TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Enron – "Os melhores da classe” e o filme “O contador"

Por:   •  6/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  477 Palavras (2 Páginas)  •  127 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade 4 – Aula à distância 12/04

Assista o documentário “Enron – Os melhores da classe” e o filme “O contador”, em seguida, redija um relato dissertativo, sobre a questão das fraudes contábeis, fazendo especial enfoque as exigibilidades (conceitos e características) das normas contábeis, abordados em sala de aula.

Não se esqueça de utilizar a norma culta ortográfica vigente, mínimo de uma lauda, digitado (normas MDT) e de colocar um titulo. \

As fraudes contábeis tem conotações diferentes, denominadas de crimes dolosos, em que, são intencionais, mas os autores tentam encobri-las para que não ocorra sua detecção.  Para seu descobrimento são necessários vários trabalhos e domínio da matéria. Entre as fraudes contábeis podem ser citadas os desvios de dinheiro, a falsificação de documentos, o registro de despesas inexistentes, omissão e recebimentos de  verbas, a alteração de valores no resultado e no patrimônio e a realização de lançamentos contábeis.

Em relação as fraudes e as normas contábeis , assistindo ao filme “O contador” , e o documentário “Eron – Os melhores da Classe”, percebe-se com clareza as fraudes empresariais cometidas por pequenas e grandes empresas, em que , os controles internos  não conseguem  acompanhar a mesma velocidade, aumentando as possibilidades da pratica  de atos ilícitos.

Segundo as normas brasileiras de contabilidade constituem-se em procedimentos de conduta que devem ser observados como requisitos para o exercício da profissão contábil, bem como os conceitos doutrinários, princípios, estrutura técnica e procedimentos a serem aplicados na realização dos trabalhos previstos nas normas aprovadas por resolução emitidas pelo CFC.

Hoog e Petrenco (2003) citam que fraude e erro tem conotações diferentes, pois a fraude é intencional, denominada de crime doloso. Os autores da fraude geralmente tentam encobri-la, e para sua detecção faz-se necessário um trabalho de astúcia e domínio da matéria. Conforme Sá e Hoog (2005), o termo fraudis provém da língua latina e era utilizado no sentido de dano praticado contra alguém, podendo também significar crime ou delito. As fraudes tratam-se de um agregado de atos premeditados, objetivando-se tirar proveito de alguma forma. Entre as formas contábeis de fraude, pode ser citado o desvio de dinheiro, a falsificação de documentos, o registro de despesas inexistentes, a omissão de recebimentos de verbas, a alteração de valores no resultado e no patrimônio e a realização de lançamentos contábeis sem respeitar os princípios contábeis

Os atos de fraudes podem ser cometidos contra empresas, contra o governo, contra o mercado, ou pelo governo contra o povo, conforme Sá e Hoog

De acordo com Kramer (2015), existe maior possibilidade de ocorrência de fraudes em pequenas empresas, devido principalmente à existência de controles internos falhos. Para que seja reduzida a probabilidade de fraudes em empresas de pequeno porte, faz-se de grande importância a colaboração entre a gestão e os demais setores, através do estabelecimento de uma política de discussão aberta e de uma cultura de ética e de valorização dos funcionários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (65.8 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com