TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empreendedorismo plano de negocio

Por:   •  12/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  2.699 Palavras (11 Páginas)  •  733 Visualizações

Página 1 de 11

DISCIPLINA: PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AO CURSO DE TECNOLOGIA EM LOGISTICA (PROINTER)

TEMA: DESENVOLVER UM PLANO DE NEGÓCIOS, PARA VIABILIZAR O POTENCIAL EMPREENDEDOR

Campo Grande – MS

Abril /2015

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (CEAD)

DISCIPLINA: PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AO CURSO DE TECNOLOGIA EM LOGISTICA (PROINTER)

TEMA: DESENVOLVER UM PLANO DE NEGÓCIOS, PARA VIABILIZAR O POTENCIAL EMPREENDEDOR

Semestre 1º

Relatório apresentado como atividade avaliativa da disciplina de Prointer do Curso de Tecnologia em Logistica do Centro de Educação a Distância da Universidade Anhanguera-Uniderp, sob a orientação da professora-tutora Camila Menezes.Campo Grande - MS

Campo Grande – MS

Abril /2015

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 4

11. Referencias Bibliográficas 9

12. ANEXO I - QUESTIONÁRIO 11

1- INTRODUÇÃO

A Proposta do PROINTER I é desenvolver um Plano de Negócios, para viabilizar seu potencial empreendedor com o objetivo de ampliar os conhecimentos com a utilização dos conteúdos ministra nas aulas e nos materiais e livros das disciplinas que norteiam este Projeto: Técnicas de Negociação; Comportamento Organizacional; Empreendedorismo; Ética e Relações Humanas no Trabalho e Desenvolvimento Pessoal e Profissional. A ferramenta padrão utilizada para atividade escolhida será o estudo da viabilidade e da pesquisa de campo SWOT e/ou PFOA.

2-DESENVOLVIMENTO

Ao analisar a entrevista com a empreendedora Patrícia Montenegro, vimos alguns empreendedores escolhem seu ramo de atividade devido estudos financeiros, ou seja, empresas que no momento são lucrativas, mas se esquecem de que o mercado é oscilante e acaba fazendo por um bom tempo uma atividade que não lhe dá prazer. Por outro lado, outros deixam de investir por não identificarem algo de seu interesse. Outro motivo muito aparente na sociedade são aqueles empresários que tem medo do fracasso e não suportam assumir nenhum tipo de risco, mas sabe-se que todos e qualquer empreendimento é inerente aos riscos. Podemos citar outros medos como o de sair da zona de conforto, o de largar o emprego fixo para abrir um negócio próprio, o medo do novo, desconciliar a vida pessoal com a profissional ou até mesmo o receio de ser só mais um no meio dos demais concorrentes. Analisando autores conceituados sobre o tema Empreendedorismo, podemos ressaltar algumas opiniões importantes.

Dolabela (1999) afirma que empreendedorismo é utilizado para designar os estudos relativos ao empreendedor, suas origens, seu sistema de atividades e seu universo de atuação. De acordo com Veiga (2006), ser um empreendedor é uma forma estratégica de contribuir para o crescimento econômico e de se obter sucesso no mercado. É a visão que todo empresário deve ter, e que muitos ainda não possuem ao empreendedor o seu negocio. Considerando os dois autores acima citados, mostra-se então que o empreendedor tem muitas características na sociedade humana, como criar, organizar, planejar, dentre outras características. Por fim, é necessário ignorar os medos, principalmente aqueles que lhe fazem mal e te impedem de crescer, transformando-o em um medo bom que dá frio na barriga e o encoraja a enfrentar situações e provar que é capaz de ser muito mais do que antes você imaginaria.

A maioria dos profissionais hoje em dia acaba não se arriscando em empreender, apostar em seus sonhos e na sua paixão por medo de perder sua vida “estável”. Não só hoje, ou melhor, sempre tivemos a cultura de que estabilidade financeira seria ter um trabalho fixo, um registro em carteira. O que não é mais presente nas realidades empresariais de hoje em dia. O medo de perder é muito maior do que o medo de ganhar apenas em longo prazo.

Segundo a empreendedora Patrícia até que uma pessoa se comprometa, há a vacilação, a oportunidade de recuar, a ineficiência de sempre. Para ser empreendedor é necessário ter noção dos 5Is:

1. Inteligência;

2. Informação;

3. Idealização;

4. Iniciativa;

5. Insistência.

A paixão pelo que se faz é um dos requisitos mais importantes do empreendedor porque é dessa ideia, desse plano que ele irá construir o seu projeto de vida. Lógico que acidentes irão acontecer pelo caminho, serão grandes os desafios mas o importante é não desistir no primeiro fracasso. Tanto que em várias pesquisas aparecem grandes empreendedores que nem pensam em se aposentar e sim dar continuidade ao que ele conquistou.

Os segredos do empreendedorismo podem ser descobertos por qualquer pessoa e de qualquer idade. .Não é incomum sonhar em seguir as próprias ordens e cuidar do próprio nariz. Fundar um negócio e ser patrão de si mesmo, contudo, pode ser mais complicado do que se imagina. Não basta apenas ter uma boa ideia, é preciso entender o mercado e manter-se atualizado, para que o negócio encontre possibilidades de crescimento.

Quem deseja abrir o próprio negócio deve se informar, antes de mais nada. É preciso conhecer o mínimo a respeito da atividade que se pretende desenvolver e do mercado no qual quer se envolver. Familiarizar-se com aquilo que se deseja vender, seja o que for, é essencial.

Parte desta capacitação, esclarece o consultor, vem da organização dos recursos do negócio. Todos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.6 Kb)   pdf (72 Kb)   docx (23.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com