TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio Ciencias Contabeis

Por:   •  28/10/2015  •  Monografia  •  8.151 Palavras (33 Páginas)  •  731 Visualizações

Página 1 de 33

Resumo CPA-20 (De acordo com o Programa Detalhado)

1. PRINCÍPIOS BÁSICOS DE ECONOMIA, FINANÇAS E ESTATÍSTICA (PROPORÇÃO: DE 5% A 10%)

1.1. Conceitos Básicos de Economia

1.1.1. Indicadores econômicos (definição): PIB, índices de inflação (IPCA e IGP-M), taxa de câmbio(PTAX), taxa SELIC, taxa DI e TR

  • PIB

O produto interno bruto (PIB) representa a soma (em valores monetários) de todos os bens e serviços finais produzidos numa determinada região (quer sejam países, estados ou cidades), durante um período determinado (mês, trimestre, ano, etc). O PIB é um dos indicadores mais utilizados na macroeconomia com o objetivo de mensurar a atividade econômica de umabregião.

Na contagem do PIB, considera-se apenas bens serviços finais de um lugar, excluindo da conta todos os bens de consumo de intermediário. Isso é feito com o intuito de evitar o problema da dupla contagem, quando valores gerados na cadeia de produção aparecem contados duas vezes na soma do PIB.

PIB = Consumo + Investimentos + Gastos do Governo + Saldo da Balança Comercial (exportação – importação)

Dividindo-se esse valor pela população de um país, obtém-se um valor médio per capita:        

[pic 1]

  • Indice de Inflação

-IPCA (Indice nacional de preço ao consumidor amplo)

É o índice oficial de inflação do Brasil.

O IPCA é calculado pelo IBGE e foi instituído inicialmente com a finalidade de corrigir as demonstrações financeiras das companhias abertas.

Abrangência geográfica: Regiões metropolitanas de Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Vitória e Porto Alegre, Brasília e municípios de Goiânia e Campo Grande.

A população-objetivo do IPCA abrange as famílias com rendimentos mensais compreendidos entre 1 (hum) e 40 (quarenta) salários-mínimos, qualquer que seja a fonte de rendimentos, e residentes nas áreas urbanas das regiões (isso equivale a aproximadamente 90% das famílias brasileiras).

PESO DOS GRUPOS DE PRODUTOS E SERVIÇOS

Tipo de Gasto

Peso % do Gasto
(até 31.12.2011)

Peso % do Gasto
(a partir de 01.01.2012)

Alimentação e bebidas

23,46

23,12

Transportes

18,69

20,54

Habitação

13,25

14,62

Saúde e cuidados pessoais

10,76

11,09

Despesas pessoais

10,54

9,94

Vestuário

6,94

6,67

Comunicação

5,25

4,96

Artigos de residência

3,90

4,69

Educação

7,21

4,37

Total

100,00

100,00

-IGP-M (Indice geral de preço de mercado)

        

O IGP-M/FGV é calculado mensalmente pela FGV e é divulgado no final de cada mês de referência.

O IGP-M quando foi concebido teve como princípio ser um indicador para balizar as correções de alguns títulos emitidos pelo Tesouro Nacional e Depósitos Bancários com renda pós fixadas acima de um ano. Posteriormente passou a ser o índice utilizado para a correção de contratos de aluguel e como indexador de algumas tarifas como energia elétrica.

Composição do IGP-M

  • 60% do IPA (Indice de preço por atacado)
  • 30% do IPC (Indice de preços ao consumidor)
  • 10% do INCC (Indice nacional de custo de construção)

O que difere o IGP-M/FGV e o IGP-DI/FGV é que as variações de preços consideradas pelo IGP-M/FGV referem ao período do dia vinte e um do mês anterior ao dia vinte do mês de referência e o IGP-DI/FGV refere-se a período do dia um ao dia trinta do mês em referência.

  • Taxa de câmbio (ptax)

A taxa de câmbio é uma relação entre moedas de dois países que resulta no preço de uma delas medido em relação à outra. Mas, além de expressar quantitativamente a condição de troca entre duas moedas, a taxa de câmbio expressa as relações de troca entre dois países. O câmbio é uma das variáveis macroeconômicas mais importantes, sobretudo para as relações comerciais e financeiras de um país com o conjunto dos demais países.

PTAX: expressa a média da taxa de cambio praticada no mercado interbancário. É divulgada pelo bacen.

Dolar foward: taxa negociada no mercado futuro

Dolar spot: taxa negociada a vista

  • Taxa SELIC

Define-se Taxa Selic como a taxa média ajustada dos financiamentos diários apurados no Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (Selic) para títulos federais. Para fins de cálculo da taxa, são considerados os financiamentos diários relativos às operações registradas e liquidadas no próprio Selic e em sistemas operados por câmaras ou prestadores de serviços de compensação e de liquidação (art. 1° da Circular n° 2.900, de 24 de junho de 1999, com a alteração introduzida pelo art. 1° da Circular n° 3.119, de 18 de abril de 2002).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (55.1 Kb)   pdf (807 Kb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 32 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com