TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empreendedorismo e Globalização ético ambiental Etica e Sustentabilidade

Por:   •  18/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.608 Palavras (7 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 7

Sumario

Introdução        2

Origem da ética ambiental        3

Aplicação da ética ambienta        4

Culturas tradicionais éticas ambientais         4

Empreendedorismo e Globalização ético ambiental        5

Conclusão        6

Introdução

        Através do livro “ Ética e meio ambiente”, está em questão a manutenção da vida sobre a terra, incluindo a própria sobrevivência humana que depende do meio ambiente. O livro parte dos primórdios da civilização, podemos reconhecer vários momentos históricos que nos ajudam a repensar uma ética ambiental, mais adequada ao momento em que vivemos. Assim relacionando a ética com as questões ambientais e ecológicas, mas também refletir a postura ética de reverencia que o homem deve ter diante da natureza, desfrutando ao máximo da estética e espiritualidade. Como resultado demonstra que a natureza faz parte da vida humana, contudo, a vida humana deve proteger a natureza.  

Origem da ética ambiental

        A filosofia grega deixou um legado fundamental para a atual discussão entre a natureza e a razão, os gregos levavam em conta os elementos e fenômenos da natureza para a vida em sociedade, eles explicavam tudo a partir da natureza, em que os deuses eram expressões naturais como Gaia (terra), Urano (céu), Tártaro (inferno) e etc. Os gregos não tinham a ideia de criação como temos, para eles aos poucos os deuses foram colocando cada coisa em seu devido lugar. Dessa forma a vida teve origem a partida da natureza, o homem é criado com a natureza, produzido dela e por ela todos os bens necessários para a sua realização humana e social. A teologia também tem um papel importante na origem da ética ambiental, que mostra a intima relação existente entre o homem, deus e cosmos criado. Segundo o livro do Gênesis, deus criou todas as coisas de maneira integrada. A criação do cosmos e da natureza está relacionada com a criação do homem, assim deus tem um mesmo olhar sobre todos as coisas criadas com amor e bondade, entretanto, alguns radicais ao se fecharem dentro de um antropocentrismo arrogante, egoísta e individualista, acabam se considerando absolutos da natureza, ignorando também a presença de deus na criação. A relação entre deus-homem—mundo é nutrida pela natureza. O mundo representa um espetáculo, um convite de deus para colocar o homem em comunhão com ele, vendo a beleza de suas obras, portando devemos procurar um caminho de humildade, pois assim entenderemos que ninguém tem um papel superior, a não ser deus. Na atitude de humildade conseguiremos ver melhor a beleza de poder apreciar e respeitar todos os seres vivos. A espiritualidade também tem grande influência na origem da ética ambiental, onde as criaturas tornam-se assim um espelho do criador e a experiência de amor e de um relacionamento faz com que a natureza entre em harmonia com o indivíduo criando assim uma inspiração para entrar em um estado de conexão profunda com a natureza.

Aplicação da ética ambiental

        A ética ambiental é uma maior consciência dos limites dos recursos disponíveis e da necessidade de respeitar a integridade e os ritmos da natureza, assim criando uma harmonia, porque é o meio ambiente em que todos nós fomos colocados e no qual vivemos, valorizando a visão qualitativa da natureza pretendendo resgatar o mundo natural de sua mera condição de objeto, dando-lhe uma dignidade própria de sujeito de direito e portadora de valores.

        Atualmente, o meio ambiente está sendo serviço de instrumento aos métodos quantitativos de muitas ciências, apesar dos avanços científicos e tecnológicos, a visão da natureza como objeto não tem sido capaz de integrar as relações entre o social e o ambiental, nem tão pouco equacionar os grandes problemas ecológicos atuais, tanto globais como locais. Muitas empresas deixam de adotar um sistema sustentável por motivos financeiros e porque pensam em lucros a curto prazo, e acabam usando fontes de energia não-renováveis que polui o meio ambiente, consequentemente também irá prejudicar gerações futuras e insatisfações através de tendências alarmantes, expressas nas preocupações com o futuro da terra e seus recursos naturais.

        A ética no meio ambiente deve existir, porque a cada novo ciclo vai aos poucos se impondo na cultura ocidental, sobretudo, pelas grandes preocupações com o meio ambiente. Toda a ética denominada ambiental visa a um conjunto de condutas normativas que tem por finalidade a articulação das relações entre o homem e natureza ou natureza a cultura, quando está relacionado a ambiente, nossas atitudes sendo elas positivas ou negativas, levando sempre a uma rotina. Quando o habito é bom, nos conduz as novas ações, ou seja, nos leva a buscar novas posturas éticas, ecologicamente corretas, assim aumentando a responsabilidade de nossas escolhas.

Cultura tradicionais

        O homem é criado com a natureza circundante, produzindo dela e por ela todos os bens necessários para a sua realização humana e social. Por ser parte da natureza e dela depender de tudo em tudo, essas culturas foram adquirindo uma sabedoria milenar não apenas de uma consciência de que as coisas só podem ser compreendidas numa relação de harmonia. Para manter o equilíbrio entre as coisas é preciso controlar o processo de uso e retirada dos seres da natureza, isso se aplica tanto ao caso da flora como ao da fauna. Nunca se deve retirar o consumo desnecessário. Algumas potencias como a China e o Japão entende a relação de respeito entre a terra-homem é que se torna antiética quando a venda e destruição da terra, pois tudo o que agride a terra é também uma agressão ao homem. O conhecimento prático adquirido desses países em relação profunda com a natureza fez com que essas culturas acumulassem uma riqueza inesgotável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (99.1 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com