TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DE CASO A COCA COLA NO FACEBOOK

Por:   •  14/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  596 Palavras (3 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 3

O texto apresenta uma abordagem ao gerenciamento de comunicação, as empresas se viram obrigadas a analisar suas estratégias a partir do momento em que suas ações se mostraram insuficientes frente ao novo cenário de mídia. O autor aborda ainda o crescimento das redes sociais, Facebook e Twiter, assim como as principais características do relacionamento das empresas com seus consumidores, em especial a Coca-Cola, narrando a evolução do marketing, assim como a criação de páginas por fãs da marca, ao final o autor cita o caso da Starbucks nas redes sociais.

A Coca-Cola foi inventada pelo farmacêutico americano Asa Candler no ano de 1886, conta com uma variedade de produtos e marcas, assim como diversas versões, seus produtos estão inseridos no mundo todo, se tornando a bebida mais popular do mundo. O sucesso digital da companhia iniciou em 2009 quando dois amigos, Dusty Sorg e Michael Jedrzejewski, criaram uma página no Facebook, inicialmente sem nenhum propósito especifico, por não ter ligação alguma com a empresa, contudo o sucesso inesperado se concretizou em três meses, quando a página atingiu 1,2 milhões de seguidores. Nesse momento a empresa tomou a atitude e decidiu administrar a página, com o objetivo principal de se aproximar cada vez mais dos consumidores.  

Com a administração da página a empresa passou a estabelecer uma nova conexão com seus consumidores, diferente da abordagem tradicional, passou a envolver as pessoas por meio da interação cada vez maior criada pelas redes sociais, contudo a empresa passou pelo desafio de obter uma escala global sem perder a relevância local. Na oportunidade o departamento de marketing da empresa empregava quase quatro mil colaboradores no mundo todo, ganhando destaque à área responsável pelo envolvimento da empresa nas redes sociais, contudo fica claro que a empresa precisava desenvolver essa nova forma de comunicação.    

Fato marcante em relação ao desenvolvimento das estratégias nas redes sociais ocorreu com o compartilhamento do vídeo em que era realizado um experimento com Diet Coke e Mentos, o mesmo em pouco tempo atraiu 2 milhões de visualizações, além de um retorno enorme em publicidade. Inicialmente a Coca-Cola se mostrou cautelosa, achou que a brincadeira não se identificava com a marca, pois esperava que os seus consumidores preferissem consumir o produto a fazer experimentos, em contrapartida a Mentos tomou a atitude de contratar os inventores dos experimentos e a patrocinar as brincadeiras. Em resposta a empresa contrata Michael Donnelly, profissional conceituado da área de criação e desenvolvimento, que por meio de parceria passa a convidar os consumidores a transmitir vídeos inventando experimentos radicais com Diet Coke e Mentos o que resulta em bom retorno para ambos os produtos.

As empresas se mostraram receosos, em especial a Coca- Coca, em produzir conteúdos nas redes sociais, contudo o novo modelo de marketing estava inserido e as empresas precisavam atrair novos clientes. Nesse sentido a Starbucks utilizou de forma eficiente as redes sociais, em um período de crise a empresa foi inteligente e   usou  uma promoção  para  incentivar  os  simpatizantes  da  marca  à   criar  ideias  para  ajudar  a empresa nesse momento de dificuldade.

O trabalho apresentou a evolução do marketing digital, em especial nas empresas Coca-Cola e no caso da Starbucks com o intuito de demonstrar e necessidade de evolução das práticas, se adequando ao novo cenário das relações de consumo. Contudo é importante destacar que a comunicação, seja na forma tradicional, seja nas redes sociais, deve ser eficiente e eficaz, utilizando as novas ferramentas em detrimento de satisfazer as necessidades dos clientes.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (59.2 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com