TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia Brasuleura

Por:   •  26/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  611 Palavras (3 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 3

UNIFAVIP/DEVRY

EXERCÍCIO 2

ECONOMIA CONTEMPORÂNEA

Profª. MSc. Angélica Trindade

Com relação ao período pós 1930 para a economia brasileira responda:

  1. A crise de 1929 gerou um longo período de depressão em nível mundial ao longo dos anos 30. Face à retração mundial da demanda de café decorrente dessa crise, o governo mudou a estratégia de desenvolvimento do país criando o Processo de Substituição de Importações (PSI).

  1. No que consiste esse modelo e qual sua lógica?
  1. Explique de que forma a política cambial adotada contribuiu para o desenvolvimento do setor industrial.
  1. Apresente as características e dificuldades do PSI.
  1. "A economia brasileira teve condições relativamente favoráveis para reagir positivamente ao estímulo da substituição de importações". Diga se concorda ou não com essa afirmativa, justificando sua posição.
  1. Discorra em linhas gerais sobre o Plano de Metas, apresentando sua opinião sobre o cumprimento das metas.
  1. Com relação ao período pós 1930 para a economia brasileira responda V ou F nas questões a seguir:
  1. Sobre o crescimento industrial brasileiro na primeira metade do século XX, é correto enunciar (que):

( ) inexistiam iniciativas oficiais para conceder crédito ao setor industrial, que precisava recorrer ao setor financeiro privado como única alternativa para obtenção de financiamento de longo prazo.

(  ) o governo criou empresas estatais e estimulou certos ramos industriais, o que permite que autores interpretem que já houve nesse período interesse governamental pela indústria.

(   ) foi criada uma carteira especializada do Banco do Brasil destinada ao financiamento dos investimentos privados, mas não exclusiva nem prioritariamente na indústria de transformação.

(   ) a primeira empresa a produzir aço foi de propriedade estatal.

(  ) a demanda interna por vários bens de consumo leves, como alimentos, bebidas e têxteis, já era atendida prioritariamente por produção local em 1919.

  1. Os acontecimentos econômicos e políticos de 1930, internacionais e domésticos, permitem que vários autores considerem este ano um marco na periodização da História Econômica do Brasil. Caracteriza (m) a década de 1930:

(   )  o deslocamento do centro dinâmico da economia, à medida que o crescimento industrial do setor de bens de consumo foi induzido pelos investimentos no setor de bens de produção, como cimento e aço.

(  ) o déficit público crescente nos primeiros anos da década de 1930, que contribui para explicar a forte aceleração da inflação no período.

(  ) o crescimento industrial com baixas taxas nos três primeiros anos da década, mas que posteriormente acelerou-se, registrando-se taxas superiores a 10% em vários anos da mesma década.

(  ) a queda da participação percentual de produtos tradicionais no valor das exportações do país, como o café e o algodão, que realizaram estudos e apresentaram propostas para a economia do país.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (128.9 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com