TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia de negocios

Por:   •  13/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  529 Palavras (3 Páginas)  •  1.937 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Federal da Paraíba

Nome: Maria Sannaena Pessoa Matrícula:91313632

Disciplina: Organização, Processo e Tomada de Decisão.

Professor: Anielson Barbosa da Silva

Tutora: Erica Dayane Chaves Cavalcannti

Atividade (Unidade 5)

  1. O modelo de Administração Pública Brasileira encerra três grandes desafios. Quais são eles?

Os três grandes desafios relacionado á administração Pública diz respeito ao desenvolvimento autossustentado e soberano da nação;

A garantia de governabilidade;

A efetividade dos órgãos públicos.

  1. Como a governabilidade pode ser o elemento catalisador da gestão pública?

A governabilidade é elemento essencial para o desenvolvimento. Outros fatores como a efetividade dos órgãos públicos exercem fatores determinantes, além da participação popular nas ações e decisões do governo. A governabilidade torna-se elemento catalisador na medida em que pressupõe confiança e disposição da sociedade para colaborar voluntariamente com as decisões do governo e implica a demonstração do atendimento das demandas  e pressões sociais; transparência por parte do Estado, e liderança, entendida como a capacidade governamental de perceber e catalisar as aspirações da população e tomar decisões coerentes com essas demandas.

  1. Quais as razões mais comumente alegados para o baixo desempenho das instituições públicas?

Como mostra a matéria didático, as organizações públicas são diferentes das organizações privadas, pois suas finalidades são sociais e não lucrativas. As decisões estratégicas realizadas nas instituições públicas apresentam resultados de longo prazo dificilmente reversível, e baseiam-se em ideologias e em valores, sendo o processo decisório nesse nível pouco suscetível á estruturação ou á sistematização. Temos ainda os interesses político-partidários que muitas vezes se superpõem aos interesses sociais mais legítimos, alterando as decisões bem formuladas tecnicamente. Enquanto as decisões operacionais ficam na dependência de decisões superiores (dos Poderes Legislativo e Judiciário, do Tribunal de Contas da União ou de outros órgãos burocráticos).

  1. Como se diferencia o planejamento na área pública do planejamento na área privada?

Na área pública foram os acadêmicos que contribuíram para a formulação de estratégias públicas. O planejamento estratégico é complexo sendo estruturado em segmentos específicos. Essa segmentação organizacional faz com que a missão do governo seja desfocada pelo controle dos meios( recursos, procedimentos e normas). A influência direta da política muitas vezes confere privilégios a certas instituições e pessoas, dando respaldo a politicagem e ao corporativismo. Torna-se necessário promover o reordenamento das missões dos órgãos públicos para garantir o cumprimento das funções governamentais de maneira global e integrada.

No planejamento privado foram os executivos e consultores de grandes organizações que marcaram a origem do planejamento estratégico. Essas organizações possuem diversos objetivos, onde os objetivos econômicos e financeiros prevalecem sobre o social. Temos a interação entre fatores de produção ocorridos em um sistema produtivo. Fatores esses constituídos segundo Rosetti (1997) de recursos materiais, humanos, capacidade tecnológica e a capacidade empresarial.

  1. Explique porque o processo decisório torna-se cada dia mais complexo nas organizações.

Tanto nas organizações públicas como nas privadas temos a influência de fatores externos, o avanço tecnológico, globalização e diversas informações que devem ser obtidas em um curto espaço de tempo. Em ambientes mutáveis, as organizações devem responder dinamicamente aos estímulos externos e o impacto das suas decisões trará o seu posicionamento no mercado, por isso a complexidade em analisar que processo adotar em um ambiente instável. O processo decisório precisa ser redefinido constantemente, sendo flexível as “mudanças paradigmáticas” nos relacionamentos sistêmicos das organizações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (44.7 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com