TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia Ambiental

Trabalho Universitário: Economia Ambiental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  342 Palavras (2 Páginas)  •  484 Visualizações

Página 1 de 2

Plano de aula de Economia Ambiental

Tema: Desenvolvimento Econômico x Meio Ambiente

Ementa:

Conhecimento do desenvolvimento econômico, e preservação e a exploração do meio ambiente.

Objetivo Geral:

Ampliar no aluno a capacidade de analisar e compreender o meio ambiente e sua interação com o desenvolvimento econômico, buscando-se alternativas para a preservação de todos os recursos naturais existentes dentro das políticas ambientais formuladas pelos governantes.

Objetivo Específico:

• Compreender as contradições entre o atual modelo de desenvolvimento econômico e a preservação do meio-ambiente;

• Compreender quais são as formas de preservação ambiental;

• Entender as implicações dos mecanismos de conservação na economia mundial.

Metodologia:

Primeiro iremos promover a sensibilização sobre o tema da aula através de textos trazidos pelo professor, textos que enfatizam o tema. O professor dirá aos alunos que é consenso que o homem já causou muita destruição e é importante preservar os bens naturais. Por outro lado, é complicado escolher quais regiões ou espécies são mais importantes para a biodiversidade porque não é simples conciliar preservação do meio ambiente e desenvolvimento econômico. E que o impacto econômico da destruição da natureza é, provavelmente, tão grande quanto o impacto de uma política radical de preservação.

Num segundo momento os alunos devem pesquisar, na biblioteca ou na sala de informática, alternativas que aliem preservação ambiental e a economia ambiental. E discutirem na sala tudo que aprenderam.

Por fim os alunos serão convidados a desenvolver uma atividade visual. Muitas vezes, as imagens falam mais que as palavras e, neste caso, pode ser um bom exercício de conscientização “ver” o que está acontecendo com o planeta por conta do desenvolvimento econômico e refletir como esses acontecimentos têm impacto na sobrevivência de todos os seres vivos. Desta forma, os alunos podem pesquisar imagens desse desenvolvimento econômico e do impacto no meio ambiente e fazer trabalhos de colagem para dar origem a um mural a ser exposto na escola.

Avaliação:

Com base na participação dos alunos em sala de aula e nas pesquisas, o professor deverá avaliar se aprenderam diferentes mecanismos de conservação da natureza. Observando também se entenderam as implicações das estratégias de preservação para a economia mundial.

Referências Bibliográficas:

http://www.culturaambientalnasescolas.com.br/noticia/economia/plano-de-aula:-a-relacao-entre-a-economia-e-preservacao-da-natureza

http://educacao.uol.com.br/planos-de-aula/medio/geografia-ambiente-e-economia.htm

http://revistaescola.abril.com.br/ensino-medio/relacoes-economia-conservacao natureza 689127.shtml?utm_source=redesabril_fvc&utm_medium=facebook&utm_campaign=redesabril_novaescola&?utm_source=redesabril_fvc&utm_medium=twitter&utm_campaign=redesabril_novaescola&

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com