TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educaçaõ financeira

Por:   •  26/5/2015  •  Artigo  •  575 Palavras (3 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 3

RESUMO DO LIVRO: TERAPIA FINANCEIRA

CRISTINA TIMO

cristinatimo@gmail.com                (38) 9972-7283

A história de Reinaldo Domingos ilustra o quanto a metodologia DSOP é factível e aplicável à sua missão: Disseminar a educação financeira no Brasil e no mundo, a partir da concepção de respeito ao dinheiro e aos sonhos. Partindo da premissa de que o sucesso financeiro não depende do valor de remuneração, e sim da forma como o indivíduo organiza suas finanças, é importante entendermos como a educação financeira irá influenciar os resultados em todas as áreas de nossa vida.

Normalmente pais ensinam seus filhos a ganhar dinheiro, porém, não ensinam que devem buscar sua independência financeira, controlando-o e gerando riqueza para si e para outras pessoas.

Orientar-se para o alcance de um propósito, vem ao encontro da metodologia que Reinaldo propõe, e que de forma simples nos ensina que devemos ter controle de nossos gastos, não apenas para honrar nossos compromissos, mas para alcançar nossas metas, nossos sonhos.

O modelo relativo a como administramos nosso dinheiro é herdado por assimilação ou inconscientemente por oposição aos nossos pais, o que pode nos levar à reprodução de comportamentos não sustentáveis financeiramente, gerando prejuízo não apenas do ponto de vista do dinheiro, mas também nas relações interpessoais.

Desgastes no relacionamento com o cônjuge e filhos, produtividade baixa, problemas de saúde e presenteísmo, são alguns dos prejuízos que não costumamos contabilizar, e na maioria das vezes não nos damos conta de que é o descontrole financeiro que os está causando.

 A metodologia DSOP pode ser resumida em quatro passos: diagnosticar, sonhar, orçar e poupar.

É simples! Em nossa rotina corrida, não costumamos contabilizar gastos com supérfluos, gastos por impulso ou quem sabe as moedinhas que deixamos nas gavetas... A partir do primeiro pilar DIAGNOSTICAR, utilizamos uma ferramenta chamada APONTAMENTO DE DESPESAS que é um livrinho que irá nos acompanhar durante um mês (para quem tem rendimento fixo) ou três meses (para quem tem renda variável). A partir da apuração destes números ficaremos conscientes de quanto gastamos e com o que gastamos. Responderemos à famosa pergunta “para onde foi meu dinheiro”?

Bom, depois de descobrir qual fim levou seu dinheiro (doces, baladas, chopps, roupas, cosméticos, brinquedos, ou mesmo coisas que compramos e não usamos) devemos partir para o próximo pilar SONHAR. Isso mesmo, você pode estar se perguntando: Como sonhar se tenho dívidas para pagar? Você irá usar o dinheiro que estava “descendo pelo ralo do consumismo” e irá priorizar seus sonhos. Comece por definir suas metas, seus sonhos de curto, médio e longo prazo.

Bom, depois disso é a vez do pilar ORÇAR: Defina um valor cada sonho, para os quais você irá juntar ao mesmo tempo.  Com o passar dos meses ou anos que você definiu para alcançar seus sonhos, você ira ficar cada vez mais motivado, por ver que parte de seu dinheiro irá financiar sua felicidade! É fundamental que você inclua nestes três sonhos, a sua independência financeira.  Para isso você irá organizar suas finanças, levantando suas dívidas e negociando de acordo com suas possibilidades, propondo ao credor um prazo e um valor mensal viável para que você fique livre dos débitos. Nessa altura você já sabe o valor que deve guardar para realizar seus sonhos e pagar suas dívidas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (39.7 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com