TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

1. Como O Conhecimento Tácito Se Torna Conhecimento Explícito? Explique E Exemplifique. 2. Como O Conhecimento Explícito Se Torna Conhecimento Tácito? Explique E Exemplifique.

Artigos Científicos: 1. Como O Conhecimento Tácito Se Torna Conhecimento Explícito? Explique E Exemplifique. 2. Como O Conhecimento Explícito Se Torna Conhecimento Tácito? Explique E Exemplifique.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/3/2015  •  546 Palavras (3 Páginas)  •  1.381 Visualizações

Página 1 de 3

Resposta

1. O conhecimento tácito se torna conhecimento explícito quando é externalizado de forma explícita para que possa ser transmitido a outras pessoas e gerar novos conhecimentos. O processo de conversão de conhecimento tácito em conhecimento explícito inicia-se com a socialização, onde os conhecimentos são disseminados ainda na forma tácita, no compartilhamento das experiências.

Para que os conhecimentos possam frutificar de forma eficiente é necessário que a externalização desses conhecimentos tácitos seja efetivada na forma explicita. É onde o conhecimento tácito se converte para conhecimento explícito..

Exemplo.

Um perfumista quando cria uma fragrância nova usando de seus recursos tácitos, como arte, inspiração, intuição e sensibilidade olfativa, ao transmitir às outras pessoas da empresa as etapas do processo e a formulação química empregada na confecção, relatados de forma escrita em um manual de operação, estará tornado seu conhecimento tácito individual em conhecimento explícito para que possa ser assimilado com facilidade pelos colaboradores da empresa.

2. O conhecimento explícito se torna tácito quando os conhecimentos adquiridos pelos colaboradores através da externalização explicitada das competências tácitas se tornam bastante disseminados e assimilados, ou seja, colaboradores que recorriam aos conhecimentos explícitos dispostos em manuais de procedimento operacional padrão deixam de fazê-lo, na medida em que os conhecimentos exigidos no contexto foram assimilados de forma satisfatória, se convertendo em conhecimentos tácitos. Esse processo se chama internalização, nessa interação é quando se dá a conversão de conhecimentos explícitos para conhecimentos tácitos.

Essa internalização é facilitada quando a forma explicitada foi bem representada no repasse das orientações tácitas para que aconteça ``o aprendendo a fazer´´

Exemplo.

Um Biomédico que sempre recorreu a manuais de técnicas laboratoriais de patologia clínica para colocar em prática as etapas de processos na execução de seus exames patológicos, deixa de fazê-lo quando o conteúdo explícito nos manuais é assimilado por ele, o mesmo deixa de usar os conhecimentos explícitos e passa a usar seu conhecimento tácito.

Referências Bibliográficas

CHOO, Chun Wei. A organização do conhecimento: como as organizações usam a informação para criar significado, construir conhecimento e tomar decisões. 3. ed. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2003.

CHOO, C. W.; BONTIS, N. (Eds.). The strategic management of intellectual capital and organizational knowledge. New York, NY: Oxford University Press, 2002.

NONAKA Ikujiro. Empresa criadora de conhecimento. In: HARVARD BUSINESS REVIEW. Gestão do conhecimento. 5. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2000, p. 27- 49.

NONAKA, Ikujiro; TAKEUCHI, Hirotaka. The knowledge-creating company: how Japanese companies create the dynamics of innovation. New York, NY: Oxford University Press, 1995.

NONAKA, Ikujiro; TAKEUCHI, Hirotaka. Criação do conhecimento na empresa: como as empresas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com