TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empreendedorismo e comportamento organizacional: planejamento estratégico

Por:   •  15/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.407 Palavras (10 Páginas)  •  885 Visualizações

Página 1 de 10

FAXINAL DO SOTURNO – RIO GRANDE DO SUL
2015


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO........................................................................................................ 3
2 DIAGNÓSTICO EMPRESARIAL............................................................................ 4
3 PLANO DE NEGÓCIO............................................................................................ 5
4 FORÇAS, FRAQUEZAS, OPORTUNIDADES E AMEAÇAS................................. 7
5 COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL........................................................... 10
6 DIAGNÓSTICO NO RESTAURANTE SMAK........................................................ 11
7 CONCLUSÃO........................................................................................................ 13REFERÊNCIAS......................................................................................................... 14

1. INTRODUÇÃO

Este trabalho apresentará alguns conceitos relacionados ao planejamento estratégico que deve ser implementado nas organizações, com o objetivo de utilizar a ferramenta conhecida como matriz SWOT.
A finalidade dessa ferramenta é realizar uma avaliação sistemática das forças e fraquezas de uma organização, bem como identificar oportunidades e ameaças que possam comprometer o bom funcionamento da empresa.
No desenvolvimento do trabalho serão apontadas possíveis soluções que os gestores da empresa poderão tornar viáveis no ambiente de mercado, com a finalidade de identificar seus recursos para que suas atividades possam satisfazer a clientela e proporcionar a evolução da organização no seu ramo de atuação.
Portanto, a análise SWOT é necessária, pois possibilita o mapeamento do cenário ao qual a empresa está inserida, proporcionando a elaboração de um planejamento estratégico para direcionar os negócios e revisar a implementação de novas ferramentas que desenvolvam competências e capacidades inovadoras.

2 DIAGNÓSTICO EMPRESARIAL


A análise do desenvolvimento organizacional foi realizada na empresa do ramo alimentício SMAK, localizada no município Vale da Felicidade, que tem como meio de subsistência a agricultura familiar e atividade turística. A maioria da população possui descendência Polonesa. A responsável pelo restaurante é a empreendedora Senhora Irena Partala que conduz as atividades organizacionais contando com a colaboração de alguns funcionários. Segundo Dolabela empreendedorismo:


É uma livre tradução que se faz da palavra entrepreneurship, que contém as ideias de iniciativa e inovação. É um termo que implicauma forma de ser, uma concepção de mundo, uma forma de se relacionar. O empreendedor é um insatisfeito que transforma seu inconformismo em descobertas e propostas positivas para si mesmo e para os outros. É alguém que prefere seguir caminhos não percorridos, que define a partir do indefinido, acredita que seus atos podem gerar consequências. Em suma, alguém que acredita que pode alterar o mundo. É protagonista e autor de sim mesmo e, principalmente, da comunidade em que vive.Abrir empresas, ou empreendedorismo empresarial, é uma das infindáveis formas de empreender. (Dolabela,2006, p. 26).


Porém a empresa apresenta a necessidade de um plano de negócios, pois o seu funcionamento não se destaca de maneira satisfatória. Durante a análise, foi desenvolvido um levantamento de dados que possibilitou a realização da matriz swot. SWOT é uma siga do idioma inglês, na qual representam forças (strengths), fraquezas (weaknesses), oportunidades (opportunities) e ameaças (threats), sendo fundamentada por Kenneth Andrews e Poland Christensen.
A utilização da matriz auxilia na elaboração do planejamento estratégico que começou a ser estruturado por volta dos anos 60 e 70, nas escolas americanas. Sua finalidade é a identificação das forças e fraquezas de uma organização bem como as oportunidades e ameaças que o mercado apresenta.


3. PLANO DE NEGÓCIO


O plano de negócio tem a finalidade de auxiliar na organização e planejamento de uma empresa, e irá nortear as ideias do empreendedor durante as etapas a serem percorridas. Na concepção de Dolabela, um empreendedor aprende a gerir seu próprio negócio de acordo com a vivência pessoal em ambientes com a visãopositiva de empreendedorismo, tendo como maior objetivo a satisfação pessoal, e não a obtenção de lucros,


Empreendedores de sucesso buscam construir empresas nas quais possam realizar ganhos de capital em longo prazo. Não procuram satisfação imediata de grandes salários e “enfeites”. Busca realização pessoal,controle do próprio destino e realização dos seus sonhos. O dinheiro é visto como uma ferramenta. (DOLABELA, 2006, p. 75)


Basicamente um Plano de Negócios é um estudo, seguido de um projeto no qual o empreendedor aprofunda seus conhecimentos na empresa, traça metas e objetivos e define uma forma de alcança-los, ele ajuda a prevenir possíveis insucessos, fazendo com que assuma somente riscos moderados, além de ser um documento essencial para a visibilidade do futuro da empresa. É um documento onde são registrados, por escrito, os objetivos do negócio e quais passos deverão ser tomados para que esses objetivos sejam alcançados. Esse planejamento irá permitir que os erros sejam ajustados e as alterações sejam feitas, para evitar que esses erros sejam cometidos no mercado.
O plano de negócios inicia-se com uma análise detalhada da empresa, suas falhas, seu mercado, suas estratégias e seus planejamentos, ele é na verdade uma retrospectiva do que a empresa já viveu ou do que o empreendedor quer iniciar, a partir daí vem o início de uma melhor gestão, visando entender as necessidades e deficiências da empresa, seus pontos fortes e fracos, onde investir, de qual forma, reduzindo custos e aumentando a sua produção.
No caso específico do restaurante SMAK, a empreendedora Dona Irena Partala poderia utilizar um plano de negócios para entender onde estãoocorrendo as falhas e os motivos pelos quais não está havendo progresso no seu negócio. Sendo assim, poderia melhorar seu sinvestimentos, aumentar o seu lucro e colocar em prática o que estiver estabelecido em seu planejamento. A prática do planejamento poderia levar a empreendedora a organizar melhor suas atividades e tornar o seu estabelecimento mais produtivo.


4. FORÇAS, FRAQUEZAS, OPORTUNIDADES E AMEAÇAS.

Foram detectados alguns pontos fortes na empresa, tais como: ponto comercial privilegiado, pois o estabelecimento está localizado no centro da cidade onde há uma grande concentração de pessoas, em sua maioria são turistas; comidas típicas polonesas, os outros restaurantes da região não oferecem este tipo de cardápio; fácil acesso ao fornecimento de alimentos de boa qualidade, já que a economia do Município gira em torno da agricultura familiar; apresentação da cultura polonesa, pois o restaurante possui uma estrutura rústica característica da Polônia; localização da empresa, o restaurante está localizado em uma região favorecida pela natureza atraindo muitos turistas à procura de passeios temáticos; o estabelecimento é bastante conhecido, devido ao longo período de tempo que iniciou suas atividades na cidade.
O restaurante apresentou algumas fraquezas, tais como: falta de capacitação dos colaboradores, pois eles não receberam um treinamento adequado para exercerem suas funções com eficiência; cardápio feito à mão na língua polonesa, o eu dificulta a identificação dos ingredientes que o prato contém; espaço físico reduzido, já que o local é compartilhado com a residência de sua família;falta de planejamento em todos ossetores da empresa, pois a proprietária não possui conhecimento suficiente para realizar um planejamento adequado; insuficiência de funcionários, o que leva a proprietária a exercer várias atividades paralelas; identificação inadequada na faixada do restaurante, pois a presenta apenas o seu nome sem apontar o ramo de atividade; ausência de cardápio que apresente outros pratos que não sejam típicos da Polônia; não existência de trabalho em equipe, já que ocorre uma resistência por parte da proprietária; falha no pagamento de fornecedores, devido à proprietária estar muito atarefada, às vezes ocorre um esquecimento dos pagamentos na data definida.
Entre as fraquezas detectadas no negócio da senhora Irena Partala está a falta de inovação, que é um ponto fundamental para o seu desenvolvimento, pois Drucker destaca que inovação é uma importante característica de um excelente empreendedor.

Foram observados alguns tópicos que são excelentes oportunidades para o crescimento do restaurante, tais como: lucro mais elevado, visto que D. Irena é a única proprietária do estabelecimento; por ser um restaurante típico e com bastante tempo de atividade na cidade, a empreendedora deve explorar isso de forma positiva, visando atrair mais clientes; devido a sua localização privilegiada, a proprietária pode elaborar sistemas de promoções, adquirindo clientes fiéis e que retornem várias vezes ao seu restaurante; como o restaurante já está em funcionamento, se a proprietária elaborar um plano de negócios, poderá obter mais economias com investimentos, o que é pouco provável para novos empreendedores ao iniciarem um negócio.
Em se tratando de ameaças, podemos apontar:ausência de inovação, de acordo com o avanço da sociedade, pois manter os mesmos hábitos durante muito tempo no mercado atual pode atrasar e prejudicar o progresso do restaurante; a falta de planejamento, pois a proprietária não tem especialização para o trabalho, o que a torna uma empreendedora por necessidade, tendo cada vez mais o dever de se aperfeiçoar no ramo do empreendedorismo e da administração; necessidade de aprender a delegar funções, pois ao realizar sozinha, várias tarefas, D. Irena se desgasta e acaba por não realizar as tarefas adequadamente, sendo assim, precisaria contratar mais funcionários para trabalhar pelo menos aos finais de semana (evitando ter mais gastos) ou distribuir as tarefas a serem realizadas para que os clientes pudessem desenvolver uma visão melhor do estabelecimento, como de um ambiente mais organizado, aconchegante e atraente.
FORÇAS
(Ambiente Interno)

FRAQUEZAS
(Ambiente Interno)
Ponto comercial privilegiado.
Falta de capacitação dos colaboradores.
Comidas típicas Polonesas.
Cardápio feito à mão.
Fácil acesso ao fornecimento de alimentos.
Espaço físico reduzido.
Apresentação da cultura Polonesa.
Falta de planejamento.
Excelente localização.
Insuficiência de funcionários.
Restaurante bastante conhecido.
Identificação na faixada inadequada.
Ausência de cardápio que não seja típico polonês
Não há trabalho em equipe.
Falha no pagamento de fornecedores.
Resistência a alterações no cardápio

OPORTUNIDADES
(Ambiente Externo)

AMEAÇAS
(Ambiente Externo)
Única proprietária do estabelecimento, portanto não há divisão de lucros.
Falta de inovação perante o avanço da sociedade.
Empresa com bastante tempo de atividade no ramo.Ausência de planejamento.
Localização privilegiada.
Incapacidade de delegação.
Mais facilidade para a elaboração do plano de negócio, visto que a empresa já está em atividade.
Desenvolvimento contínuo de novas empresas no ramo.
Aumento de turistas na região apenas em determinados períodos do ano.



5. COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

O Comportamento Organizacional é o estudo do comportamento das pessoas e de seus impactos dentro do ambiente de uma empresa. Ele visa trazer maior entendimento sobre as falhas empresariais para que possa ter um desenvolvimento contínuo e trazer soluções, com o objetivo de reconhecer novos talentos, promover engajamento e harmonia entre os funcionários.
Entender o Comportamento Organizacional dentro do Restaurante SMAK é fundamental na melhoria e na manutenção da gestão das pessoas que nele trabalham, pois favorece a previsão da empreendedora sobre futuros adventos e especialmente evita alguns problemas individuais ou coletivos que possam ocorrer entre os colaboradores do seu estabelecimento.
A senhora Irena Partala possui, em seu estabelecimento, dois funcionários, um é o garçom Lorival e o outro é cozinheiro Ademir. Nos níveis individuais de ambos, destacamos as motivações, as habilidades e as competências que demonstram através de seu trabalho. Como eles formam um grupo e uma equipe, têm que desempenhar cada função com o máximo de esforço, a comunicação e interação entre eles é essencial, além da influência e o poder da líder nesse contexto.
A importância de compreender o comportamento organizacional do restaurante é essencial, pois possibilita o mapeamento dos seus funcionários que precisam de aprimoramento, como é ocaso de Lorival, que pode desenvolver alguns quesitos para melhorar o desempenho do restaurante e destacar o seu cozinheiro Ademir, que é um ótimo profissional, mas, infelizmente segue apenas as sugestões da proprietária do restaurante.
Se Irene Partala abordar esse conceito de Comportamento Organizacional dentro do seu restaurante, ela terá uma visão mais sistematizada, o que poderá garantir tanto o amadurecimento, como o melhor aproveitamento das competências de cada um de seus funcionários.

6 DIAGNÓSTICO NO RESTAURANTE SMAK

Ao realizar a análise organizacional no restaurante SMAK, foram identificados alguns problemas passíveis de correções e ajustes que poderão contribuir para o melhor funcionamento do restaurante e assim favorecer o seu desenvolvimento e evolução.
Problemas identificados
Faixada constando apenas o nome do restaurante
Incluir o ramo de atividade, melhorando o marketing do estabelecimento. Exemplo: Restaurante SMAK – Comidas Típicas Polonesas.
Cardápio mal elaborado
Propostas de solução
O cardápio é um dos principais atrativos do restaurante, pois é o primeiro item com que o cliente tem contato. Exemplo:
Poderia ser impresso também em outras línguas, constando ilustrações e ingredientes dos pratos enumerados.
Capacitação dos funcionários
Os funcionários deveriam receber treinamento adequado para a função que exercem, principalmente o garçom, pois é ele quem acomoda o cliente.
Espaço físico reduzido
O restaurante poderia ser ampliado fisicamente, pois acomodaria a clientela com mais conforto. Esse processo seria mais viável se a residência da família não estivesse no mesmo local do estabelecimento comercial.
Insuficiência defuncionários
Para que os funcionários que já trabalham no restaurante não fiquem tão sobrecarregados, seria preciso a contratação depelo menos mais três funcionários, um garçom, um auxiliar de cozinha e uma recepcionista. Assim a empreendedora assumiria a função de gerenciar e administrar o estabelecimento.
Somente refeições típicas polonesas
O restaurante deveria oferecer algumas variedades de refeições “a la carte”(pratos prontos do cardápio), self-service e opções de fast food, além de incluir opções para o café da manhã, porém sem perder o foco de apresentar a culinária polonesa, pois é um atrativo do estabelecimento.
Resistência à inovação
A proprietária não admite que o chef dê opiniões a respeito de alterações que poderiam ser incluídas no cardápio e assim tentar atrair mais clientes.
Delegação de funções
A proprietária deve repassar algumas tarefas que realiza sozinha, para que os funcionários a ajude a realiza-las, como por exemplo, a limpeza do restaurante, o auxílio na cozinha e os serviços de mesa, assim ela ficará menos sobrecarregada e poderá realizar suas atividades com mais eficiência, evitando constrangimentos como a falta de pagamento dos fornecedores, por exemplo.
Decoração interna do ambiente
Ausência de marketing da empresa: a proprietária deveria anunciar o restaurante em uma rádio local, distribuir panfletos pela cidade, oferecer o serviço de tele entregas e divulgar o restaurante em outdoors em pontos estratégicos.

7 CONCLUSÃO

Para que uma organização obtenha o sucesso, tão esperado pelos seus gestores, é necessário à elaboração de um bom plano de negócios, pois é um forte aliado para auxiliar na execução dospassos a serem seguidos, com a finalidade de alcançar determinados objetivos. A prosperidade de um negócio no mercado depende da execução de um plano de negócio muito bem elaborado, porém não necessariamente definitivo, pois assim, é possível ajustar e corrigir os erros, antes mesmo de chegar a cometê-los.
Portanto, planejar é um passo fundamental para auxiliar no desenvolvimento de uma organização, pois, como apontam algumas pesquisas, uma empresa que não segue as etapas do planejamento de um plano de negócios, está mais propensa a decretar a sua falência.
Assim sendo, o empreendedor deve estar aberto a novas possibilidades, ter visão ampla de todas as oportunidades que possam levar ao sucesso do seu empreendimento, além de possuir perseverança e sonhos a serem realizados, que sirvam como motivação para alcançar os objetivos desejados, sem receios de assumir riscos, porém moderados.



REFERÊNCIAS

CENNI, Marcelo. Montando uma empresa: dicas para obter sucesso. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.

BERGMANN, N. et al. Gestão Empreendedora: Proposta de um plano de negócios para uma pastelaria. In: Semana Internacional das Engenharias da Fahor, 1., 2011, Horizontina. Anais... Horizontina: SIEF, 2011.

DOLABELA, F. O segredo de Luísa. 30. ed. São Paulo: Editora de Cultura, 2006.

MANUAL iniciando um pequeno grande negócio. [Brasília]: SEBRAE, [19--].

PRADO, L. J. Você precisa de um Plano de Negócio?. Disponível em:
http://www.biblioteca.sebrae.com.br/bds/BDS.nsf/6FE3960FC304C4CC03256D
520059B7C6/$File/197_1_arquivo_plano.pdf>. Acesso em 12 março 2015

ROSA, C. A. Como elaborar um plano de negócio. Brasília: SEBRAE, 2007.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.8 Kb)   pdf (119.3 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com