TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação

Por:   •  28/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.024 Palavras (9 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 9

DEFICIÊNCIAS NUTRICIONAIS NO PÓS CIRÚRGICO DE INDIVÍDUOS SUBMETIDOS A CIRURGIA BARIÁTRICA

NUTRITIONAL DEFICIENCIES IN INDIVIDUALS SUBJECT TO BARIATRIC SURGERY

DEFICIÊNCIAS NUTRICIONAIS E A CIRURGIA BARIÁTRICA

1 Universidade Paulista

Não existem conflitos de interesse no presente trabalho

Área de interesse: Nutrição Clínica

RESUMO

A presente pesquisa tem como objetivo geral avaliar as deficiências nutricionais de pacientes no pós cirúrgico e o tipo de deficiências de vitaminas e minerais após a cirurgia bariátrica. A obesidade é considerada um problema de saúde pública no mundo e se caracteriza pelo excesso de massa corpórea. A dificuldade de emagrecer deve-se ao fato da doença ou transtorno alimentar ser multifatorial, sendo vários aspectos responsáveis: genético, neurológico, endocrinológico, medicamentoso, dieta alimentar inadequada, inatividade física, fatores psiquiátricos e psicológicos. Sendo assim a cirurgia bariátrica é o tratamento de escolha para casos graves de obesidade, nos quais outras medidas como dieta, exercício físico, medicamentos, entre outros, não foram bem sucedidas. Os artigos analisados relatam que pacientes submetidos a cirurgia bariátrica apresentam risco aumentado de desenvolver alterações nutricionais, que ocorrem mais frequentemente com as cirurgias restritivas malabsortivas se comparadas com aquelas puramente restritivas. Baixos níveis de ferro e vitamina B12 são predominantes após o bypass gástrico em y de Roux. A cirurgia bariátrica promove uma diminuição severa no consumo de alimentos, o que acarreta a ingestão de dietas hipocalóricas e deficientes em nutrientes, com consequentes complicações nutricionais.

Descritores: Obesidade; Cirurgia bariátrica; Deficiências nutricionais; Obesidade mórbida.

ABSTRACT

This research has the general objective of evaluating the nutritional deficiencies in patients after surgery and the type of vitamin and mineral deficiencies after bariatric surgery. Obesity is considered a public health problem worldwide and is characterized by excess body weight. The difficulty of weight loss was due to the fact of illness or eating disorder is multifactorial, being responsible for various aspects: genetic, neurological, endocrine, medication, poor diet, physical inactivity, psychiatric and psychological factors.

Thus bariatric surgery is the treatment of choice for severe cases of obesity, where other measures such as diet, exercise, medication, among others, have not been successful. The articles report that analyzed patients undergoing bariatric surgery are at increased risk of developing nutritional changes, which occur more often with restrictive malabsorptive surgeries compared with those purely restrictive. Low levels of iron and vitamin B12 are prevalent after gastric bypass Roux-en-y. Bariatric surgery causes a severe decrease in food consumption, which entails eating low-calorie diets and deficient in nutrients, with consequent nutritional complications.

Keywords: Obesity; Bariatric surgery; Nutritional deficiencies; Morbid obesity.

INTRODUÇÃO

Obesidade é uma doença crônica caracterizada como um dos principais problemas de saúde pública e relacionada a fatores fisiológicos, ambientais, metabólicos e psicológicos. Tem como causa primária o sedentarismo e hábitos alimentares inadequados 1.

O peso excessivo causa diversos agravantes prejudiciais a saúde como diabetes mellitus tipo 2, hipertensão arterial, apneia do sono, câncer, dislipidemia, doenças cardíacas, distúrbios psicossociais e diminuição da qualidade de vida 2.

Para a classificação da obesidade é utilizado o Índice de Massa Corporal (IMC), que estabelece o estado nutricional. É baseado na relação entre peso e altura, mas não é uma medida precisa de teor de gordura do corpo 3.

Considera-se obesidade quando o IMC encontra-se acima de 30 kg/m². Para a realização de procedimento cirúrgico, o IMC deve ser acima de 40 kg/m² ou maior de 35 kg/m² associado a comorbidades como: hipertensão arterial, dislipidemia, diabetes tipo 2, apneia do sono entre outros 4.

Pacientes obesos que se submetem a reeducação alimentar ou outros

métodos para diminuição de peso e não conseguem resultados satisfatórios

são avaliados e podem ser selecionados para o tratamento cirúrgico após tentativa de diversos métodos para a perda de peso, em média são dois anos 4.

Existem duas técnicas cirúrgicas. A que estabelece a quantidade de alimentos ingeridos pelo paciente, por gastroplastia vertical com bandagem, que consiste fechar uma porção do estômago através de uma sutura, resultando em diminuição do reservatório gástrico 5.

As cirurgias são consideradas muito eficazes em relação a perda de peso e a técnica disabsortiva ou derivação biliopancreática é a técnica que modifica a anatomia do trato digestivo impedindo absorção de grande parte dos alimentos ingeridos, porém não restringe a quantidade que é consumida, já que não há diminuição do estômago. Ocorre um grande desvio de alimento que vai para o

intestino grosso 5.

Outro procedimento é a técnica combinada (mista), gastroplatia vertical com bypass em Y de Roux, denominada Capella ou Fobi – Capella. É um procedimento realizado a partir da combinação das técnicas restritivas e disabsortivas 6.

Após a cirurgia bariátrica, a perda de peso é rápida e eficiente

principalmente no primeiro e segundo ano pós-cirúrgico, no entanto, para a manutenção desta perda é necessário uma modificação dos hábitos alimentares, pois a quantidade de alimentos a ser consumida deve ser limitada e a qualidade priorizada 6.

REVISÃO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)   pdf (59.5 Kb)   docx (17.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com