TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia Ambiental

Trabalho Universitário: Economia Ambiental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/4/2013  •  506 Palavras (3 Páginas)  •  508 Visualizações

Página 1 de 3

Economia Ambiental

Ana Luisa Amorim-12239

1. Evolução Histórica do Desenvolvimento Sustentável: Nas ultimas décadas, vários são os acontecimentos que marcam a evolução do conceito de desenvolvimento sustentável desde 1968 com a Criação do Clube de Roma. Houve muitas transformações de modo integrado com o ambiente florestal que não se diferenciam muito do tipo de transformações que certas espécies animais podem causar no ambiente onde estão inseridas. A agricultura provocou uma modificação radical no ecossistema. Com a Revolução Industrial, a capacidade da humanidade de intervir na natureza tem impulso e aumentam sem parar, causando grandes danos e trazendo subsistência para a sobrevivência;

2. Relação Capitalismo e Meio Ambiente: Ao inserir taxas ecológicas, os preços de produção se alteram, com isso, torna as empresas mais competitivas ambientalmente corretas. Essas taxas são uma aplicação de introduzir no valor comercial os custos externos. Como podemos ter um meio ambiente menos poluído, diminuir o aquecimento global e diminuir a camada de ozônio com uma cultura que prima pelo consumismo descontrolado? Apesar de haver uma conscientização das pessoas em relação ao meio ambiente, elas continuam consumindo. Significa dizer que uma cultura de sociedade de consumo não se desconstrói do dia para noite.

3. Processo de tomada de decisão: A administração da incerteza trata de, dadas às condições de tomada de decisão, como pensar e agir sobre as incertezas que afetam a decisão. Nesse sentido, a administração da incerteza busca estudar os fatores de risco que envolvem as decisões procurando refletir sobre as incertezas e a relação entre ação e conseqüência na busca pelo “caminho” crítico ideal. Dessa maneira, tentar buscar essas relações procurando fazer uso de analises probabilísticas e estudos qualitativos e quantitativos descritivos sobre o esclarecimento das conseqüências se torna essencial. Ferramentas como árvore de decisões, matriz GUT (Gravidade, Urgência e Tendência) são mecanismos que ajudam nessa escolha. A reflexão nesse seminário se volta sobre a necessidade de não convivermos com incertezas no processo decisório apenas como mero espectadores onde o fluxo para o caminho ideal não pode ser analisado e guiado. Cada vez mais analisar os riscos e utilizar ferramentas para a gestão da incerteza tem se mostrado como algo necessário à decisão eficaz

4. Valores contribuíram para a diluição recursos naturais: Xxx

5. Classificação Recursos Naturais: Renováveis, não renováveis; exaurível, esgotáveis ou não reprodutíveis. São classificados como recursos renováveis e não-renováveis, quando se tem em conta o tempo necessário para que se dê a sua reposição. Os não-renováveis incluem substâncias que não podem ser recuperadas em um curto período de tempo, como por exemplo, o petróleo e minérios em geral. Os renováveis são aqueles que podem se renovar ou serem recuperados, com ou sem interferência humana, como as florestas, luz solar, ventos e a água.

6. Teoria dos Recursos Exauríveis: É a relação entre o tempo em que os processos naturais necessitam para concentrar os minérios em jazidas comercializáveis e o tempo de extração é que leva a dizer que são exauríveis.

7. Regra

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com