TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ensine a Administração da Ciência

Resenha: Ensine a Administração da Ciência. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/2/2015  •  Resenha  •  527 Palavras (3 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 3

A Administração Científica de Taylor buscava soluções definitivas para o problema da administração, verificou, ainda, que as decisões eram tomadas de modo sistemático, não havendo nenhuma preocupação ou pesquisas sendo desenvolvidas para descobrir melhores meios de produção. Para Taylor, tratava-se de prescrever exatamente o método de trabalho, indicar as ferramentas e o material utilizado de acordo com os estudos de movimentos e estabelecer o tempo dentro do qual a tarefa deve ser cumprida graças ao estudo dos tempos acreditava Taylor que, adotando seu sistema administrativo, todos seriam beneficiados, o baixo custo da produção, que resulta do grande aumento de rendimento, habilitará as companhias que adotam a administração científica e, particularmente, aquelas que a instituíram em primeiro lugar, a competirem melhor do que antes e, com isso, ampliarão seus mercados; seus homens terão constantemente trabalho, mesmo em tempos difíceis, e ganhará maiores salários, qualquer que seja a época. Isso significa aumento de prosperidade e diminuição de pobreza, não somente para os trabalhadores, mas ainda para toda a comunidade. Para tanto, as empresas deveriam instituir os quatro princípios da administração científica, desenvolvidos por Taylor ao longo de suas investigações e experiências.

Pode-se assegurar que a administração científica se desdobra em duas práticas complementares, que são, em primeiro lugar, a descoberta experimental do melhor meio e do momento mais oportuno para executar cada operação ou parte de operação. Essa descoberta é feita levando-se em conta o material mais indicado, os melhores instrumentos de trabalho, ferramentas e máquinas, a melhor manipulação dos instrumentos, o melhor fluxo de trabalho e a mais lógica sequenciam de movimentos e a Psicologia Organizacional nas indústrias que veio a ser um aliado na criação de soluções. Enquanto a administração buscava a criação de metas que visavam o aumento da produtividade, a psicologia se preocupava em atender as necessidades físicas e mentais dos trabalhadores, selecionando-os, treinando-os e planejando situações de trabalho que favorecesse empregadores e empregados.

A partir daí, muitos estudos foram realizados. Podemos citar o de Frank e Lilian Gilbert que trabalharam a aplicação do tempo e do movimento para uma melhor projeção da tecnologia para as pessoas, o experimento realizado em Western Eletric Company, Hawthorne que estudou o efeito da percepção da participação do funcionário na empresa, e os estudos de Mc Gregor que a partir de sua teoria “X e Y” também contribuiu para o desenvolvimento e aperfeiçoamento da Psicologia Organizacional.

Essas duas ciências se tornaram aliadas desde então. Atualmente seus objetivos permanecem os mesmos, porém, as mudanças do mercado exigem adaptações.

O surgimento da Psicologia Organizacional está ligado a Administração Científica devido à necessidade de uma nova ciência que aperfeiçoas se o processo industrial iniciado no século XIX.

É de nosso conhecimento que a Revolução Industrial foi responsável pela criação de uma nova relação entre gestores e empregados. Os gestores buscavam o lucro através da produção e para isso submetiam seus empregados a um trabalho pesado com longas jornadas, sem direitos trabalhistas e descansos semanais. A princípio esse método de administração surtia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com