TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Elaboração do Protocolo

Por:   •  12/10/2016  •  Monografia  •  862 Palavras (4 Páginas)  •  1.250 Visualizações

Página 1 de 4

CAPA

A capa do protocolo deve conter o nome da Universidade, Faculdade e Departamento em que se realizará o trabalho ou ao qual o supervisor responsável estiver adstrito, seguido do título do trabalho, nome do estudante, nome do(s) supervisor(es), mês e ano da apresentação do protocolo à Universidade.

1. INTRODUÇÃO

Parte do trabalho que apresenta o estado actual de conhecimentos no campo do trabalho ou investigação e indica o propósito da realização do trabalho. Neste capítulo, deve estar bem clara, com base no que se recolhe na bibliografia, a necessidade da realização do trabalho.

Deve ser consultada bibliografia relevante e actualizada.

2. JUSTIFICAÇÃO

Porque fazer o trabalho? Necessidade para o país.

3. OBJECTIVOS

Neste capítulo enumeram-se, duma forma clara, directa e precisa, os principais objectivos do trabalho. Os objectivos devem ser apresentados em frases curtas e não devem conter suposições.

4. MATERIAL E MÉTODOS/ACTIVIDADES A REALIZAR

Este capítulo proporciona aos restantes investigadores a informação sobre os materiais e as técnicas a serem usadas para a execução do trabalho. Deve estar descrita a metodologia a ser aplicada para que se alcancem os objectivos previamente mencionados. Em teoria, as experiências podem ser reproduzidas com a informação dada nesta secção.

Materiais: indicar a procedência, quantidade e todos os materiais que serão utilizados ao longo do trabalho. Deve informar, de forma clara, os animais a serem utilizados na experiência (proveniência, idade, sexo, e outras características importantes), os microorganismos (bactérias, vírus, parasitas, etc.), fármacos (proveniência, dose, composição, forma farmacêutica, etc.), meios, soros, equipamento, etc., identificando-os correctamente.

Métodos: apresentação cronológica de acordo com a previsão de sua utilização no trabalho. No caso de métodos já publicados, estes devem ser devidamente citados, sendo neste caso importante a descrição detalhada das modificações realizadas.

Deve também estar descrito, com detalhe, o desenho experimental e os métodos estatísticos a serem usados para a análise dos dados.

No caso de trabalhos de culminação de estudos em forma de estágio, este capítulo deve descrever as actividades a serem desenvolvidas durante o estágio.

Deve ser feita menção de que durante o estágio o estudante desenvolverá um caso estudo que pode ser decidido antes do inicio do estagio ou no decurso deste. Se a decisão for feita antes do início do estagio deve estar descrita a metodologia a seguir conforme indicado acima.

5. CALENDÁRIO DE ACTIVIDADES OU CRONOGRAMA DE ACTIVIDADES

O calendário de actividades deve ser apresentado em forma de tabela, indicando cronologicamente as principais fases/actividades em que elas serão executadas.

6. ORÇAMENTO

O orçamento deve ser apresentado em forma de tabela com a estimativa do custo dos materiais a serem adquiridos, consumíveis de escritório e de laboratório, viagens, etc. Devem estar indicadas as fontes de financiamento.

8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Todas as citações apresentadas no texto, devem ser apresentadas numa lista bibliográfica no fim do protocolo. O estudante deve verificar cuidadosamente se o nome dos autores, bem como as datas, são apresentadas duma forma correcta.

No texto apresenta-se primeiro o apelido do autor (sem iniciais dos restantes nomes), seguido do ano de publicação do trabalho. Se forem mais de dois autores apresenta-se o nome do primeiro autor seguido da expressão et al. (em itálico).

Exemplos:

Se for um autor: Harun (1990)

Se forem dois autores: Neves e Serrano (2000)

Se forem mais de dois autores: Correia et al. (2001).

No texto podem ser adoptadas às seguintes formas:

1. Cardoso et al. (2001) observaram........

2. .......num trabalho realizado por Neves et al. (2001).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (64.2 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com