TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Em que consiste a comunicação administrativa

Por:   •  25/6/2017  •  Resenha  •  690 Palavras (3 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL-UAB

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ-UFPI

EAD-POLO: LUIS CORREIA

DISCIPLINA: COMUNICAÇÃO ADMINISTRATIVA

ALUNO: FRANCISCO FERNANDO DE OLIVEIRA CASTRO

EXERCÍCIOS PROPOSTOS 02

  1. EM QUE CONSISTE A COMUNICAÇÃO ADMINISTRATIVA?

É a comunicação dentro da instituição. Esta reúne os papéis, as cartas internas, os memorandos. Quando mal gerenciada, pode interferir burocraticamente no desempenho da empresa. É fundamental para o processamento das informações no âmbito das funções administrativas internas e externas em relação a diversos públicos.

  1. QUAIS OS NÍVEIS DE COMUNICAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES NO ÂMBITO ADMINISTRATIVO?

 Nível Intra – diz respeito às condições físicas e psicológicas do emissor. Aqui, as habilidades da fonte são fundamentais para determinar a eficácia do ato comunicativo.

 Nível Inter – trata-se da comunicação entre dois interlocutores. Deve ser bilateral, recíproca e privada. Não apresenta problemas quando estiverem desenvolvendo algo no mesmo campo de interesse e com códigos de referências comuns.

Nível Grupal – as reuniões, palestras, demonstrações estão sujeitas a problemas como monotonia, discussões intermináveis, diferenças entre interlocutores, longa duração dos eventos. Nível Coletivo – utilização de meios clássicos de comunicação organizacional como boletins, jornais, revistas, para transmissão de mensagens a públicos específicos ou gerais. Geralmente ocorrem problemas ocasionados pelos interlocutores.

  1. CARACTERIZE OS QUATRO FLUXOS DA COMUNICAÇÃO ADMINISTRATIVA.

Fluxo descendente:

As informações nesse tipo de fluxo estão relacionadas à: diretrizes, regras, procedimentos, planos; designação de funções e ordens; feedback sobre desempenho; informação geral sobre a organização, sobre o seu progresso ou status; e a pedidos específicos de informação dos níveis mais baixos. As mensagens podem ser escritas ou orais, expostas através de livretos ou manuais dos empregados; quadros de avisos, memorandos, relatórios, conferências, reuniões e discursos.

Fluxo lateral

A comunicação ocorre entre colaboradores do mesmo nível. Pode processar-se através de departamentos, seções, serviços, unidades de negócios, etc. Quando bem executado, pode criar condições favoráveis para sistematizar as ideias e as informações com vistas à consecução de

metas.

Fluxo diagonal

As mensagens são trocadas independentemente da escala hierárquica. Podem ocorrer entraves, em virtude do repasse da informação poder passar por cima dos trâmites hierárquicos e legais dentro da organização.

Fluxo ascendente

Podem ocorrer entraves em virtude da insuficiência do suporte do sistema formal, permitindo que, grande parte das mensagens, percorra através dos canais informais de comunicação, escapando ao controle. A intensidade deste fluxo dependerá, fundamentalmente, da filosofia e da política de cada organização.

  1. APONTE E EXPLIQUE ALGUMAS BARREIRAS ORGANIZACIONAIS A UMA COMUNICAÇÃO EFICAZ.

A nível pessoal, as barreiras podem ocorrer em virtude das características individuais, dos valores e da forma como cada indivíduo se comporta diante de determinados contextos.

A nível administrativo/burocrático – as barreiras decorrem das formas como as organizações atuam e processam suas informações.

Constitui barreiras a nível administrativo, o excesso de informação, de toda ordem e nas mais variadas formas; a proliferação de papéis administrativos e institucionais; reuniões desnecessárias e inúteis, número crescente de novos meios impressos eletrônicos e telemarketing.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (98.1 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com