TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Entrevista com um Empresário

Por:   •  6/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.158 Palavras (9 Páginas)  •  1.360 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

BACHAREL EM ADMINISTRAÇÃO

NERIVAL

PRODUÇÃO TEXTUAL EM GRUPO

ENTREVISTA COM UM EMPRESARIO

ILHÉUS

                                                                            2015

NERIVAL

PRODUÇÃO TEXTUAL EM GRUPO

ENTREVISTA COM UM EMPRESARIO

Trabalho apresentado ao Curso (nome do curso)  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas  Fundamentos e Teoria Organizacional; Comunicação e Linguagem; Homem, Cultura e Sociedade; Comportamento Organizacional;

Prof. Márcio Ronald Sella;Grace Botelho;Keren Mangontti; Suzi Bueno de Almeida; Antonio Lemes Guerra Junior; Wilson Sanches; Maria Eliza Pacheco; Edson Elias de Morais; Ana Céli Pavão

ILHÉUS

2015


  1. INTRODUÇÃO

Diante das constantes crises e novas necessidades, o campo empresarial, vem atravessando grandes desafios para se manter. Considerando que a organização é, em si mesma, um fenômeno cultural ao qual se sucedem variações acompanhando o desenvolvimento da sociedade, é vista como sistema aberto que requer cuidadosa administração na satisfação e equilíbrio das necessidades internas e de adaptação a circunstâncias ambientais.

      Configura-se um fenômeno em que o desenvolvimento de sociedades organizacionais é acompanhado por uma desintegração dos padrões tradicionais de ordem social, em termos de ideais comuns, crenças e valores, dando lugar a padrões mais fragmentados e diferenciados de crenças e práticas baseadas na estrutura ocupacional da nova sociedade (MORGAN, 1996, p. 53).

     O surpreendente numa organização é o alto grau de adesão dos empregados, que começam com a empresa, às ideias do fundador, pois nas empresas recém-formadas, dominadas pelo espírito empreendedor, o sentimento de que há uma missão a cumprir faz parte do ambiente, mesmo que seja difícil conseguir manter esse espírito vivo, depois que a equipe inicial e o fundador se vão (FERREL, 1993).

   Diante desses registros, apresenta-se a produção textual interdisciplinar que foi realizada com a finalidade de constatar de forma clara e objetiva, alguns conceitos básicos para entender a estrutura organizacional de uma empresa assim como os diversos fatores de planejamento, organização e execução, decisão e controle, e a organização racional do trabalho, tendo em vista o sucesso do negócio.


  1. DESENVOLVIMENTO

     A empresa alvo da produção textual é uma oficina mecânica onde a entrevista foi realizada com Srº Rômulo Barbosa dos Santos, casado, 32 anos de idade, uma pessoa dinâmica, extrovertida e com característica empreendedora. Ele deu início ao seu primeiro negócio, uma oficina com serviços de funilaria, pintura, polimento e martelinho de ouro, situada na Av. Itabuna nº120 na cidade de Ilhéus/BA.  A caracterização da empresa é uma microempresa que está de acordo com a Lei 9.317/96 (Lei do Imposto Simples), alterada pela Lei 9.732/98, que fixa a partir de janeiro de 1999, os seguintes critérios para a classificação de MPEs:

Microempresa: A pessoa jurídica e a firma individual que tiveram receita bruta anual igual ou inferior ao valor de R$ 120.000,00 (cento e vinte mil reais); nova de médio porte no mercado que visa inovar os serviços já existente neste ramo com novas técnicas e diversificação de serviços trazendo também serviços não existente na cidade.

O proprietário não é uma pessoa graduada em administração, possui, apenas, o nível fundamental II, mas buscou adquirir conhecimentos sobre técnicas administrativas para garantir a prosperidade do seu negocio.

Segundo o entrevistado a ideia surgiu pelo fato da não existência de oficinas especializadas em ilhéus que oferecessem esses tipos de serviços como o martelinho de ouro, visando assim uma inovação no mercado outomobilistico da cidade.    

       O segredo do negócio está no acompanhamento constante do empresário junto ao processo produtivo. A administração rigorosa da oficina, em busca de qualidade e economia, garante o padrão de desempenho desejável. Para elevar a produção, o empreendedor precisa desenvolver parcerias, dispor de serviços que ofereçam comodidade aos clientes,além da qualidade dos serviços prestados,  tais como buscar e levar o automóvel na casa dos seus clientes. O atendimento, agilidade e a presteza são  ítens que merecem uma maior preocupação do empresário, já que nesse segmento de negócio há uma tendência ao relacionamento mais próximo com o cliente.

 A empresa possui seis funcionários, dos quais são:

  • 01 Auxiliar administrativo, que têm como função atendimento ao cliente, emissão das notas fiscais, de serviços e orçamentos e atendimento telefônico.
  • 01 Preparador de automóveis, tem como função: reparar as peças danificadas  aplicação de cera, limpeza de peças;
  • 01 Pintor de automóveis, tem como função pintar as peças que foram preparadas
  • 01 Polidor de automóveis que tem a funçao de polir o automovel depois dele ser pintado
  • 01 colaborador para fazer a funilaria dos carros
  • 01 colaborador para o “martelinho de ouro”.  

    A comunicação dentro da empresa, se dá, através de ferramentas formais como CI (Comunicação Interna) e a informais entre conversações, bate – papos, etc. A referida Empresa é regida pela norma da CLT (Consolidações das leis trabalhistas). Em se tratando de administração, se faz necessário refletir e, perceber que as empresas atualmente aplicam (ou ao menos conhecem) os princípios da Administração Científica propostos por Taylor, em especial os que se referem à ORT, entre os quais, merece destaque:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)   pdf (188.6 Kb)   docx (63.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com