadas através da movimentação contábil nos quatro sistemas de contas do Governo, e são eles:

Balanço Orçamentário: O principal demonstrativo do controle feito nas Instituições Públicas. Ele faz o comparativo entre as receitas e despesas, levando a um superávit ou déficit.

Balanço Financeiro: É um demonstrativo dividido em duas seções, receitas e despesas, que demonstram as operações de tesouraria e dívida pública, igualando as contas com o saldo de caixa e bancos. Este sistema compreende o início e o final do exercício seguinte.

Demonstração das Variações Patrimoniais: Demonstram as variações passivas e ativas, mostrando as variações patrimoniais ocorridas durante o exercício financeiro. Demonstrando se a Instituição aumentou ou diminuiu seu patrimônio.

Balanço Patrimonial: É o demonstrativo contábil (ativo e passivo), onde se distribuem os elementos do patrimônio público, igualando as somas com a conta de patrimônio líquido. Apresenta o ativo real liquido quando ocorrer superávit ou passivo real liquido quando ocorrer déficit patrimonial.

Questão 03 (Valor: 0,2 pontos) – O que é SIAFI? Qual o objetivo da implantação desse sistema?

SIAFI é um sistema informatizado que processa e controla a execução orçamentária, financeira, patrimonial e contábil da União, pelo uso de terminais instalados, em todo o território nacional e em alguns países no exterior.

Ele tem como função principal subsidiar por meio de suas informações, o processo de acompanhamento e controle da execução orçamentária e financeira.

Questão 04 (Valor: 0,3 pontos) – Atualmente ainda são recorrentes os escândalos de corrupção em nosso país. Na esfera federal, existe o SIAFI, mas apesar do uso desse sistema, ainda persistem os casos de desvio de recursos. Você acredita que esse sistema é ineficiente no controle dos recursos públicos? Argumente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (110.1 Kb)   docx (134.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com