TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empreendedorismo e Liderança Feminina em Vitória da Conquista

Por:   •  10/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.196 Palavras (13 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 13

Empreendedorismo e Liderança Feminina em Vitória da Conquista - BA. Uma reflexão sobre a empresa CADISBEL: Competências e Habilidades.

Autores- Francival Almeida de sousa¹

Janaína Gomes Ribeiro²

                                                                                   Co-autora- Gardênia Tereza Jardim Pereira³

Resumo

O presente artigo propõe identificar as dificuldades encontradas pela mulher no mercado de trabalho, analisar a parcela de influência existente na tomada de decisão, esclarecendo a importância da liderança feminina na qualidade de vida no trabalho, demostrando assim a capacidade empreendedora feminina como identidade em suas habilidades e competências. A análise acerca da Cadisbel ocorreu com base em uma pesquisa de natureza aplicada com o intuito de conhecer a realidade dos colaboradores no que se refere à existência da qualidade de vida no trabalho e o conhecimento dos mesmos com relação à temática.

Palavras Chave: Qualidade de Vida, Empreendedorismo, Liderança Feminina.

Abstract

This paper aims to identify the difficulties encountered by women in the labor market, analyzing the existing portion of influence in decision making, clarifying the importance of female leadership in the quality of work life, thus demonstrating the entrepreneurial identity as female in their abilities and skills. The analysis about the Cadisbel occurred based on a survey of applied nature in order to know the reality of employees with regard to the existence of the quality of work life and knowledge of them regarding the issue.

Keywords: Quality of Life, Entrepreneurship, Women's Leadership.

_______________________________________________

¹Graduando em administração pela Faculdade de Tecnologia e Ciências, 6º semestre, Vitória da Conquista, Bahia, Brasil. Email: franca_clio@hotmail.com.

²Graduanda em Administração pela Faculdade de Tecnologia e Ciências, 6º semestre, Vitória da Conquista, Bahia, Brasil. Email: nanaribeiro_00@hotmail.com. 

³Professora orientadora, graduada em Turismo pela Faculdade de Tecnologia e Ciências, 6º semestre, Vitória da Conquista, Bahia, Brasil; mestre em Cultura e Turismo pela Universidade Estadual de Santa Cruz; professora da Faculdade de Tecnologia e Ciências, Vitória da Conquista, Bahia. Email: gardeniajardim.ftc@gmail.com.

1. Introdução

No mundo empresarial existe uma significativa reestruturação da organização em decorrência ao crescimento do trabalho feminino. As mulheres vêm aumentando cada vez mais sua posição de liderança dentro das organizações, conquistando assim seu espaço, talvez pela sua limitação a imagem do sexo frágil, até porque serviam apenas ao esposo, cuidavam dos filhos e da casa. Por efeito da modernização, foram inseridas na sociedade, pelos seus resultados e competência de empreendedora.

No ambiente das pequenas e grandes empresas brasileiras, é muito comum o desenvolvimento serem lideradas por mulheres, é uma maneira não só de construir a inclusão ou a permanência no mercado de trabalho, mas gerando empregos, favorecendo a inovação e contribuindo para o desenvolvimento do país.

A Cadisbel é uma empresa que atua no ramo de distribuição de bebidas, o grupo está no mercado a mais de 15 anos, sendo franqueada ao grupo Schincariol, configurando-se em distribuidores de produtos obtendo um mix de mais de 30 itens. A empresa surgiu através de uma visão empreendedora do atual sócios proprietários que em uma viagem a São Paulo foi atraído por um produto novo totalmente desconhecido, em uma prateleira de supermercado. Dessa forma, logo procurou informações e descobriu que era de uma fábrica instituída na cidade de Itu/SP.

Visualizando um negócio rentável o proprietário buscou os conhecimentos e oportunidades favoráveis àquele tipo de empreendimento, ao fazer contato com os fabricantes que já trabalhavam com processo de franquia. Foi proposta ao sócio proprietário, uma modalidade de distribuição e marketing através do qual o franqueador concede o direito de trabalhar com um conceito de negócio comercializando um produto ou prestando um serviço conforme um formato determinado.

Desse modo, foi sugerido um projeto de implantação da franquia na cidade de Vitória da Conquista- Bahia, tendo como ramo principal o modelo de revenda para centralizar o atendimento, não só da cidade em questão, mas também de toda a região. Diante da sugestão um dos proprietários aceitou o desafio e então veio para a cidade citada. Com o passar do tempo, conseguiu se estabelecer na cidade, já com um local para depositar a mercadoria. Atualmente o produto ganhou posição de relevância no mercado, com a empresa atendendo trinta e um municípios. Representando a marca da Schincariol os produtos comercializados podem ser divididos em dois grupos: alcoólicos, constituindo as cervejas e não alcoólicos, como água, sucos e refrigerantes, esses dois últimos obviamente com diversos sabores. Entende-se que tais produtos têm uma boa aceitação pela sociedade, pois são consumidos por todas as classes sociais desde os refrigerantes populares até as cervejas mais requintadas.

Portanto, a Cadisbel se organiza e se institui ainda com mais força no cenário de Vitória da Conquista e região. Tendo em vista um mercado cada vez mais forte e competitivo. Desta forma se estabeleceu desde o início um vínculo de maior estabilidade feminina, tendo assim um fluxograma de maiores cargos voltada para as mulheres.  Por efeito da modernização elas foram inseridas na sociedade, pelos resultados de sua competência e atribuições.

O artigo tem por objetivo apresentar uma pesquisa, sendo utilizada amostragem por conveniência que apresentará o crescimento da mulher como empreendedora, cujo papel adquiriu nova visão e atuação ativa da mulher nas organizações, concordando em serem entrevistadas nas suas respectivas empresas ou através do questionário que lhes foi enviado, o qual estava composto por perguntas objetivas.

2. Conceito de Empreendedorismo

As definições para um empreendedor são muitas, mas o mesmo sempre busca realizar sonhos que seja em qualquer área. Então a pessoa precisa ter muitas competências, muitas habilidades, autoestima e assim seus campos pessoais e profissionais irão desenvolver e ajudar na sua carreira e nas suas visões.

“A palavra Empreendedorismo é derivada da palavra francesa entrepreneur, que significa aquele que assume riscos e começa algo novo. O tema acerca desse fenômeno que modifica as condições correntes do mercado, pela introdução de algo novo e diferente em resposta às necessidades percebidas, tem despertado um crescente e significativo interesse no campo de estudos organizacionais”. (DORNELAS 2001, p.21).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.7 Kb)   pdf (256.2 Kb)   docx (80.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com