TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empreendor de sucesso

Por:   •  13/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  998 Palavras (4 Páginas)  •  344 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

Nesta atividade, explicitaremos a história de um empreendedor de sucesso Alexandre Costa, fundador da Cacau Show, bem como sua trajetória de sucesso, seus principais objetivos e sua importância na economia do país.

Alexandre iniciou sua carreira muito cedo, aos 17 anos e enfrentou algumas dificuldades para conquistar a confiança de muitos. Nunca satisfeito o empreendedor está sempre em busca de inovação e melhorias, para crescer o nome da sua marca, hoje com cinco mil funcionários e com uma grande rede de franquias.

Empreendedor selecionado

Alexandre Costa, começou a vender chocolates Cacau Show aos 14 anos de idade de porta em porta, utilizando catálogos, criado por sua mãe que vendia lingerie e cosméticos também de porta em porta.

Ele fazia os pedidos, recebia de volta, etiquetava e entregava para os clientes, porém em uma determinada época do ano com várias encomendas de ovos de páscoa, o fornecedor não entregou a encomenda. Foi quando então Alexandre, decidiu partir para outro emprego e foi trabalhar em um posto de gasolina.

Com 17 anos disposto a voltar para o ramo de chocolate, ele pediu para a mãe os catálogos que estavam guardados, e ainda comentou “o que deu errado pra vocês, pode não dar errado para mim não é mesmo?” - ALEXANDRE COSTA.

Seu primeiro grande erro, que posteriormente virou o acerto, foi vender para escolinhas infantis, 2 mil ovos de páscoa de 50g, desta vez de um outro fornecedor, que por sinal também não fabricava ovos de páscoa.

Baseado no compromisso com os clientes, e evitando ouvir dos pais de que ele foi avisado, Alexandre decidiu ir em lojas de atacado, a procura dos chocolates encomendados, foi quando ele encontrou uma pessoa na loja que sugeriu que ele comprasse os chocolates e as forminhas para o preparo dos ovos, pediu um dinheiro emprestado para o tio, comprou os materiais e foi para a fabricação do pedido. Diz ALEXANDRE COSTA “esses golpes de sorte só vem para quem se empenha”.

Por fim entregou os ovos, devolveu o empréstimo, pagou a mão de obra e ainda teve um lucro de quinhentos dólares. Por ter apenas 17 anos, sua pouca idade gerava desconfiança nos fornecedores e bancos, mas não desistiu jamais e sua persistência venceu e mudou todo o cenário. Foi aí que fundou a Cacau Show.

Diferencial de sucesso desse empreendedor

Alexandre, teve como lema usar os sentidos para alcançar o sucesso.

1. Sentir o cheiro da oportunidade - dar um toque pessoal em tudo o que faz. Em meio a muitas lojas de chocolates concorrentes, ele precisou se diferenciar dos demais quebrando paradigmas, resolveu usar chocolates finos, de marcas muito boas e cobrar um preço acessível, investiu em embalagens melhores, utilizou ganhos de escala.

Esteve sempre próximo do negócio acompanhando e investindo em novas ideias e mudanças desde nos produtos até no layout das lojas.

2. Manter os olhos atentos aos objetivos - como exemplo ele utiliza a comparação de telescópio (visão estratégica) com um microscópio (visão operacional), ter foco no pequeno detalhe mas sem esquecer da estratégia a longo prazo.

3. Ouvir - estar disposto a ouvir a opinião do próximo. Tratar gente como gente, e estar próximo das pessoas, onde instituiu o aniversariante do mês entre os funcionários, ele vai pessoalmente ao auditório confraternizar e interagir com cada aniversariante, mostrando para cada um a importância dele na empresa. Sempre desenvolve palestras e divide cada conquista com a equipe e também com os franqueados.

4. Paladar – Viver sem medo de “experimentar” o novo. Sempre insatisfeito, em busca de inovar, e investir em tecnologia.

Principal sonho e visão de futuro

No ano de 2003 Alexandre tinha cem lojas abertas e seu objetivo seria chegar em 2010 com mil lojas. No início, foi difícil “vender” esse objetivo, mas sete anos depois foi aberta a tão sonhada loja de número mil. Esse sonho não foi o último, surgiu um novo, e hoje já cresceu muito mais. Possui atualmente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (49.6 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com