TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EVOLUÇÃO DAS FORMAS DE EDM

Por:   •  15/9/2015  •  Abstract  •  694 Palavras (3 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 3

O texto base para este resumo apresenta um breve estudo sobre a História da Evolução das formas de administração. Foram abordados três temas principais: Biografia e princípios de Taylor, biografia de Ford e sua produção em serie que ficou conhecida por fordismo e a escola de relações humanas, movimento de reação e de oposição à teoria clássica da administração.

Taylor, que ao longo da sua carreira ficou conhecido com “Pai da administração cientifica”, devido a ter proposto um método cientifico e cartesiano na administração das empresas métodos que foram desenvolvidos através de estudos com base no trabalho dos operários, isso o levou a seguir uma teoria de baixo para cima e seus primeiros estudos o levaram a concluir que: oferecer treinamentos possibilitava um aumento da produção e melhor qualidade do produto, estudos a definir uma metodologia própria de execução, coparticipação entre capital e o trabalho reduzindo custos e aumentando os salários e a questão de supervisão em todas as etapas a fim de verificar se as atividades estavam sendo desenvolvidas dentro das conformidades e instruções programadas. Firam definidos quatro princípios fundamentais da administração cientifica que são: Planejamento, seleção dos trabalhadores, preparação dos trabalhadores e o da cooperação (ou execução). E sobre a visão de Taylor Apesar de sua atitude francamente pessimista a respeito da natureza humana, já que considera o operário como irresponsável, vadio e negligente, Taylor se preocupou em criar um sistema educativo baseado na intensificação do ritmo de trabalho em busca da eficiência empresarial e, em nível mais amplo, ressaltar a enorme perda que o país vinha sofrendo com a vadiagem dos operários em quase todos os atos diários.

Ford que depois de algumas tentativas fracassadas de fabricação de um veiculo automotivo laçou o seu primeiro automóvel em 1908, o sucesso de sua produção que em apenas cinco anos ultrapassou sua concorrência se deu através de seus princípios de Intensificação do ritmo de produção, aumento constante da produtividade e busca permanente da redução de custos (economicidade).  Inspirado nos matadouros de Detroit introduz o conceito de linha de montagem na fabricação de automóveis e dá início à produção em massa do Modelo T consistia em instalar uma cadeia de montagem a base de correias de transmissão e guias de deslizamento que iam deslocando automaticamente o chassi do automóvel até os postos onde sucessivos grupos de operários realizavam nele as tarefas previstas, até que o carro estivesse completamente terminado. O sucesso de Ford residia no seu procedimento para reduzir os custos de fabricação: a produção em série, conhecida, também, como fordismo.

Ao contrario do que muitos pensavam o segredo não era apenas na linha de montagem, mas também na padronização das peças que barateava a produção e reparos no produto funcionava através de um sistema de peças intercambiáveis ensaiado desde muito tempo antes em fábricas americanas de armas e relógios e para alcançar a intercambiabilidade foi necessário padronizar o produto e as ferramentas, projetando-os de modo a facilitar o trabalho de montagem e reduzir erros de fabricação e ajustes.

A união das propostas de Fayol, Taylor e Ford constituiu o que se convencionou chamar de a Escola (ou Teoria) Clássica da Administração.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (64.5 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com