TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Abordagem Sistêmica

Por:   •  7/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.687 Palavras (7 Páginas)  •  780 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ

ESCOLA DE SAÚDE E CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

CURSO DE PSICOLOGIA - DIURNO

SEMINÁRIO E ARTICULAÇÃO COM O DOCUMENTÁRIO: NASCIDOS EM BORDÉIS.

CURITIBA

2015

BRUNA RHAISA MACHADO LOPES

CAROLINE LÔBO

CAROLINE DIETERICH

DOUGLAS CRUZ

KAUÊ LUIZ NATÁRIO

PATRICIA TUREK BAGATIN

REGINA KLUTCKOWSKI GRACIANO

REBECCA LIMA MATOSO

SEMINÁRIO E ARTICULAÇÃO COM O DOCUMENTÁRIO: NASCIDOS EM BORDÉIS.

Trabalho apresentado ao curso

de Psicologia, disciplina Concepções

Teorias da Abordagem Sistêmica,

sob supervisão da Professora Janice

Souza Moreira.

CURITIBA

2015

Conceitos e Relação com o Documentário

A Teoria Geral dos Sistemas foi desenvolvida por Bertalanffy, a partir da década de 1940 (Vasconcellos, 2005). De acordo com Bertalanffy, a unidade básica de observação dos fenômenos naturais seria o sistema, isso porque cada fenômeno apenas poderia ser entendido a partir de sua relação com o meio. Entre algumas propriedades dos sistemas estão a globalidade, equifinalidade, feedbacks positivo e negativo, tendência integrativa e tendência auto-afirmativa, esses serão os conceitos tratados nesse trabalho, e também sua relação com o documentário Nascidos em Bordéis: Crianças da Luz Vermelha de Calcutá.

O conceito de globalidade, de acordo com Watzlawick,caracteriza-se por “toda e qualquer parte de um sistema está relacionada de tal modo com as demais partes que uma mudança numa delas provocará uma mudança em todas as partes e no sistema total” (Watzlawick et al, 1967/2007, p. 112). De acordo com outro autor, Rosen, podemos o sistema se comporta como um todo coeso, o que implica que a mudança de uma parte altera todas as outras partes e todo o sistema, isso acontece pela globalidade. Sendo assim, o todo emerge além da existência das partes e "as relações são o que dá coesão ao sistema todo, conferindo-lhe um caráter de totalidade ou globalidade, uma das características definidoras do sistema” (Vasconcellos, 2008, p.199).

Podemos observar o exempo de globlidade quando o projeto começou a ser feito com as crianças da luz vermelha. Elas viviam em bordéis, e só conheciam o que vivenciavam ali, quando inseridas no projeto, conheceram coisas novas, maneiras diferentes de ver o mundo, e que existia sim esperança de uma vida melhor. Apesar de algumas crianças nao terem saido dos bordeis, outras tiveram a oportunidade de conhecer uma realidade diferente, e optaram por estudar em busca de um futuro melhor. Assim, podemos identificar a globalidade ocorrida, em que atraves do projeto, a documentarista conseguiu provocar uma mudança nesse sistema em que as crianças estavam inseridas.

        A equifinalidade entende-se que em um sistema aberto, o resultado de seu funcionamento independe do ponto de partida, ou seja, o equilíbrio é determinado pelos parâmetros do sistema; diferentes condições iniciais geram igualdade de resultados e diferentes resultados podem ser gerados por diferentes condições iniciais. Desta forma, nos sistemas fechados o estado de equilíbrio é dado pelas condições iniciais (Barcellos & Moré, 2007; Osorio, 2002; Vasconcellos, 2010). Equifinalidade que é também outra propriedade de um sistema, referencia que as características atuais de um sistema são mais determinadas pelas retroações atuais que as mantém do que pelas condições iniciais que as originaram. Os sistemas abertos são caracterizados por essa propriedade, ou seja, esses sistemas podem alcançar, por uma variedade de caminhos, o mesmo resultado final, partindo de diferentes condições iniciais. Na medida em que os sistemas abertos e desenvolvem mecanismos regulatórios (homeostase) para regular suas operações, a quantidade de equifinalidade é reduzida. (Bertalanffy, 2006). Ainda tendo como base outro autor, Rose, na teoria familiar sistêmica, estruturada em torno desses conceitos, entende família como um sistema aberto que se autogoverna mediante regras que definem o padrão de comunicação, mantendo uma interdependência dos membros e com o meio, no que diz respeito à troca de informações e usa de recursos de retroalimentação para manter o grau de equilíbrio em torno das transações entre os membros. Para equifinalidade podemos correlacionar todas as ações da documentarista em realizar algo para melhorar ou contribuir com a situação de vida das crianças, ou seja inúmeras formas, como ensina-los a fotografar, leva-los a escolas melhores, divulgar as fotos tiradas pelas crianças, para um mesmo objetivo ajudar as crianças.

        Ainda considerando a Teoria Geral dos Sistemas, que também fez uso do conceito de retroalimentação ou feedback que emergiu na cibernética, o qual garante a circulação de informações entre elementos do sistema. A retroalimentação pode ser negativa, o que acontece quando esse mantém a homeostase, ou positiva, ocorre quando o sistema responde pela mudança sistêmica (Vasconcellos, 2010). De acordo com outro autor, na retroação positiva, a qual é denominada na literatura por feedback positivo, a informação retorna para o sistema de modo a aumentar o desvio da tendência que vinha se configurando até então. Esse tipo de feedback produz mudanças nos sistemas, possibilitando novas formas de funcionamento, então um dos meios de alterar as relações de um sistema é por meio desse feedback (positivo). Já no feedback negativo, a informação que retroalimenta o sistema tende a diminuir o desvio das tendências do sistema. Esse mecanismo é importante quando é preciso manter algumas estruturas do sistema funcionando do modo em que estão (Watzlawick et al, 1967/2007).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (146.7 Kb)   docx (312.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com