TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio Ciencias Contabeis

Por:   •  20/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  476 Palavras (2 Páginas)  •  2.039 Visualizações

Página 1 de 2

5. DESENVOLVIMENTO

O estagio foi desenvolvido no departamento fiscal uma área onde observei que é de grande importância dentro da contabilidade, onde é desenvolvida toda a parte de tributação a qual a empresa está sujeita. Buscando evitar problemas presentes e futuros, trabalhando com o objetivo de deixar as empresas organizadas. O escritório presente, onde foi realizado o estagio usa o sistema folhamatic para a realização de suas tarefas.

O primeiro contato que tive foi com o arquivo, separando notas e a arquivando. O segundo com o XML, que é a consulta das NFE do estado de São Paulo, isto é, um download realizado no site da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo que depois é importado para o sistema folhamatic no fiscal, onde as notas são automaticamente gravadas no registro de entrada, não precisando então ser lançada manualmente produto por produto.

Sendo assim, no fiscal aprendi a fazer a escrituração do registro de entradas (tudo que entra, como por exemplo: as compras) e saídas (tudo o que sai da empresa, como: vendas, prestação de serviços), sendo que quando se refere a produtos devemos saber separar cada um deles, pois existem os produtos tributados e não tributados tendo CFOP diferentes, após o registro de saídas como fazemos apenas de empresas do estado de São Paulo realizamos a geração da nota fiscal paulista que é feita dentro da folhamatic e enviamos o arquivo gerado para o site da Secretaria da Fazenda do Governo do Estado de São Paulo. Como a maioria das empresas para qual o escritório presta serviço são enquadradas ao Simples Nacional, apuramos somente os impostos como o Simples e ICMS, o Simples é calculado com o valor total do faturamento do mês do qual é apurado de acordo com alíquota referente ao faturamento anual da empresa, é gerado uma guia para pagamento do site da Receita Federal. Já o ICMS para ser calculado depende do estado de onde foi comprado, pois cada estado tem sua alíquota.

Após a realização dos documentos fiscais já realizamos a escrituração dos livros fiscais, como: Livro de Entrada, Livro de Saída, Livro de Registro de apuração de ICMS, Livro de Registro de Inventário.

Visando auxiliares os clientes, devemos também procurar a melhor e eficaz maneira da adequação de nossos conhecimentos práticos e teóricos, para dar suporte a todos eles.

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Nas funções exercidas, posso concluir que o estágio foi de grande valia para o meu crescimento e aprimoramento profissional, pois foi o inicial do meu contado com a parte pratica do curso.

Quanto ao departamento fiscal obsevei que é de grande importância para qualquer empresa, sendo também um departamento que exige muito conhecimento, pois é difícil de compreender por ser uma área muito ampla e que esta sempre inovando. Tendo também como função principal a determinação da forma de tributação mais adequada e definir suas obrigações na legislação federal. Estadual e municipal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (41.6 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com