TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empreendedorismo Plano de Negócio

Por:   •  19/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.115 Palavras (9 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 9

UNIAN-SP

Administração – Empreendedorismo

EMPREENDEDORISMO: PLANO DE NEGÓCIO

São Bernardo do Campo

2014

UNIAN-SP

Administração – Empreendedorismo

Empreendedorismo: Plano de Negócio

Trabalho apresentado para a disciplina de Empreendedorismo, ministrada pelo professor Luiz, como exigência parcial para composição de nota bimestral.

Sumário

1. INTRODUÇÃO        4

2. EMPREENDEDORISMO        5

3. ETAPA 1: ANÁLISE DA TABELA 2.3 (PLT 137)        8

3.1. Média da nota referente a tabela 2.3        8

4. ETAPA 2: MONTANDO UMA NOVA EMPRESA        10

4.1. Ramo e localização        11

5. CONCLUSÃO        12

6. BIBLIOGRAFIA        13


1. INTRODUÇÃO

Neste trabalho vamos falar sobre como o termo empreendedorismo se elevou após a revolução industrial e como se tornou popular entre as pessoas, qual a importância do estudo sobre empreendedorismo, as diferenças entre empreendedor e administrador. Faremos nesse trabalho o plano de negócio de uma empresa formada pelos integrantes do grupo, no qual foi baseado com os estudos em classe.

2. EMPREENDEDORISMO

“O empreendedor é aquele que faz as coisas acontecer se antecipa os fatos e tem uma visão futura da organização” (José Dornelas, 2001).

        O empreendedorismo no Brasil se consolidou no período de 2000 a 2010. No Brasil a preocupação da criação de pequenas empresas duradouras vem da diminuição da taxa do índice de mortalidade. Devido a globalização as empresas brasileiras tiveram que aumentar a competitividade reduzindo custos para se manter no mercado.

        Com o aumento do desemprego ex-funcionários começaram a criar seu próprio negócio. Dados publicados pelo SEBRAE mostram que de 2000 a 2008 o número de pequenas empresas aumentou de 4,1 milhões apara 5,7 milhões. As pequenas empresas tem importância fundamental para economia nacional. No Brasil o empreendedor tem que ficar atento ao ambiente de negócios que ainda não é um dos melhores em nosso País.

A Revolução do empreendedorismo passou por várias transformações no século XX devido às pessoas que são visionarias, questionam, arriscam e empreendem. O papel do empreendedor foi sempre fundamental na sociedade, com o avanço tecnológico requer um número maior de empreendedores. O momento atual é considerado como a era do empreendedor chamada nova economia, com ajuda da internet e redes sociais o momento é propicio para o aumento de empreendedores.

        Há pouco mais de 20 anos o fora era formar profissionais para administrar grandes empresas, hoje esse cenário mudou e o empreendedorismo finalmente começa a ser tratado com a importância devida no Brasil. Mesmo com a crise econômica mundial o empreendedorismo é e continua sendo o grande propulsor do desenvolvimento econômico. O empreendedorismo é o combustível para o crescimento econômico gerando empregos e prosperidade.

O empreendedorismo no Brasil começou a tomar forma em 1990 com a criação do SEBRAE e SOFTEX. O SEBRAE e o órgão mais conhecido das pequenas empresas brasileiras. Foi com o programa SOFTEX junto às incubadoras de empresas que o empreendedorismo começou a despertar na sociedade brasileira. Os últimos 20 anos foram repletos de iniciativas em prol do empreendedorismo e pode ser representados pelos grandes eventos Copa do Mundo do Brasil 2014 e as Olimpíadas no Brasil 2016. É o novo momento do Brasil e o empreendedorismo será protagonista nessa década.

        No Brasil a cada 100 pessoas, 18 desenvolvem alguma atividade empreendedora corresponde a mais de 21,1 milhões de pessoas envolvidas em novos negócios. Originaram-se duas definições de empreendedorismo no Brasil a primeira é o empreendedor de oportunidades aquele que é visionário sabe aonde quer chegar e visa lucros para empresa e está totalmente ligado com desenvolvimento econômico.

        A segunda definição é o empreendedor por falta de oportunidade aquele que se aventura por falta de opção por estar desempregado e não ter alternativas de trabalho.

“A palavra empreendedor tem origem francesa que quer dizer aquele que assume riscos e começa algo novo” (Hisrish, 1986). O termo empreendedor pode ser creditado a Marco Polo, como empreendedor Marco Polo assinou contrato com um capitalista para vender a mercadoria destes. Todo empreendedor necessariamente deve ser um bom administrador para obter sucesso, nem tanto nem todo administrador é um bom empreendedor. O administrador tem sido objeto de estudo muito mais tempo que o empreendedor e mesmo assim ainda existem dúvidas do que realmente o empreendedor faz. O administrador concentra-se em planejar, organizar, dirigir e controlar; o administrador e o empreendedor compartilham três características são elas: demandas, restrições e alternativas. O administrador assume papéis em grupos sociais para efetivar quatro ações processuais da abordagem clássica do processo são elas: pessoalidade, uso de relacionamento interpessoal, foco nas organizações e ações conjuntas, utilização da hierarquia.

        Já o empreendedor possui características extras são visionários, sabem tomar decisões, são indivíduos que fazem a diferença, sabem explorar ao máximo as oportunidades, são determinados e dinâmicos, são otimistas e apaixonado pelo que fazem, são independentes e constroem o próprio destino, ficam ricos, são líderes e formadores de equipe, são bem relacionados, bem organizados, planejam, possuem conhecimento, assumem riscos calculados e criam valor para sociedade. O administrador é voltado para a organização, enquanto o empreendedor é voltado para a definição de contexto.

        Outro fato que diferencia o empreendedor do administrador é o planejamento e a visão do futuro. Empreendedorismo é o envolvimento de pessoas e processos que levam a transformações de ideias em oportunidades assim levando a criação de negócios de sucesso. O empreendedor detecta uma oportunidade e cria um negócio para capitalizar sobre ele assumindo riscos calculados. O processo empreendedor inicia-se ao decorrer de fatores externos, ambientais, sociais e aptidões pessoais ou um somatório de todos esses fatores possibilitando o início de um novo negócio. Quatro fatores críticos para entender o processo empreendedor, talentos - pessoas, tecnologias – ideias, capital – recursos, know-how – conhecimento, a soma desses quatro fatores está ligada a negócios de sucesso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)   pdf (162.6 Kb)   docx (402.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com