TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empreendedorismo x Investimento no mercado financeiro

Por:   •  5/1/2017  •  Projeto de pesquisa  •  7.559 Palavras (31 Páginas)  •  493 Visualizações

Página 1 de 31

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

Faculdade de Ciências Econômicas Departamento de Ciências Administrativas

Metodologia de Pesquisa Administração II Professora Deise Luiza da Silva Ferraz, Dra.

Complementação de renda pelas classes média e baixa: Empreendedorismo x Investimento no mercado financeiro

Michelle Lucas de Brito

Belo Horizonte 2017


Sumário

  1. INTRODUÇÃO        4
  2. OBJETIVOS        6
  3. METODOLOGIA        7
  4. COMPLEMENTAR RENDA        9
  5. INVESTIMENTO FINANCEIRO        10
  6. EMPREENDEDORISMO        19

REFERÊNCIAS        26


LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS

BACEN- ENEF - GEM - HSBC - IBGE - IPCA - MPE - OCDE - OIT - SAE -

SEBRAE - SERASA -


Banco Central

Estratégia Nacional de Educação Financeira Global Entrepreneurship Monitor

Corporação Bancária de Hong Kong e Xangai Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística Índice de Preços ao Consumidor Amplo

Micro e Pequena Empresa

Organização Para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico Organização Internacional do Trabalho

Secretaria de Assuntos Estratégicos

Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas Centralização de Serviços de Bancos


  1. INTRODUÇÃO

Normalmente, quando o individuo se vê impelido e/ou desejoso por aferir renda extra significativa, é comum certa parcela da população de média e baixa renda investir em iniciativas, como: empreendedorismo, aumentar a jornada de trabalho, emprego temporário, mercado informal, corte de gastos e o mercado financeiro/capitais. Inúmeras são as possibilidades que os brasileiros têm buscado para enfrentar momentos de desemprego e aumento de gastos que geram impacto no orçamento familiar e, conseguinte, em seu sustento.

Nesse contexto, verifica-se que alguns caminhos são mais preteridos que outros na hora de ir em busca da renda extra. Isso porque as atitudes para aumentar a renda são influenciadas por fatores, como: nível de alfabetização financeira e propensão ao empreendedorismo.

No que tange a alfabetização financeira, esta contribui até mesmo para saber onde procurar ajuda e adotar outras ações que melhorem a saúde financeira. Remund (2010) escreve que os principais motivos de insegurança e ineficiência na escolha das pessoas na gestão de suas finanças esta, em grande medida, no aumento da complexidade do mercado financeiro devido ao  crescente número de produtos financeiros e a utilização de meios eletrônicos na realização das transações.

Ao passo que, a falta de discernimento financeiro acaba por influenciar outras áreas da vida social. Macedo (2016) ressalta que sem educação financeira, as influências do meio (marketing e propaganda) possuem maior potencialidade de sucesso (negativo) em indivíduos que não possuem conhecimento financeiro. E, a este respeito, as classes mais pobres e que possuem menores condições de acesso a educação (básica e, consequentemente, financeira) estão mais vulneráveis a estas investidas de marketing.

Por outro lado, muito tem se falado sobre empreendedorismo atualmente. Isso pode ser explicitado pela pressão que agentes externos, como o governo, fazem para incentivar o aumento no número de pequenos e médios empreendedores. Dessa forma, com o agravamento da crise econômica no país, aliada à reorganização dos movimentos sociais, nos anos oitenta o número de empreendimentos foi impulsionado. (Lino, 1992, p.3- 5)


Nesse contexto, este trabalho se propõe a investigar as causas que motivam a classe C e D a investirem em diversas formas de complementação de renda como as já citadas sem, no entanto, considerar o mercado financeiro/capitais como opção atraente e igualmente competitiva. Para tanto, o método de análise utilizado ainda esta sendo selecionado bem como o escopo perfeitamente delineado.


  1. OBJETIVOS

  1. Objetivo Geral

Analisar a propensão das famílias de média e baixa renda a auferir renda extra através de iniciativas de empreendedorismo em detrimento de investimento financeiro.

  1. Objetivos Específicos
  1. Analisar por meio de levantamento bibliográfico a influência do nível de alfabetização financeira na decisão de investir.
  1. Investigar se as crescentes iniciativas para que a população abra seu próprio negócio propulsiona o empreendedorismo de maneira a desestimular o aumento de investidores.

  1. METODOLOGIA

Buscando compreender como o nível de alfabetização financeira tem influenciado na complementação de renda das famílias de média e baixa renda faz-se necessário assimilar características como, o contexto social em os indivíduos estão inseridos. Por essa razão, Terence e Filho (2006) apontam para a abordagem qualitativa, como mais adequada para esta finalidade.

Ainda segundo Terence e Filho (2006, p. 2), por meio da pesquisa qualitativa:

"o pesquisador procura aprofundar-se na compreensão dos fenômenos que estuda – ações dos indivíduos, grupos ou organizações em seu ambiente e contexto social – interpretando-os segundo a perspectiva dos participantes da situação enfocada, sem se preocupar com representatividade numérica, generalizações estatísticas e relações lineares de causa e efeito".

Dessa forma, para obtenção dos objetivos almejados, este trabalho segue o método de pesquisa qualitativo exploratório, utilizando como base para a coleta de dados levantamento bibliográfico, questionário e entrevistas com pessoas que tiveram experiências práticas com o problema pesquisado.

Dessa forma, não há a pretensão de gerar conhecimentos para aplicação prática neste momento. A pesquisa "Objetiva [apenas] gerar conhecimentos novos, úteis para o avanço da Ciência, sem [almejar] aplicação prática prevista." (Gerhardt e Silveira, 2009).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (53.1 Kb)   pdf (257.2 Kb)   docx (44 Kb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com