TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Especialização em Administração Pública

Resenha: Especialização em Administração Pública. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/2/2015  •  Resenha  •  282 Palavras (2 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 2

Especialização em Gestão Pública

Disciplina: O Público e o Privado

Contextualizando a questão das reformas no Estado brasileiro, faz-se necessário referirmos as reformas político no Estado Liberal. O Estado Liberal surge fundamentado nas idéias da proteção da liberdade e dos direitos dos cidadãos, porém demonstrou-se incapaz de solucionar as questões que geraram situações econômicas e sociais insustentáveis que foram ocasionadas através do próprio Estado Liberal.

Diante do fato, um novo modelo de Estado surge a partir da II Guerra Mundial, com o intuito de intervir diretamente na economia para atuar na situação instalada pelo liberalismo, em um contexto vigente. Este modelo foi chamado "welfare state", Estado do Bem-Estar.

O "welfare state", Estado do Bem-Estar, surge para substituir as idéias liberais e traz como conseqüência um cenário onde o Estado atinge um crescimento de atuação sem precedentes e resultados comprometedores. Podemos citar como exemplo desse Estado Social e suas conseqüências, novas demandas e uma nova configuração no papel do Estado.

Nos anos 70 surge a idéia da redução do Estado, defendendo que a sociedade exercesse sua liberdade e pudesse estar livre de sua presença centralizadora e de sua atuação reguladora da economia. Em se tratando de Brasil, onde a presença do Estado e sua intervenção na economia se configuram como continuidade, surgiu à percepção da necessidade de privatizar empresas, a idéia defendida era a de privatização.

As reformas foram introduzidas no Brasil a partir do governo do ex-presidente Fernando Collor, mas foi no governo de Fernando Henrique que as privatizações se concretizaram com defesa para o retoma do crescimento da economia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com