TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha: Aspectos Lógico-filosóficos da Organização do Conhecimento na Esfera da Ciência da Informação

Por:   •  20/4/2018  •  Resenha  •  806 Palavras (4 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade Federal do estado do rio de janeiro

centro de ciências humanas - cch

Biblioteconomia - Bacharelado

ester Almeida e albuquerque

resenha:

Aspectos Lógico-filosóficos da Organização do Conhecimento na Esfera da Ciência da Informação

Rio de Janeiro

2018

ester almeida e albuquerque

resenha:

Aspectos Lógico-filosóficos da Organização do Conhecimento na Esfera da Ciência da Informação

Trabalho apresentado ao curso Bacharelado em Biblioteconomia  da UNIRIO - Universidade Federal do Estado do Rio de Janiro, para a disciplina Organização de Conceitos em Linguagens Documentárias.

Prof. Mirian Gotijo

Rio de Janeiro

2018

MONTEIRO, Silvana Drummond; GIRALDES, Maria Júlia Carneiro. Aspectos Lógico-filosóficos da Organização do Conhecimento na Esfera da Ciência da Informação. Inf. & Soc. Est., João Pessoa, v.18, n.3, p. 13-27, set./dez. 2008.

O artigo a ser discutido nessa resenha de conteúdo expositivo discorre sobre o desenvolvimento da ciência de organização do conhecimento, seguindo sua linha do tempo desde a antiguidade até os dias modernos por meio de seus pressupostos históricos e filosóficos. Ambas as autoras, Silvana Drummond Monteiro e Maria Júlia Carneiro Giraldes, são atualmente docentes no departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Monteiro, é Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e Carneiro é Mestre em Ciência da Informação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAM).

A narração do estudo começa afirmando a seguinte declaração: A preocupação com os estudos sobre a área de Organização do Conhecimento não é um fato recente, ela se mostra presente no campo da Ciência da Informação desde a Grécia antiga.

Os primeiros autores que estudaram o conhecimento contemporâneo foram os filósofos da Grécia, e o primeiro filósofo a dividir ou classificar o conhecimento foi Platão, que o dividiu em 3 partes, sendo essas Lógica, Física e Ética (VICKERY, 1980).

Outro filósofo grego teve grande importância na história da organização do conhecimento, e esse foi Aristóteles. Ele determinou as diretrizes da classificação do conhecimento que prevaleceram por dois mil anos, com o nascimento e a estruturação da Lógica. Aristóteles ainda classificou os conceitos estabelecendo as chamadas “dez categorias”, categorias metafísicas que classificam palavras em relação ao nosso conhecimento do ser.

A partir da concepção aristotélica, Porfírio descreve como as qualidades atribuídas às coisas podem ser classificadas, quebrando o conceito filosófico da substância como um relacionamento do tipo gênero/espécie. A sua famosa árvore ilustra sua classificação lógica da substância. Para Porfírio, os conceitos se subordinam, partindo dos mais gerais até chegar aos menos extensos. A imagem das árvores do conhecimento, com as suas estruturas hierárquicas e universais, também são metáfora-chave da Idade Média (MONTEIRO; GIRALDES, 2008)

Já na Idade Média, segundo Burke (2008) são três os principais sistemas de classificação e organização do conhecimento: a organização dos currículos, a ordem das bibliotecas e as enciclopédias.

Os currículos eram organizados em 2 graus de estudo. No primeiro deles estava contemplada a gramática, a dialética e a retórica, formando o trivium, e a Aritmética, Geometria, Música e Astronomia, formando o quadrivium ou via quádrupla, termo empregado por Boécio (séc. VI d.C), estágio de estudo mais avançado.         O segundo grau de estudo, porém, dava a possibilidade de o estudante escolher entre três faculdades, sendo elas Medicina, Direito e Teologia. A ordem das bibliotecas e bibliografias seguiam o sistema ditado pelas disciplinas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (217.5 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com