TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empresa de reenvase e comercialização de colas e resinas para artesanato tipo “biscuit”

Por:   •  21/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  7.996 Palavras (32 Páginas)  •  391 Visualizações

Página 1 de 32

[pic 2]

TCC - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Jundiaí – Turma GE12

Colas e Resinas para “Biscuit”

Maio 2008

Empresa de reenvase e comercialização de colas e resinas para artesanato tipo “biscuit”

Por

Juliano Polesi

Odair Tafarelo

René Luiz Caldo

Mirelle Mugnani

Trabalho de Conclusão de Curso  apresentado  ao Curso

MBA – Gestão Empresarial em 2008

Pós-Graduação lato sensu, Nível de Especialização

Programa FGV Management

Maio  2008


FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS

PROGRAMA FGV MANAGEMENT

CURSO GESTÃO EMPRESARIAL – GE 12

O Trabalho de Conclusão de Curso:

Empresa de reenvase e comercialização de colas e resinas para artesanato tipo “biscuit”

Elaborado por:

Juliano Polesi

Odair Tafarelo

René Luiz Caldo

Mirelle Mugnani

E aprovado pela Coordenação Acadêmica do curso Gestão Empresarial, foi aceito como requisito parcial para a obtenção do certificado do curso de pós-graduação, nível de especialização, do Programa FGV Management

Data:

                        ___________________________________

                        Agliberto Alves Cierco – Coordenador Acadêmico

                        ___________________________________

                        Marcelo Almeida Magalhães – Professor Orientador


Resumo

Nosso projeto terá como finalidade a abertura de uma empresa com o seguinte objetivo:  distribuir colas, adesivos e resinas para uso doméstico na fabricação de peças artesanais do tipo "biscuit". Nosso público alvo serão lojas de armarinhos e bazares, preferencialmente na região da Rua Vinte e Cinco de Março em São Paulo - Capital.

O escopo inicial não contempla produção dos adesivos, mercado este dominado por grandes empresas nacionais e multinacionais, e sim o reenvase, já que a idéia é beneficiar os adesivos e apresentá-los de forma diferenciada.

O mercado citado oferece oportunidades para o crescimento e expansão face ao desemprego atual, principalmente para mulheres, com atividades do tipo "faça você mesmo", criando rendas alternativas e complementares na família.


Sumário Executivo

Apresentamos o nascimento de uma empresa de distribuição de adesivos e massas para artesanatos do tipo "biscuit", calcada na tarefa de adquirir lotes industriais e fracioná-los em quantidades adequadas para o uso doméstico ou de micro empresas, onde o alvo como consumidor será donas de casa que tenham atividades complementares de renda na família através de atividades ligadas ao artesanato, e como  alvo secundário os usuários de colas e adesivos para fins de bricolagem e atividades do tipo "faça você mesmo". Nossa empresa não terá como objetivo produzir ou manufaturar nenhum tipo de adesivo. Estaremos aproveitando um nicho de mercado onde as grandes empresas fabricantes da tecnologia de adesivos tipo PVA (cola branca) não atuam, já que o foco destas é o Business to Business. O nosso foco principal como canal de distribuição serão as lojas de armarinho e distribuidores da região da famosa Rua Vinte e Cinco de Março na região central de São Paulo capital, principal centro de comércio de matérias-primas e artefatos  para artesanatos e atividades domésticas. Para isto foi elaborado este plano, com dados que refletem a realidade, que se buscará com a rigorosa observação e cumprimento, de todas as etapas traçadas. Foi elaborado de forma a garantir a sobrevivência em um mercado altamente competitivo, traçando os caminhos necessários à criação hoje e perpetuação do negócio no futuro, o objetivo é criar produtos e serviços que visem o desenvolvimento pessoal e profissional de nossos clientes, através de práticas administrativas modernas, viabilizando soluções empresariais que venham de encontro com as necessidades de nossos clientes. O objetivo inicial é o aproveitamento e a viabilização de utilização dos conhecimentos e experiências adquiridas pelos sócios proprietários, através de suas carreiras profissionais e formações acadêmicas, todos com MBA em Gestão Empresarial, pela Fundação Getulio Vargas. O objetivo principal do negócio será a Atuação e Promoção de  nossos produtos bem como o desenvolvimento Pessoal e Profissional de nossos Clientes, através de Serviços e Treinamentos, desenvolvidos como ferramentas para acompanhar a atualidade necessária do mercado.

Foi inicialmente traçado o Planejamento Estratégico, a fim de se conhecer detalhadamente todos os recursos que temos disponíveis no momento para a criação desta empresa, bem como analisar os vários ambientes inseridos no contexto, assim como ter um conhecimento da concorrência e das resistências que serão encontradas no decorrer do processo, de criação. Definindo assim Negócio, Missão, Visão e Valores Organizacionais, traçando então os objetivos estratégicos, com as respectivas táticas para alcançar e superar estes objetivos.

No plano de marketing, foram elaboradas todas as análises pertinentes ao ingresso da marca, bem como a especificação dos produtos e serviços que temos a oferecer e o estágio de desenvolvimento de cada um, criando assim um portifólio, para a apresentação aos clientes. Criando uma estratégia para a precificação de cada produto, bem como serão as vendas e distribuição. Definindo quais as ferramentas que serão utilizadas para a comunicação com o mercado, e os valores percentuais que serão aplicados da receita, de acordo com a previsão de vendas, que foi elaborado com estimativas dentro de um estudo de possibilidades de realizações de eventos nos meses analisados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43.9 Kb)   pdf (1.3 Mb)   docx (314.4 Kb)  
Continuar por mais 31 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com