TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empreendedorismo Curso: Gestão de tecnologia em tecnologia da informação

Por:   •  16/11/2015  •  Dissertação  •  497 Palavras (2 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 2

1. Porque a análise de mercado é considerada uma das partes mais importantes do plano de negócios? Se um empreendedor não tiver recursos para elaborar uma pesquisa de mercado, como ele deve proceder para que seu plano de negócios fique bem fundamentado?

R: A analise de mercado é importante, pois vai te dar diretrizes de como atingir o mercado que você pretende atuar, o segmento, as tendências do mercado, mostrará perspectivas de crescimento da empresa em seu nicho, assim como também te guiará em um possível mapeamento de oportunidades.

Se o empreendedor não tem os devidos recursos para elaborar essa pesquisa de mercado, existem outros meios em que os empreendedores podem recorrer a fim de buscar informações. (associações comerciais, prefeituras, entidades de classe, Sebrae, etc.) Fornecendo uma analise de anos anteriores.

2. O que você faria para obter informações dos competidores de um negócio a ser criado, se as informações relativas a eles fossem de fácil acesso? Porque é importante conhecer os competidores e suas estratégias de negócios?

R: Existem alguns meios de se adquirir informações sobre os competidores, sendo alguns deles: Fornecedores e distribuidores em comum, clientes, relatórios de setores, e a própria analise de mercado. Esses meios todos fornecem informações cruciais sobre seus concorrentes.

É de extrema importância conhecer seus competidores, assim poderá desenvolver de forma estratégica serviços e produtos visando um diferencial em relação à concorrência. Podendo até desenvolver um produto ou serviço inexistente no mercado a fim de suprir alguma necessidade atual do mercado.

3. Pesquise na internet alguns sites que auxiliam na elaboração de planos de negócios. Encontre um exemplo de plano de negócios que possa ser analisado. Verifique se o Sumário Executivo desse plano de negócios responde às perguntas básicas listadas neste capítulo. (Um site que contém links para diversos outros sites a respeito do assunto é o www.planodenegocios.com.br)

R: Plano de negócios da empresa NB Pet clean.

O sumário executivo da empresa NB Pet Clean apresenta uma analise de mercado, aumentando assim a eficiência do plano de negocio em si. Nesta analise é possível ver a quantidade de possíveis clientes, assim como também mostra aonde esta sua maior concentração de clientes e também apresenta informações dos movimentos financeiro anual deste mesmo segmento.

As informações sobre a concorrência é muito baixa afirmando apenas a quantidades de competidores que há neste segmento, mas de forma muito escassa e básica, tornando-se assim um ponto fraco neste sumário executivo.

4. No Apêndice 2 encontra-se um checklist para elaboração de plano de negócios. Aplique-o ao plano de negócios que você e seu grupo estão elaborando como projeto de final do curso. Quais são suas conclusões?

R: O nosso plano se encontra em fase de finalização, logo, alguns itens somente poderão ser respondidos após a sua conclusão. Porém, há muitas perguntas que no caso podem ser respondidas havendo assim uma grande freqüência de “Sim” como respostas as perguntas, contudo não devemos nos apegar ao sim, e sim, nos concentrarmos a resolvermos o “não”. Para moldar e aperfeiçoar cada vez mais um plano de negócios com sua efetividade total.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (42 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com