TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EXERCÍCIOS SOBRE A PRÁTICA 4 – ANÁLISE TÁCTIL VISUAL.

Por:   •  13/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  418 Palavras (2 Páginas)  •  369 Visualizações

Página 1 de 2

EXERCÍCIOS SOBRE A PRÁTICA 4 – ANÁLISE TÁCTIL VISUAL.

  1. O que é textura de um solo? Exemplifique levando-se em consideração os Solos que vocês classificaram.

Corresponde a preparação relativa da fração granulométrica existente em um solo, ou seja, o quanto se tem de areia, silte e argila em uma amostra de solo.

  1. Qual a importância física de se classificar do ponto de vista textural os vários horizontes que possuem os perfis de Intemperismo dos diversos solos?

São ferramentas de grande utilidade, pois ajudam a interpretar a distribuição e o comportamento das diferentes camadas de solo de uma determinada área apesar de sua grande importância e utilidade, necessitam ser bem interpretadas para serem uteis na engenharia.

  1. Como pode-se determinar a classe textural de um solo? Levando-se em conta os Solos Granulares e os Solos Finos?

Os solos granulares são aqueles nos quais mais de 50% das partículas são visíveis a olho nu, são as areias e os pedregulhos. Os solos finos são aqueles nos quais mais de 50% das partículas são de tal dimensão, que não são visíveis a olho nu, são as argilas e os siltes.

  1. Como é que se faz o uso do triângulo textural de classificação dos solos?

Durante a classificação dos solos em um determinado local a textura é muitas vezes a primeira e a mais importante propriedade a ser determinada. Para isso os solos podem ser agrupados em 13 classes texturas por meio de um triangulo textural e para utilizar o triangulo textural  tem que saber as porcentagens de areia, silte e argila no solo.

  1. A que se refere a estrutura do solo e quais são os principais tipos? Leve em consideração como se formou cada um dos vários Horizontes que compõem os perfis de solos.

A estrutura do solos refere-se aos horizontes que foram formadas de acordo com acontecimentos do intemperismo físico e químico, são eles os solos residuais maduros argiloso e poroso, solos residuais jovens, alto-arenoso, com a presença de estruturas  e rochas alteradas cuja a arrumação obrigava o uso de explosivos.

  1. Favor desenhar um perfil de Intemperismo completo, desde o Solo Coluvionar ou Transportado até o Topo da Rocha Sã. Classifique os Horizontes do ponto de vista Geotécnico e faça a correlação com a Classificação dos Horizontes do ponto de vista Pedológico.

[pic 1]

7) Levando-se em consideração a Resistência dos Horizontes dos perfis de Solo. Quais serão os melhores horizontes para você assentar as Fundações de uma obra de engenharia? Explique, citando exemplo de pelo menos 3 tipos de obras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (165.6 Kb)   docx (125.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com