TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conquistas Femininas

Casos: Conquistas Femininas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2014  •  484 Palavras (2 Páginas)  •  374 Visualizações

Página 1 de 2

Conquistas femininas

As mulheres lutaram muito para conquistar seu lugar ao sol. Elas enfrentaram muitas injustiças e preconceitos durante sua jornada para obter os mesmos direitos igualmente aos que os homens tinham.

Aos poucos as mulheres foram conquistando seu espaço. Na educação, na politica, na área trabalhista, na área militar, etc.

Essa mudanças foram muito importantes para a evolução da nossa sociedade, por isso em minha pesquisa encontrei várias conquistas femininas e selecionei algumas nas quais achei mais importante:

1822: Maria Leopoldina Josefa Carolina arquiduquesa da Áustria e imperatriz do Brasil, exerce a regência na ausência de D. Pedro I e foi ela que enviou a carta exigindo que D. Pedro proclamasse a independência do brasil.

1827: foi criada a primeira lei que permitia que as mulheres frequentassem as escolas elementares.

1879: as mulheres conseguem autorização do governo para ingressar ao ensino superior, aquelas que ingressavam enfrentavam criticas da sociedade.

1885: a compositora e pianista Chiquinha Gonzaga estreia como maestrina, ao reger a opereta “A Corte na Roça”. Ela foi a primeira mulher no Brasil a estar à frente de uma orquestra.

1887: formou-se a primeira médica no Brasil: Rita Lobato Velho.

1927: O governador do Rio Grande do Norte, Juvenal Lamartine, conseguiu uma alteração da lei eleitoral dando o direito de voto às mulheres. O primeiro voto feminino no Brasil – e na América Latina – foi em 25 de novembro, no Rio Grande do Norte. Quinze mulheres votaram, mas seus votos foram anulados no ano seguinte. No entanto, foi eleita a primeira prefeita da história do Brasil: Alzira Soriano de Souza, no município de Lages – RN. E em 1932, Getúlio Vargas, promulgou o novo Código Eleitoral, garantindo finalmente o direito de voto às mulheres.

1933: Nas eleições para a Assembleia Constituintes, são eleitos 214 deputados e uma única mulher: a paulista Carlota Pereira de Queiroz.

1960: a tenista paulista Maria Esther Andilon Bueno, torna-se a primeira mulher a vencer os quatros torneios do Grand Slam.

1983: surgem os primeiros conselhos estaduais da condição feminina para traçar políticas públicas para as mulheres.

1985: surge a primeira Delegacia de Atendimento Especializado à Mulher.

1988: através do lobby do batom, as mulheres obtêm importantes avanços na Constituição Federal, garantindo igualdade a direitos e obrigações entre homens e mulheres perante a lei.

1990: Júnia Marise foi a primeira mulher eleita para o cargo de senadora pelo PDT/MG. Zélia Cardoso de Mello é a primeira ministra do Brasil.

1994: Roseana Sarney é a primeira mulher eleita governadora de um estado brasileiro.

1996: o Congresso Nacional inclui um sistema de cotas, na Legislação Eleitoral obrigando os partidos a inscreverem no mínimo, 20% de mulheres nas chapas proporcional. No mesmo período à escritora Nélida Piñon é a primeira mulher a ocupar a presidência da Academia Brasileira de Letras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com