TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empresa Ideal

Por:   •  25/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.368 Palavras (10 Páginas)  •  353 Visualizações

Página 1 de 10

Sumário:

Introdução 2

História da organização 3

Satisfação dos Clientes Internos 6

Responsabilidade Social 8

Conclusão 9

Fontes/Referências 10

Introdução

Desde a Revolução Industrial as empresas vêm mudando, se tornando mais complexas, aperfeiçoando na produção, qualidade, redução dos custos, formas de gestão na administração e produção, mas pouco se falava nas relações humanas nas empresas.

Para as empresas e organizações de referência do mercado brasileiro e mundial, Responsabilidade Social Corporativa é agir com princípios éticos em relação a todas as partes interessadas nos negócios de uma empresa. O Instituto Ethos, principal difusor do conceito no Brasil, dá uma boa definição sobre o que é Responsabilidade Social Corporativa (RSC) “Construção de relações de qualidade a partir de valores e condutas capazes de satisfazer necessidades e interesses dos públicos estratégicos, gerando valor para todos”.

Atualmente, muito tem se falado sobre as Relações Humanas dentro das organizações e como as empresas vem alcançando resultados surpreendentes, aumentando em muito seus lucros à partir do momento que mudam os métodos, valorizando seus funcionários, os incentivando e dando oportunidades, isto tudo influencia o desempenho dos funcionários, satisfaz o trabalhador e melhora o rendimento da produção destes.

O propósito deste texto é apresentar um pequeno histórico de uma empresa ideal, isto é, o exemplo de uma organização que valoriza seus colaboradores e que tomam atitudes envolvendo-se em certos problemas que fogem a suas áreas de atuação, mas de grande valia ao bem estar da sociedade.

A empresa que escolhemos é a BV Financeira, uma empresa do Grupo Votorantim, eleita uma das 100 melhores empresas para se trabalhar na América Latina pelo Great Place to Work Institute. Assim como nos 4 anos anteriores a BV Financeira foi eleita novamente em 2007 pelo Guia da Revista Exame e Você S/A como uma das 150 melhores empresas para se trabalhar no Brasil e uma das 50 melhores empresas para a mulher trabalhar.

Não iremos entrar em detalhes sobre todas as áreas de atuação da empresa, nem todos os seus departamentos, mas daremos uma idéia de como esta valoriza seus funcionários, destacando um pouco da sua política de R.H., a importância que dá aos seus clientes internos e externos, a qualidade de seus serviços e a preocupação com a sociedade em que está inserida.

História da organização

GRUPO VOTORANTIM

Iniciando suas atividades em 1918 no interior do Estado de São Paulo, com uma fábrica de fiação e tecelagem, hoje, o Grupo Votorantim opera nos segmentos industrial, financeiro e de novos negócios. Com mais de 50 mil funcionários, o Grupo Votorantim possui operações nos mercados de cimento e concreto, mineração e metalurgia (alumínio, zinco, níquel e aço), celulose e papel, suco de laranja concentrado, especialidades químicas, na auto-geração de energia elétrica, no setor financeiro, com o Banco Votorantim, e investe em empresas de biotecnologia e tecnologia da informação.

Para tornar esse compromisso uma realidade, o Grupo Votorantin vem redefinindo políticas, diretrizes e reunindo informações para se alinhar à agenda da Sustentabilidade. O Instituto Votorantin tem apoiado a empresa nessa trajetória.

As ações de Responsabilidade Social Corporativa com maior visibilidade externa são os apoios a projetos e iniciativas sociais. Nessa área, a empresa deve ter foco, consistência estratégica e objetivos claros para que a ação seja efetiva.

O Grupo Votorantin atua principalmente com iniciativas voltadas à juventude e com a democratização cultural. Por meio do S.I.S. (Sistema de Indicadores de Sustentabilidade), a empresa monitora os investimentos sociais, culturais e ambientais.

A publicação de balanços sociais transparentes e as prestações de contas das empresas são maneiras de se exprimir e registrar os compromissos éticos da companhia com seus diversos públicos.

A preocupação social do Grupo Votorantim começa com seu público interno. Só em 2006 foram mais de R$ 7,5 milhões investidos em um amplo número de iniciativas, que oferecem aos funcionários e a seus familiares oportunidades de desenvolvimento pessoal, profissional e de elevação da qualidade de vida.

Na área financeira, a holding financeira do Grupo Votorantim é formada pelo Banco Votorantim, BV Financeira, BV Leasing, Votorantim Asset Management e Votorantim Corretora. A Votorantim é um dos maiores investidores sociais privados do Brasil. Uma característica histórica que tem sua origem na vocação dos próprios acionistas, colaboradores tradicionais de diversas causas sociais.

BV FINANCEIRA

A BV Financeira é uma empresa do Grupo Votorantim, que atua no mercado de financiamento de veículos, crédito consignado, crédito para compra de material de construção e empréstimo pessoal. É considerada “jovem” no mercado financeiro (surgiu em 1996), e adotou a partir do ano de 2000 uma estratégia diferenciada no seu nicho de mercado, visando a motivação de sua equipe de funcionários, a captação e fidelização de parceiro de negócios (lojistas e empresários do segmento automotivo e de transportes em geral).

A BV Financeira tem como objetivo desenvolver total parceria com seus fornecedores, prestando serviços de qualidade junto a lojistas e financiados, atendendo a todos de forma personalizada e segura.

Presente em todo o território nacional, com uma carteira de R$ 12,9 bilhões, a BV possui milhares de lojas cadastradas em todo o Brasil. Essa conquista é fruto do trabalho de mais de 4 mil profissionais e um marco importante que demonstra a confiança que parceiros e clientes tem depositado na empresa. O Sucesso e o reconhecimento da BV têm acontecido através de premiações consecutivas ao longo dos anos, recebendo até recebeu o título da empresa que mais dobrou o salário de seus colaboradores.

Ainda quanto à premiação, em 2006 a BV recebeu o prêmio Excelência em Serviço ao Cliente na categoria serviços financeiros, da Revista Consumidor Moderno e prêmio Balanço Financeiro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)   pdf (70.3 Kb)   docx (19.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com