TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empreendedorismo e plano de negócio

Por:   •  26/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.085 Palavras (9 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 9

INTRODUÇÃO

EMPREENDEDORISMO E PLANO DE NEGÓCIO

ABERTURA DE UMA CAFETERIA

O trabalho em questão,visa a elaboração de um plano de negocio para abertura de uma cafeteria na cidade de Paulo Afonso. Para isso foi feita uma análise de mercado e da concorrência na região. serão estudados índice de crescimento com foco na região, dados demográficos, além da expansão do negocio, preço e qualidade dos serviços ofertados com o intuito do crescimento da empresa neste ramo de atuação.

Foi feito também uma coleta de dados primários com intuito de enriquecer o plano de negocio com dados de campo.Nesta parte serão analisados aspecto como custo, mão de obra necessário para o trabalho.também outro aspecto importante de qualquer negócio são os concorrentes sobre os quais foram coletadas informações relevantes que podem ter impacto na Cafeteria e identificar pontos fortes e fracos.

Sobre esta pesquisa conclui-se a viabilidade do negócio, seus risco e oportunidades e que podem ser aproveitando dados e que a condições de custo e demanda do cenário provável para que o negócio se realize.

O CAFÉ NO BRASIL

As tendências indicam que o consumo de café vem aumentando a um ritmo rápido nos ultimo anos, e as pessoas estão cada vez mais dispostas a fazer pelo menos alguma refeição fora de casa. De acordo com a ABIC ( Associação Brasileira da Industria de café), o consumo interno brasileiro de café continua crescendo.

As pesquisas da ABIC, segundo a Nielsen, continuam mostrando uma elevada penetração do café entre os consumidores. O café esta presente em 98,2% dos lares brasileiros, sendo que os lares possuem em média 3,4 pessoas, das quais 2,8 bebem café. As regiões onde o consumo mais cresceu em 2014 foram o Nordeste (+ 9,1%), o Sul (+ 8,8%) e o Centro Oeste (+7,8%). O café em pó representou 86,4% em valor, do total consumido, enquanto o segmento relativamente novo das capsulas alcançou 1,7%, ampliando em 54% as vendas em valor em relação a 2013. O ritmo de crescimento do consumo interno leva a ABIC a reforçar a sua tese de que é preciso estimular o consumo de café investindo muito mais em marketing, publicidade, diferenciação e inovação de produtos. O comportamento dos consumidores tem sido o de ampliar a experimentação e valorizar os produtos com melhor qualidade, certificados e sustentáveis. A publicidade institucional deve servir para orientar, educar e difundir conhecimentos sobre café e suas qualidades.

Sendo assim a cafeteria abordada no trabalho pretende oferecer produtos de qualidade à sua clientela em Paulo Afonso localizada em um lugar onde haja um fluxo de intenso de pessoas, principalmente de profissionais liberais e de escritórios, e trará como diferencial a oferta de serviços de café da manha entre outros.

PERFIL DOS DIRIGENTE DA ORGANIZAÇÃO

1- O perfil dos entrevistado para esta pesquisa foi de Ser empreendedores por possuírem características como criatividade, pró-atividade, capacidade de organização, planejamento, responsabilidade, capacidade de liderança, habilidade de trabalhar em equipe, assumir riscos - calculados, aproveitar as oportunidades, ser agente de mudança, e encarar os possíveis fracassos .

2- Levando em conta os dados coletado a empresa poderia explorar mais o acompanhamentos para seu café, como contar com um balcão de tortas, cupcakes, salgados em geral encarando os concorrentes fazendo também o delivery oferecidos pelo concorrentes.

PLANO DE NEGÓCIO

3- De acordo Dornelas (2001) o plano de negocio é (...) um documento usado para descrever um empreendimento e o modelo de negócio que sustentam a empresa. Sua elaboração envolve um processo de aprendizagem e auto conhecimento, e, ainda, permite ao empreendedor situar-se no seu de negócio.

O plano de negocio não é algo rígido e como cada negócio possui suas peculiaridades, ela deve ser consistente com a realidade do mercado e contexto que a se empresa encontra. Logo, ela deve atender a uma estrutura lógica mínima que, no caso deste trabalho segue e mesma proposta que Dornelas (2001)

MISSÃO E VISÃO

Na empresa é a parte fundamental para depois se constituir uma estratégia sólida. Qualquer empreendedor deve te-la em mente na tomada de decisão pois é de acordo com a visão que a organização define aonde ela quer chegar, a direção que pretende seguir e o que ela quer ser, onde a misão procura responder “ em que negócio estamos”? é onde se explica a razão de existir de uma organização.

ENTREVISTA COM OS CONCORRENTES

Abaixo segue resultados com entrevista com os proprietários e gerentes de confeitaria e cafeteria concorrentes.

PERGUNTAS CAFETERIA DA CIDADE BELOS BOLOS

Pessoas por dia Em média 60 Em média 30

Numero de empregados 03 06

Produtos que tem mais saída Café, croasant, bolos, Bolos,sucos prontos e

refrigerantes

Promoção Panfletagem,clubes,escritório

Radio outdoor,site,facebook Convênios, hotéis,Buffet, facebook

Variedade 04 02

Ambiente Agradável, Agradável

Localização ótima boa

Decoração sofisticada moderada

Além dos itens acima o que você classifica como essencial Qualidade nos serviços e inovação Pronto atendimento

O que você considera o diferencial? O produto café expresso O produto bolo temáticos

Existe algum treinamento?

Treinamento com o dono e com o fornecedor Treinamento com o dono

Qual o publico que frequenta?

De 18 a 60 anos, profissionais e liberai e empresários, gerentes médicos. classe social B Classe A e B de toda faixa etária

É

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (59.1 Kb)   docx (17 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com