TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estudo do caso coca cola

Por:   •  4/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  696 Palavras (3 Páginas)  •  662 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL

Fichamento de Estudo de Caso

A COCA-COLA NO FACEBOOK

Nome do aluno (a) Pedro Degani

                                             Trabalho da disciplina: Marketing,

                                                Tutor: Prof. Edmilson J. de Oliveira

 Rio de janeiro

2017

Estudo de Caso: A Coca-Cola no Facebook

Coca-Cola no Facebook

DEIGHTON, John; KORNFELD, Leora.

Harvard Business School. 2011.

O conglomerado Coca Cola nasceu em 1886, desde então a marca é uma das mais conhecidas em todo mundo. A empresa atua em mais de 200 países e tem uma carteira com mais de 3000 mil produtos sob 500 fábricas nestes países.

O império Coca Cola vai além de lucros recordes, a marca é uma das mais populares e este caso retrata a expansão da empresa atrelada a evolução da internet e das redes sociais.

Michael Donnelly, diretor mundial de marketing da Coca Cola queria dar uma nova roupagem a marca.  Com um vasto histórico de comerciais de luxo e muito caros a empresa queria manter se no topo do discurso dos consumidores e o caminho seria obter escala global sem perder a identidade local.

Michael Donnelly analisou o histórico de marketing da Coca Cola, e o caso Diet-Coke e mentos era a evidencia que o executivo precisava para mudar a identidade da Marca.

Em 2006, os jovens Stephen Voltz e Fritz Grobe viralizaram a rede com o vídeo experimento onde puseram bala mentos dentro de uma garrafa de diet coke. O vídeo mostrara a Coca Cola Diet em ação com a Bala mentos virar gêiseres ou um chafariz. Este vídeo foi um sucesso na rede e sua fama rendeu aos jovens um ótimo patrocínio vindo da Mentos.  

O grande erro da Coca erro da Coca Cola foi manifestar se negativamente sobre o vídeo.

Donelly decidiu patrocinar os jovens Voltz e Grobe. Querendo mudar a antiga concepção da Coca Cola, inovou em fazer a segunda temporada de Diet Coke e Mentos, onde o vídeo captou 250 gêiseres de Diet- Coke e Mentos.  Após milhares de visualizações e depois de semanas a Coca Cola observou que o vídeo tornou um fenômeno, percebeu que as vendas aumentaram em ambas as empresas. A parceria de Voltz e Grobe continuou até 2010.

Donnelly e sua equipe viram o crescimento das redes sociais que nasceram após o famoso vídeo dos jovens Voltz e Grobe. O Facebook começou a expandir em 2009, assim como o Twitter. Grandes empresas começaram a atrair seus clientes ofertando promoções como a Starbucks que alavancou suas vendas graças ás redes sociais.

Em 2008, Dursty Sorg e Michael Jedrzejewski criaram uma página (Brand Page ou Fã Page) no Facebook.  Com uma roupagem moderna e dinâmica os jovens obtiveram um grande número de fãs associando se a comunidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (120.9 Kb)   docx (27 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com