TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Em que Aspectos a Ciência Diferencia-se de Outras Formas de Conhecimento?

Por:   •  20/2/2023  •  Resenha  •  438 Palavras (2 Páginas)  •  85 Visualizações

Página 1 de 2

Em que aspectos a ciência diferencia-se de outras formas de conhecimento?

A ciência pode ser considerada uma forma sistemática de construção do saber, uma forma mais estruturada, que segue metodologias específicas, que o simples conhecimento de um assunto ou matéria. Ciência se diferencia do conhecimento por não estar fundamentada em experiências ocorridas por acaso, não conduzidas de forma intencionada e com determinados parâmetros.

São fundamentos inerentes à ciência a consecução de métodos, a reflexão e a análise. Para a existência da ciência, segue-se uma rotina de procedimentos, os quais levam a um saber consolidado. Em contrapartida, o conhecimento não segue uma investigação aprofundada, pois a forma de adquiri-lo é informal, por meio de conversas, leituras diversas, por experiências pessoais, em interações familiares, sociais e comunitárias.

A diferenciação entre ciência e conhecimento pode ser resumida no fato de aquela seguir parâmetros intencionais e esquematizados, enquanto este não ser necessariamente adquirido de forma consciente, pois se baseia, por muitas vezes, em crenças, costumes e saberes do senso comum.

Os conhecimentos e outras crenças do senso comum baseiam-se na experiência quotidiana das pessoas, na chamada experiência de vida que se distingue da experiência científica por ser feita sem um planejamento rigoroso, sem método. Em alguns casos trata-se de experiências pessoais, em outros casos são experiências partilhadas pelos membros da comunidade – no decurso do processo de socialização. Em suma, é um conhecimento que se adquire sem estudos, sem investigações.

Pelo contrário, a ciência implica investigações, estudos efectuados metodicamente.

Ciência é um saber sistemático na medida em constitui um conjunto organizado de conhecimentos, havendo da parte dos cientistas um esforço para que as diversas teorias se articulem entre si e sejam coerentes.

O conhecimento é um saber não refletido, não examinado. É compreensível que assim seja, pois trata-se de saberes cuja aprendizagem é informal: aprende-se à medida que se vai vivendo e tendo experiências, aprende-se vendo, ouvindo e imitando os outros. Muitas vezes essa aprendizagem é inconsciente: as pessoas não têm noção de que estão a aprender, mas vão interiorizando crenças, costumes, saberes práticos, etc. Tanto podem aprender crenças verdadeiras como crenças falsas e injustificadas .De resto, essa atitude acrítica tem a ver com todas as características do senso comum aqui referidas.

A ciência não pode ser acrítica como o senso comum. Pelo contrário, implica uma atitude crítica por parte dos cientistas. Ou seja: para fazer ciência é preciso reflectir, pensar pela própria cabeça, e ter uma preocupação permanente com a fundamentação das ideias. Os cientistas devem ter essa atitude crítica relativamente às suas próprias ideias e relativamente às ideias dos outros. De resto, essa atitude crítica tem a ver com todas as características da ciência aqui referidas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (55.2 Kb)   docx (212.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com