TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Entrevista com um micro empreendedor

Por:   •  20/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.563 Palavras (15 Páginas)  •  2.470 Visualizações

Página 1 de 15

Conteúdo

1 INTRODUÇÃO 4

2 QUANDO SURGIU A EMPRESA. 5

3 ESTRUTURA FISICA. 6

3.1 COLABORADORES 6

3.1.1 Atendente de caixa:. 7

3.1.2 - Dois padeiros:. 7

3.1.3 - Auxiliares de padaria: 7

3.1.4 - Serviços gerais:. 7

3.1.5 - Dos Balconistas:. 7

3.2 A PADARIA 8

3.2.1 Padarias tipo Boutique: 8

3.2.2 - Padarias de Serviço:. 8

3.2.3 - Padarias de Conveniência:. 9

3.2.4 - Pontos Quentes:. 9

4 CLIENTES 10

5 DO MARKETING 11

6 MARKETING MASSAS FINAS COMERCIO DE PANIFICAÇÃO LTDA 12

7 PROBLEMAS: PODEM-SE DESTACAR COMO ALGUNS PEQUENOS PROBLEMAS: 13

8 PLANO DE AÇÃO 15

9 CONCLUSÃO 16

10 REFERENCIAS 17

1 INTRODUÇÃO

Trabalho de pesquisa através de entrevista direta com o empresário, objetivando compreender a história e o funcionamento da empresa. O grupo buscou conhecer de perto em visita a uma organização da cidade do Cabo, o dia a dia da organização. Realizamos uma entrevista com o Senhor Paulo de Sales Rodrigues proprietário e fundador da marca Massas Finas Comercio de Panificação LTDA. Na entrevista o grupo descobriu quando a organização surgiu, qual a sua estrutura física e seu funcionamento. Vimos os colaboradores quantos são e como se dividem dentro do setor de trabalho. Também fizemos uma relação entre as funções que cada colaborador desenvolve dentro da organização. Em seguida fizemos uma pesquisa sobre o mercado de padaria e como o comercio varejista tem suportado esse segmento nos decorrer dos anos e como a Massas Finas Comercio de Panificação LTDA tem procurado se estabelecer nesse mercado tão competitivo. Fizemos uma analise do potencial de marketing da organização e o que o proprietário tem feito em relação ao marketing da organização em relação aos seus clientes e se existe uma plano de ação para a realização de entrevista para buscar as melhorias tanto interna com externa da empresa. Ressaltamos o aprendizado das disciplinas do semestre, tendo elas como base norteadora para a elaboração do trabalho.

2 QUANDO SURGIU A EMPRESA.

A entrevista foi realizada com o Sr. Paulo de Sales Rodrigues fundador e gestor da marca Massas Finas Comercio de Panificação LTDA um empreendedor e visionário, que decidiu iniciar seu próprio negócio no comércio de panificação na cidade do Cabo de Santo Agostinho – PE Ele estudou panificação no SENAI, e após o termino do curso resolveu investir no seu próprio negócio

No dia 15 de dezembro de 2004, Sr. Paulo de Sales iniciou seu próprio negócio. A Massas Finas Comercio de Panificação LTDA, sendo uma Empresa de Pequeno Porte (EPP). Nasceu com a ideia de oferecer aos clientes um produto de panificação diferenciado dos produtos existente no mercado local e de um excelente paladar.

A ideia de criar a empresa surgiu da necessidade do senhor Paulo viver do seu próprio negócio, pois, o mesmo trabalhava como funcionário em uma organização que era do mesmo segmento. Ele já tinha experiência em contas a pagar e receber, e em compras e vendas dos produtos de panificação. O que o motivou foi a conclusão do curso de panificação que o mesmo realizou.

Apesar de trabalhar no mesmo ramo, o Senhor Paulo tinha aprendido a profissão com o Seu Pai que também havia trabalhado na mesma área. Embora seu Paulo tivesse assumido o cargo de gerente da padaria em que trabalhava, ele não tinha feito nenhum curso profissionalizante e quando ele realizou o seu curso no SENAI logo se deus conta que poderia se tornar um empreendedor.

3 ESTRUTURA FISICA.

A Massas Finas Comercio de Panificação LTDA: hoje estar localizada e estruturada em um prédio alugado e muito bem instalada em uma rua comercial da cidade. Com estrutura para a fabricação de seus produtos que São eles: Um forno industrial, uma amassadeira, uma modeladora, um cilindro de massa, uma Câmara de crescimento de pães, uma mesa de inox, um reservatório de água, Balcão, caixa, vitrine para exposições dos produtos, uma freezer, uma espátula, uma espumadeira, 2 facas de serra, 2 Bacias de plástico, um pincel para uso na lustração dos pães e outros utensílios necessários para o desenvolvimento e funcionamento da organização

3.1 COLABORADORES

Nas massas final Na Massas Finas Comercio de Panificação LTDA conta com colaboradores experientes em área de panificação, com um Perfil comunicativo e que sejam determinados. Pessoas, preparadas, com técnicas eficientes, capazes de atingir o objetivo máximo que a empresa deseja. São eles: O proprietário para o gerenciamento e uma funcionaria para o caixa. E mais dois padeiros, dois auxiliares de padaria, uma pessoa para os serviços gerais, e dois balconistas comunicativos e bem relacionados para atendimento aos clientes da organização.

Do proprietário gestor: O gerente é peça fundamental nesse processo, acima de tudo ele tem que fazer vender, levantar negócios, e muitas vezes ele mesmo é que tem que regaçar as mangas e sair para o campo: “vender”, além de ter que manter uma equipe super motivada Na verdade, a função exige uma pessoa que seja boa de venda, ela vende e faz acontecer, o gerente dever ser respeitado pelo que faz e não pelo que representa na função. Um dos pontos mais importantes do gerente de negócios é saber manter uma equipe motivada, ter a competência de escolher os melhores para trabalhar em sua equipe. Ser craque em motivar e se auto-motivar-se

3.1.1 Atendente de caixa: O operador de caixa é a profissional responsável pelo pagamento e recebimento de valores em dinheiro, cheque ou qualquer outra espécie. Cabe a ela o atendimento ao cliente, emissão de nota fiscal, fechamento diário do caixa e muitas outras atribuições. Em algumas regiões do país a profissão também é conhecida como: operador de PDV (ponto de venda), operador de checkout ou simplesmente caixa.

3.1.2 -

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.4 Kb)   pdf (71.6 Kb)   docx (21.6 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com