TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DE CASO DAS ESRATÉGIAS DE COMERCIALIZAÇÃO DA EMPRESA ALPHA DE MIRASSOL D’OESTE

Por:   •  25/12/2016  •  Artigo  •  1.703 Palavras (7 Páginas)  •  393 Visualizações

Página 1 de 7

ESTUDO DE CASO DAS ESTRATÉGIAS DE COMERCIALIZAÇÃO DA EMPRESA ALPHA DE MIRASSOL D’OESTE

Resumo:

O objetivo deste artigo consiste em apresentar as estratégias de comercialização utilizadas na revenda de produtos agropecuários da empresa Alpha do município de Mirassol d’oeste. Por ser uma empresa que leva consigo a excelência no ramo de nutrição animal, a empresa busca levar ate o consumidor um produto melhor e com preço acessível. Entretanto com a crescente crise que abala o município de Mirassol d’oeste e o despreparo para planos futuros, fez com que tornasse necessário algumas mudanças no ambiente organizacional. Partindo desse pressuposto é iremos destacar as possíveis medidas serem todas para que a empresa possa manter-se no mercado sem se prejudicar de modo a encontrar novos meios e canais atrativos para atender as necessidades e desejos de seus clientes. O ramo de comercialização desses produtos tem ganhado cada vez mais destaque no mercado, é importante que o empreendedor que esteja ativo nessas novas propostas e não se torne passivo a ponto de ser apenas mais uma lojinha da esquina. No que se refere ao marketing desse setor a figura da busca pela excelência do produto de qualidade gera um ponto positivo para a empresa porem explanaremos mais a fundo se esse crédito se configura com as escolhas feitas pelo empreendedor.

Palavra-chave: Marketing; Estratégia; Empreendedor;

Introdução

O presente trabalho trata da comercialização e divulgação dos produtos agropecuários revendidos pela empresa Alpha da cidade de Mirassol d´oeste. A empresa Alpha esta no mercado há 2 anos e segue no ramo de revenda de maquinas e equipamento agrícolas, nutrição animal, medicamentos de uso veterinário e sementes para plantio de pastagem. O empreendedor desse estabelecimento era um vendedor veterano de produtos agrícolas que interessado e atraído por esse negócio deu vida a empresa Alpha. Por adotar o slogan “Alpha: excelência em nutrição animal”, seu produto principal de revenda é o mineral, isto é, suplemento mineral para nutrição do gado. Todavia, sendo uma empresa recente porem com alguma clientela por laços de confiança e fidelidade, a empresa vem buscando seu espaço na esperança de agregar novos consumidores.

O processo de descrição de um planejamento de negocio exigem etapas fundamentais para que o processamento dos dados colhidos durante essa soma de resultados atinja o êxito. Essas etapas são divididas em 4 passos essenciais para que todo bom administrador e/ou um bom empreendedor de futuro sucesso supere suas expectativas. Estes 4 elementos importantes para o desenvolvimento e progresso desse procedimento são: planejamento, organização, direção e controle. Segundo Peter Drucker (2001), as aspirações, os valores, e até a sobrevivência da sociedade dependerão cada vez mais do desempenho, da competência, da criatividade e dos valores dos administradores. E com esse olhar administrador que iremos analisar os dados e chegar à tomada de decisão final sobre os meios de estratégias de comercialização utilizadas pela empresa para a divulgação de seu produto principal e secundário. Contudo abordaremos a necessidade de novas modalidades de apresentação e exposição dos produtos oferecidos pela empresa Alpha.

Métodos

Para a realização deste estudo tivemos como universo de pesquisa a empresa Alpha da cidade de Mirassol d’oeste, localizada no centro do perímetro urbano do município, atuando no ramo de revenda de nutrição animal e produtos secundários para agropecuária. A pesquisa foi realizada em forma de questionário com coleta de dados direta do proprietário, sendo uma pesquisa quantitativa.

Resultados e discussões

A empresa Alpha atua no mercado como micro empreendedor individual, com razão social Lucas de Brito - ME e nome fantasia Alpha: excelência em nutrição animal, suas principais atividades são: promoção de vendas, venda de medicamentos veterinários, nutrição animal, maquinas e equipamentos. Tem como produtos principais: suplementação mineral, proteinados e rações, para bovinos, equinos, caprinos, ovinos e aves, além de cria, recria e engorda. Já seus produtos secundários são: medicamentos veterinários, balanças, arames, cochos, bebedouros e homeopatia animal. Em geral as vendas são divididas em três períodos: no período da cheia, as vendas são concentradas mais em mineral, no período entre cheia e seca, as vendas são concentradas em mineral e proteinados, mas no período da seca mineral, proteinados e ração estão em alta, assim o melhor período de vendas ocorre entre julho e dezembro. Com isso a pior época de vendas ocorre entre janeiro e abril.

A motivação da abertura da empresa Alpha se deu pela experiência em ter trabalhado em uma empresa familiar no ramo de nutrição animal, onde na maior parte do tempo fica sozinho no estabelecimento, com isso começou a adquirir conhecimento dos produtos e familiarizou-se no ramo de vendas, destacando-se na aquisição de novos clientes. Após três anos uma empresa de porte nacional apresentou-lhe uma proposta e o mesmo a aceito adquirindo mais três anos de experiência no ramo “(...) três anos adquirindo mais experiência nos mais importantes seguimentos agropecuários, percebendo que eu tinha facilidade na gestão, negociação e na prospecção de clientes, busquei a antiga representação me tornando um representante legal da Rico Nutrição Animal” (Lucas Brito, proprietário). A partir desse salto foi agregando novos fornecedores dos mais diferentes seguimentos no ramo agropecuário numa visão de crescimento o pessoal.

Quando aceitou a proposta de emprego da empresa de porte nacional, teve o salario como principal atrativo junto com a perspectiva de crescimento pessoal. Na empresa Matsuda existiam melhores condições de desenvolver o seu trabalho, pois trabalhava com um melhor suporte para vendas, essa mudança foi positiva em sua vida, pois obteve mais conhecimento no ramo e teve a possibilidade de conquistar mais clientes, criando um vinculo, fidelizando os clientes e levando os mesmos para sua empresa. O prédio onde a empresa estava estalada era alugado, como a crise atingiu alguns ramos de atividade, o proprietário do imóvel precisou vendê-lo e pediu encarecidamente se havia a possibilidade de quebra de contrato para a possibilidade da realização da vendo do imóvel. Assim como bom samaritano entendeu a situação e desocupou o prédio. Entretanto, já conseguiram outro prédio, que está em reforma devido alguns vazamentos no telhado, mas será entregue posteriormente.

Uma vez que o ramo de atividade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (89.2 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com